5 técnicas de rapport para você fazer via email

Por Capa, CRM e Vendas, Dicas, Marketing Digital

5 técnicas de rapport para você fazer via email

Você já deve ter recebido alguma ligação com uma mensagem automática irritante e provavelmente já leu algum email totalmente genérico, focado exageradamente em vendas ou com uma linguagem muito formal. E o que você faz ao receber essas informações?

Desliga o telefone imediatamente e deleta o email, certo? Até porque sua caixa de entrada está lotada e você não tem tempo de ficar no telefone. Bem, isso não aconteceria dessa forma se a empresa que contatou você tivesse feito um bom rapport. Dessa maneira, é preciso que as marcas saibam se relacionar com harmonia e empatia.

Nesse artigo, vamos te contar os segredos para fazer técnicas de rapport via email que vão fazer toda a diferença na sua relação com seus clientes. Vamos falar sobre:

  • O que significa rapport?
  • Quais os seus principais benefícios nos negócios?
  • 5 técnicas de rapport para você fazer via email marketing.

Acompanhe!


O que significa rapport?

Rapport, um conceito originário da psicologia, significa criar uma relação de empatia com outras pessoas para quebrar barreiras de resistência. Sabe quando você sente aquela sintonia e conexão inexplicáveis com alguém? Sim, isso existe e não é somente uma impressão sua.

Essa conexão acontece devido a capacidade que nós temos de entrar no mundo de alguém, criando laços fortes e verdadeiros com os outros. É exatamente dessa experiência que surge o rapport.

O rapport é fundamental para que dois indivíduos se comuniquem bem. Ele influencia muito no sucesso das vendas de empresas que dependem da comunicação e do relacionamento para converter.

Estar em rapport com alguém não significa que você concorda com tudo o que a pessoa à sua frente está falando, é claro. No entanto, é um momento em que todos sentem receptividade: ambas as partes se escutam e conseguem sentir-se compreendidas.

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Quais os seus principais benefícios nos negócios?

Como você pode ver, rapport funciona muito bem pra vida pessoal. Você provavelmente estava fazendo isso durante toda a sua vida sem perceber. Mas no mundo dos negócios, quais os principais benefícios das técnicas de rapport?

Temos uma ótima notícia: os benefícios são enormes. Afinal, o rapport aquece os relacionamentos, e quanto melhor o relacionamento entre o cliente e sua empresa, maiores as chances desse cliente fazer uma compra. Bons relacionamentos inspiram confiança e fidelizam os consumidores, fazendo com que eles não somente comprem uma vez, mas voltem várias vezes para adquirir outros produtos/serviços.

O importante aqui é lembrar que o prospect precisa se identificar com a marca para que o rapport aconteça. Portanto, não vale a pena correr atrás de usuários que não possuem nada em comum com a sua empresa. Escolha os seus prospects com sabedoria.

Dessa forma, podemos dizer que os principais benefícios do rapport são:

  • Desenvolvimento de relacionamento duradouro com o prospect;
  • Confiança mútua entre marca e cliente;
  • Mais credibilidade;
  • Aumento das chances de conversão;
  • Reputação positiva da marca.
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5 técnicas de rapport para você aplicar via email marketing

Não é fácil construir um rapport através do marketing digital. Afinal, pode ser difícil causar uma boa impressão em alguém sem poder se comunicar pessoalmente ou diretamente. No entanto, existem algumas técnicas que você pode usar para criar confiança online e construir uma conexão mais profunda com seus consumidores. Veja abaixo!

dessa forma, entenda como as técnicas de rapport podem ser aplicadas por email1. Envie uma mensagem de boas-vindas personalizada

Mensagens genéricas demais geralmente afastam os consumidores. Por isso, tente referir-se ao seu inscrito pelo nome dele. Desse jeito, sua mensagem soa muito mais pessoal e personalizada.

Inicie o texto de boas-vindas agradecendo pela oportunidade de entrar em contato com seu prospect e começar a construir esse relacionamento. Conte um pouco sobre sua empresa, diga que tipo de conteúdo esperar dos seus futuros emails e coloque-se à disposição para ajudar sempre. Causar uma boa impressão nesse primeiro email é vital para que suas técnicas de rapport comecem a funcionar.

Em contrapartida, uma técnica de vendas pode ser aplicada ao e-mail2. Faça conteúdos de valor

A maior parte das pessoas recebe milhares de emails todos os dias, descartando e ignorando uma boa parte deles. Por isso, chamar a atenção através de conteúdos que agreguem valor é essencial. Nessa etapa, emails muito focados em vendas não são recomendados.

Por exemplo, ao invés de enviar um email com uma descrição direta do seu produto e benefícios, porque não fazer um comparativo entre os diversos produtos disponíveis no seu nicho de mercado? Oferecer conteúdo em forma de e-books e vídeos também é uma ótima alternativa.

rapport é sobretudo uma ténica de comunicação e vendas3. Comunique-se regularmente

Depois de capturar o endereço de email de seus leads e enviar a sua primeira mensagem, é hora de manter uma comunicação regular. Isso não significa que você deve bombardear seus clientes com emails todos os dias, mas tenha em mente que enviar conteúdos com uma certa frequência é a melhor estratégia.

Para fazer isso, basta criar uma campanha de automação.

sugestoes rapport4. Peça por feedback e sugestões

Ao perguntar a opinião de seus potenciais consumidores, você estará mostrando que realmente se importa com eles e que os valoriza. Pergunte sobre quais assuntos eles desejam que você aborde nos próximos emails ou realize pequenas pesquisas e envie para que eles respondam.

Dar a atenção que seus leads precisam é construir um rapport que não só ajuda no relacionamento, mas também orienta suas futuras estratégias de marketing.

necessidades cliente no rapport5. Mostre que você entende as necessidades dos seus leads

Essa é a nossa técnica de rapport final: para que seus prospects vejam que você os compreende e que conhece suas reais necessidades, você deve segmentar seus emails e providenciar mensagens desenvolvidas especificamente para cada um desses segmentos.

Você pode descobrir as características do seu público através de pesquisas e também de dados que provém da análise de métricas dos emails.

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Quais clientes clicam em determinados emails? Quais emails não estão sendo abertos? Os clientes estão clicando em quais produtos? Dessa maneira, você pode entender melhor no que eles se interessam e quais os seus problemas.

O email marketing é uma poderosa ferramenta de comunicação que pode ser muito eficiente se for usado lado a lado com técnicas de rapport. Agora que você sabe como aplicar essas dicas, só falta colocá-las em prática.

Para saber mais, continue acompanhando as próximas novidades do blog!


Referências:

https://www.intouchcrm.com/5-ways-of-building-a-rapport-with-prospects-via-email/

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