Infraestrutura dedicada ou compartilhada de email marketing – Qual escolher?

Por Automação de Marketing, Capa, Dicas, Email Marketing, Marketing Digital

Infraestrutura dedicada ou compartilhada de email marketing - Qual escolher?

Há diversos fatores que podem afetar a entrega de seu email marketing, desde o conteúdo da sua mensagem, até a qualidade de sua base de contatos, entre outros. Contudo, um grande fator para determinar se seu email chegará ou não na caixa de entrada de seu destinatário é a reputação do endereço de IP que enviará essa mensagem. O endereço de IP, juntamente com o seu domínio ([email protected]) formarão a reputação do seu remetente de email – que é um dos fatores mais importantes para determinar se a mensagem irá ser recebida, e se recebida, chegará na caixa de entrada, caixa de spam ou entrará em quarentena.

A maior parte das ferramentas de email marketing disponibilizam as duas opções, sendo que normalmente o custo para uma infraestrutura de IPs dedicados é mais cara do que uma infraestrutura compartilhada. Porém, é importante entender qual a melhor opção de infraestrutura de email de acordo com vários fatores a serem analisados.


envios de email marketingComo funcionam os envios de email marketing?

Antes de explicar a diferença de ambos os tipos de infraestrutura de email, é importante entender como funcionam as plataformas de envios de email. Cada email enviado é realizado através de um endereço de IP. Se você envia email através de sua conta de email no Gmail, por exemplo, para um endereço de destinatário no Hotmail, isso significa que um IP do Gmail, realizou a entrega dessa mensagem até o Hotmail.

Da mesma forma, são feitos os envios de campanhas de email marketing criadas através de uma ferramenta de email marketing profissional. Porém, essas plataformas possuem infraestruturas mais robustas, capazes de enviar grandes quantidades de mensagens, em pouco tempo.

Existem diversos prós e contras para cada uma das opções de infraestruturas e cabe ao profissional de marketing analisar todos os fatores e identificar qual é o melhor tipo de infraestrutura para sua estratégia de email marketing.


infraestrutura IP dedicadoO que é uma infraestrutura de IP dedicado?

Uma infraestrutura com IP dedicado significa que somente sua empresa utilizará endereços de IPs específicos para disparar seus emails. Um dos fatores mais positivos desse tipo de infraestrutura é de não compartilhar a reputação com outras empresas. Entretanto é importante atentar-se a determinadas condições que deverão ser seguidas para que sua reputação seja bem vista com os provedores de email de seus destinatários.


Benefícios de IP dedicado

Veja abaixo alguns dos benefícios da infra dedicada:

  • Você é o único responsável pela sua reputação: Essa é uma das principais vantagens de se ter uma infra de email dedicada. Isso porque, você poderá construir uma reputação desde o início, seguindo boas práticas para a construção da sua lista de contatos e obter melhores resultados com seu público-alvo;
  • Mais fácil identificar problemas: Com IPs dedicados é possível localizar mais rapidamente o que pode ter afetado sua reputação, uma vez que somente sua empresa está utilizando a infraestrutura. Então, caso haja algum bloqueio de IP, conseguirá identificar a mensagem que pode ter originado-o;
  • É possível solicitar inclusões whitelist por IP: Muitas empresas possuem restrições e limitações (como bancos, orgãos do governo, etc), principalmente para mensagens em massa ou oriundas de IPs que realizam grandes volumes de envios. O IP dedicado é uma das melhores opções quando se é necessário obter uma liberação para que os destinatários dentro da empresa possam receber seus envios.
  • Segmentar IPs dedicados por tipo de mensagem: Outro benefício de quem possui IP dedicado é poder segmentar ranges de IPs para diferentes tipos de mensagens. Por exemplo: 4 IPs serão para envios de mensagens de vendas, 4 IPs serão para comunicação pós-venda com clientes. Isso impede que mensagens como uma confirmação de compra, sejam bloqueadas por reputação baixa.
Receba o conteúdo no email

Saiba quais as configurações essenciais para envios de email marketing


infraestrtura IP compartilhadoO que é uma infraestrtura com IP compartilhado?

Já uma infraestrutura de IP compartilhado é utilizado por mais de um remetente. Essa opção é disponibilizada pelas plataformas de envio de email marketing para clientes com baixos volumes de envios de email ou que estão iniciando suas estratégias de captação de leads através de landing pages e automação de marketing.

