Email marketing criativo: 8 dicas para inovar nas campanhas!

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email marketing criativo

As suas campanhas não estão tendo os resultados que você esperava? Então, talvez, tenha chegado a hora de inovar e começar a apostar em email marketing criativo.

A criatividade é um elemento essencial para proporcionar ao lead uma experiência ainda mais positiva. Arrancar aquele “uau!” do destinatário pode aumentar sua taxa de abertura, de cliques e ainda gerar novas oportunidades de venda.

Imagine quantos emails seus leads recebem na caixa de entrada todos os dias. Portanto, se destacar em meio a tantas mensagens, certo? É justamente por isso que o email marketing criativo é tão importante. Assim, você consegue despertar a curiosidade desde o momento que a mensagem chega para o destinatário.

Neste post, temos 8 dicas de como você pode usar a criatividade para pensar fora da caixa e inovar em suas campanhas de email marketing!


email marketing criativo1. Crie assuntos de email instigantes

O primeiro grande impacto deve estar na linha de assunto. Afinal, entre tantas mensagens na caixa de entrada do seu lead, é através do assunto de email marketing que o lead vai julgar qual a mensagem mais importante. Alguns detalhes têm impactos significativos na taxa de abertura da sua campanha.

Se você colocar toda a sua energia para criar um conteúdo de email incrível, mas não investir em um assunto à altura, os leads podem ignorar sua mensagem.

Nesse sentido, crie assuntos instigantes e observe a performance deles. Essa é uma tática para descobrir o que gera mais resultados e, assim, replicar a estratégia em outras campanhas.


email marketing criativo2. Use o preview text do email

Essa é mais uma ótima opção para que seus destinatários fiquem mais interessados em seus emails. O preview text é aquele texto que você pode incluir e aparece ao lado do assunto do email. Esse espaço também é conhecido como preheader.

Entretanto, como o assunto e o preview text ficam na mesma linha, você precisa analisar bem a quantidade de caracteres. Assim, essa é uma oportunidade incrível para convencer o leitor a abrir a mensagem, pois serve como um texto de apoio.

Uma tática interessante é deixar o assunto de email um pouco menor e caprichar no preview text. As ferramentas de automação oferecem essa opção e você pode tirar bom proveito dela. Crie assuntos de email e textos de apoio complementares e veja a sua taxa de abertura crescer!


email marketing criativo3. Aproveite para inovar em datas especiais

Cada data comemorativa é uma nova oportunidade para aumentar suas vendas. Dia dos pais, Natal, Black Friday e outras comemorações especiais representam chances interessantes de atrair seus leads e oferecer condições especiais para compra.

Essas datas especiais precisam de campanhas inovadoras para cativar seu público. Portanto, aproveite e convença seus leads por meio da estratégia de email marketing. Até mesmo datas comemorativas menos convencionais podem gerar vendas, desde que sejam bem exploradas pela sua marca.

Fique de olho nessas oportunidades e pense fora da caixa ao criar cada ação, além de oferecer descontos, promoções e outras ofertas que estejam dentro da sua realidade. Dessa forma, você aumenta as chances de vender seus produtos e serviços.


email marketing criativo4. Experimente novos remetentes

Já imaginou a surpresa dos leads ao receberem emails com um remente que seja diferente do que você normalmente utiliza? Imediatamente isso atrai a atenção mais do que qualquer outra mensagem!

Um email marketing de boas-vindas apresentam sua marca e mostra seus valores aos consumidores. Depois disso, o público já sabe o que esperar e, por isso, podem deixar de visualizar os emails.

Porém, há um outro impacto se você troca o remetente. Assim, você alimenta um sentimento que está presente em todos nós: a curiosidade. No entanto, por mais que seja uma boa estratégia, ela deve ser pensada com cuidado, afinal a sua base pode ficar confusa com mudanças deste tipo.

Essa é uma tática que deve ser usada com cautela e que pode se encaixar muito bem com a estratégia de datas comemorativas, citada anteriormente. Além disso, faça isso apenas esporadicamente para não ser cansativo.


email marketing criativo5. Use GIFs nas mensagens

Nos primórdios do email, o único formato disponível era o de texto. Contudo, aos poucos começou a ser possível incluir imagens, vídeos (com algumas restrições) e também os GIFs.

Os GIFs são um formato divertido para descontrair e deixar sua mensagem mais humorada. O segredo está em explorar conteúdos que sejam familiares para sua persona, pois isso facilita para que ela crie uma conexão.

Apesar dos GIFs serem normalmente ligados aos memes ou outros tipos de comunicação mais descontraída, eles também podem ser utilizados para apresentar seus produtos de forma mais impactante.

Além disso, preencha sempre o alt text! Assim, mesmo que o GIF não carregue, o destinatário consegue ler sobre o que trata e entende o contexto da mensagem.


email marketing criativo6. Explore o call to action de diversas formas

A mudança de call to action é uma forma simples de deixar sua mensagem mais criativa. A chamada para ação pode ser no próprio texto, em uma imagem ou em formato de botão, mas é preciso que seja objetiva e persuasiva.

O call to action é o recurso que vai convencer o leitor a cumprir a ação proposta na sua campanha. Seja para visitar uma página, baixar um conteúdo ou qualquer outro objetivo, a chamada para ação é a sua cartada final. Por isso, você pode modificá-lo e até brincar com as opções para que o email marketing seja mais criativo.


email marketing criativo7. Fique de olho e aproveite os trending topics

Os assuntos na internet ficam em alta e declinam como uma estrela cadente. Por isso, aproveitar os assuntos em alta no momento ajuda você a criar campanhas na hora certa.

Para não ficar de fora, o Google Trends é uma excelente ferramenta para acompanhar os assuntos mais comentados do momento. O engajamento é essencial, e saber o que está em alta ajuda a superar o bloqueio criativo e deixar seus leads mais engajados.

O Google Trends tem uma grande quantidade de categorias para você acompanhar. Dessa maneira, você pesquisa exatamente o que quer saber e o que tem a ver com seu negócio. O Twitter também tem os trending topics, que dão bons insights sobre o que as pessoas estão falando.


email marketing criativo8. Faça emails mais segmentados

Aqueles leads que não engajam, não interagem e não dão atenção para seus emails podem fazer parte de um grupo específico. Nesse contexto, a criação de segmentações mais detalhadas pode ter bons resultados.

Utilize as informações coletadas na sua ferramenta de CRM e faça campanhas ainda mais segmentadas para conquistar seu público. Veja alguns tipos de segmentações criativas no email marketing que você pode usar:

  • Data de aniversário;
  • Estágio de vida (vestibulandos, noivos, recém-casados, entre outros);
  • Estilo de vida;
  • Produto visitado na loja virtual;
  • Nível educacional;
  • Interesses de compra.

Percebeu como existem outras possibilidades para inovar e criar email marketing criativo? Você vai perceber a diferença em suas métricas ao colocar em prática essas dicas. Então, analise quais são mais interessantes para sua persona e comece a trabalhar nisso!

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