Benefícios de IP compartilhado

Conheça os principais benefícios desse tipo de infraestrutura de email:

  • É mais barato que o IP dedicado: Como muitas plataformas unem sua conta juntamente com outros clientes, a infraestrutura compartilhada acaba barateando o custo de sua plataforma de email marketing;
  • Outras contas podem aumentar sua reputação: Muitas plataformas de email marketing, assim como a Dinamize, cria regras de ranqueamentos inteligentes alocando clientes com perfis similares em infraestruturas compartilhadas. Caso você esteja iniciando suas ações de email marketing, por exemplo, poderá aproveitar endereços de IP já “aquecidos” por outras empresas que estão realizando envios com certa frequência;
  • Não é necessário realizar aquecimento da infraestrutura: Se você tem baixos volumes de envios de email marketing e não possui uma alta frequência de envios será difícil criar uma reputação para uma infraestrutura dedicada. Mais difícil ainda será realizar o aquecimento dos IPs necessário nesse tipo de infra. Esse então é um dos benefícios da infraestrutura de IP compartilhado para email marketing.

IP Dedicado vs IP CompartilhadoIP Dedicado vs IP Compartilhado

Agora que você já entende um pouco mais sobre email marketing com IP dedicado e IP compartilhado, destacamos alguns itens que podem lhe ajudar a entender qual o melhor tipo de infraestrutura para sua empresa:

Quando devo escolher uma infraestrutura de IP dedicado

  • Envia alto volume de emails regularmente: Normalmente se você realiza um grande volume de envios (+ de 300.000/mês) de maneira regular, permitirá que você crie rapidamente uma reputação de seus IPs. É importante entender que a frequência e regularidade será essencial nesse caso, ou seja, você não poderá em um mês realizar 300 mil envios e em outro mês não enviar nada, e no próximo enviar 300 mil novamente. Isso fará você perder toda a reputação que há houver criado em seus IPs;
  • Quando envia para emails corporativos e precisa ser liberado via whitelist: Muitas empresas têm acordos comerciais com outras empresas dos quais necessitam comunicar-se com pessoas dessas empresas por email. Nesses casos, normalmente é exigido uma infraestrutura dedicada de IP, pois a liberação deverá ser realizada através dos endereços de IPs de envio;
  • Quando os IPs compartilhados estão entrando em blacklists: Se mesmo seguindo todas as boas práticas para email marketing, identificar que são realmente os IPs da infraestrutura que estão afetando o resultado de suas campanhas de email marketing, talvez a mudança para uma infraestrutura dedicada seja uma boa opção;
  • Quando você tiver uma lista de contatos de qualidade: Mesmo que parecer ser positivo ter uma infraestrutura somente para sua empresa, se sua base de contatos não tiver engajamento necessário e também qualidade baixa (como muitos contatos inválidos, erros temporários, etc), a mudança para uma infra dedicada pode ser um tiro no pé. Antes de migrar a infraestrutura dedicada, limpe sua lista de contatos primeiro e garanta que somente contatos válidos e ativos recebam suas mensagens.

quando escolher infraestrutura IP compartilhadoQuando devo escolher uma infraestrutura de IP compartilhado

  • Quando possuir volumes baixos de envio de email: Se você possui baixos volumes de envios por mês (menos de 100 mil/mês, por exemplo), você não conseguirá criar uma boa reputação para seus IPs dedicados;
  • Não consegue manter uma frequência regular de envios: Se você realiza uma campanha de email com uma grande quantidade de contatos, porém após fica um bom tempo sem enviar emails, esse pico repentino poderá criar alertas nos provedores de email, que podem caracterizar seu IP dedicado como um possível spam. Se você está em uma infraestrutura compartilhada, mesmo que não realize envios por um tempo, outras empresas estarão realizando envios, mantendo a frequência necessária para manter os IPs aquecidos;
  • Quando é necessário manter um baixo custo: Se o baixo custo é algo importante para sua empresa, a opção de IPs compartilhados certamente será a melhor a opção, já que o custo da infraestrutura será rateado com outras empresas, mantendo o preço mais atrativo.

Como você deve ter notado, muitos fatores devem ser analisados quando você decide utilizar um IP dedicado ou compartilhado em sua empresa. Se você tem dúvidas sobre qual é a melhor opção para o perfil de sua empresa, fale com nossos especialistas em entregabilidade de email.


Referências:
https://help.returnpath.com/hc/en-us/articles/222437247-What-do-I-need-to-know-about-sending-from-shared-and-dedicated-IPs-


Autor


Caroline Gomes - Diretora de Conteúdo e Ensino na Dinamize
Caroline Sands

Especialista em E-mail Marketing e Entregabilidade de Email, trabalho a mais de 7 anos diretamente com a implementação de softwares de e-mail marketing e automação de marketing digital na empresa Dinamize.

Veja conteúdos do Autor

+ Sobre o Autor