Gestão de marketing: como se manter competitivo no mercado

Por Capa, CRM e Vendas, Dicas, Marketing Digital

gestão de marketing - Entenda o conceito

Gestão de marketing - entenda o que é e como realizar

Em um mundo cada vez mais competitivo, é necessário recorrer a determinados meios para se manter atualizado e à frente do mercado. Ainda assim, nem sempre os que possuem melhor desempenho são os que ganham mais dinheiro. Nesse sentido, o sucesso depende de inúmeros fatores, e o marketing é um deles.

Contar com uma gestão de marketing estratégica ajuda a conferir inteligência competitiva à sua empresa e a impulsioná-la para frente na corrida pelo sucesso. Ou seja, sem essa carta na manga, você corre o risco de perder oportunidades e acabar com o seu jogo.

Quer saber como desenvolver uma boa gestão? Continue com a gente até o final do artigo e leia sobre:

  • O que é gestão de marketing?
  • Os 3 elementos que formam uma boa gestão;
  • Como gerar inteligência competitiva com a gestão de marketing?

Acompanhe!


O que é gestão de marketing?

De acordo com a definição de Philip Kotler no livro Administração de Marketing, gestão de marketing é “a arte e a ciência de selecionar mercados-alvo e obter, manter e expandir a base de clientes através da criação, entrega e comunicação de um valor superior ao cliente”.

A partir disso, podemos entender que a gestão de marketing ajuda os empreendedores a estabelecer um público-alvo, bem como criar estratégias que divulguem seus serviços e produtos, atraindo mais clientes. E é claro que os resultados dependem de componentes como planejamento, comunicação eficiente e um bom acompanhamento.

É isso que faz da gestão de marketing um fator chave no desenvolvimento de um negócio. Geralmente, um time de gestão gerencia todas as campanhas e otimizando o desempenho da empresa. Ele diagnostica, analisa e toma decisões com base nos seus resultados.


elementos da gestão

Os 3 elementos que formam uma boa gestão de marketing

Para que a gestão de marketing funcione, é preciso seguir objetivos específicos e pensar no processo como se fosse um todo. Além disso, copiar as estratégias e táticas dos concorrentes não é recomendado. Sua empresa precisa ter uma gestão única que vise atender suas especificidades.

Contudo, toda a gestão tem 3 elementos principais, que devem ser seguidos e trabalhados. Eles são os seguintes:

1. Gestão do planejamento de marketing

Sua empresa não conseguirá avançar sem se planejar. Um bom planejamento conduz o time de marketing e o gerenciamento por um caminho estratégico já formulado. Mostraremos como realizar essa etapa abaixo!


1.1 Faça o diagnóstico

Primeiramente, reconheça os pontos positivos e negativos da empresa, analisando como você pode melhorá-los.

Faça as seguintes perguntas: como está a visibilidade do seu negócio? Quais suas maiores dificuldades? Quais oportunidades foram perdidas? E qual a imagem da sua empresa perante o público?

Realizar essa reflexão é essencial para um melhor entendimento dos problemas e das falhas dentro de um empreendimento.


1.2 Defina os objetivos

Logo após o diagnóstico, estabeleça os objetivos de marketing. São diversas as opções que você pode criar, dependendo do que você deseja atingir com o seu negócio.

Sua empresa pode escolher, por exemplo:


1.3 Estude o mercado

Em um planejamento estratégico, conhecer e estudar sobre o mercado é um requisito importante.

Pesquise sobre as tendências no seu nicho, as ações que seus concorrentes fizeram e que deram certo, e as características e desejos do seu público-alvo. Afinal, você precisa saber com o que estará lidando e como poderá conquistar clientes.


1.4 Pense nos canais

Esse é o momento de pensar no marketing digital e no outbound marketing da sua empresa. Defina em quais canais você estará presente.

Sua marca terá uma página nas redes sociais? Ela contará com um blog ativo? Usará email marketing para divulgar suas ofertas? Fará ações offline?

Pense em como você vai desenvolver suas campanhas nesses meios e quais técnicas você utilizará.


1.5 Monitore suas campanhas

A partir de métricas e KPIs, você não só pode como deve acompanhar o desempenho de suas campanhas e ações de marketing. Depois que realizar esse monitoramento, você conseguirá analisar se os resultados estão sendo satisfatórios e se vale a pena investir mais nessas estratégias ou modificá-las.


2. Equipe de marketing

Uma boa gestão de marketing se preocupa em administrar suas equipes. Mesmo que a automação já seja uma grande parte do processo, ele ainda é feito e pensado por pessoas. Do mesmo modo, é necessário ter profissionais que acompanhem os resultados, façam a criação de campanhas e o planejamento.

Assim, a gestão de marketing precisa de liderança e gerenciamento de talentos. Dessa forma, os colaboradores estarão sempre alinhados com a cultura da organização. E além disso, todas as áreas precisam estar bem integradas.


3. Verba de marketing

Um dos componentes mais determinantes para uma boa gestão de marketing é a administração da verba. Sem esse controle, qualquer plano de negócios vai por água abaixo, já que é impossível investir em ações de marketing quando o dinheiro é mal gerenciado.

Primeiramente, para controlar a verba com eficácia, você deve fazer um orçamento detalhado, guardar provisões para pagar encargos e aplicar técnicas e ferramentas especiais. Além disso, procure reduzir os custos de venda sempre que possível.

Acredite, quanto mais você investir nas estratégias certas, mais benefícios terá.


marketingComo gerar inteligência competitiva com a gestão de marketing?

Com as disputas se acirrando no mercado, é natural que a gestão de marketing adote abordagens que resultem em um maior destaque sobre a concorrência. Entretanto, para gerar essa inteligência competitiva, é importante se lembrar de colocar em prática:

  • Marketing orientado por dados: a cultura data driven se tornou relevante hoje em dia devido à sua tremenda geração de dados. Ao usar esse recurso da tecnologia, você poderá identificar as oportunidades que outros concorrentes deixaram de aproveitar; e portanto, conseguirá ter mais insights sobre o mercado;
  • Branding: essa área do marketing está relacionada à identidade e imagem de uma marca. Trabalhando isso, sua empresa poderá se posicionar de formas diferentes da concorrência, ganhando destaque;
  • Benchmarking: Essa técnica consiste em pesquisar sobre a concorrência e gerar comparações numéricas. Assim, você pode entender melhor quais são seus pontos fortes em relação aos seus rivais.

Agora que, enfim, você sabe tudo sobre gestão de marketing, o próximo passo é colocar essas dicas em prática. Boa sorte!

E aí, esse conteúdo foi útil? Leia também: Análise SWOT – Como fazer um planejamento estratégico


Referências:

Gestão de marketing: o guia para ter mais controle e ser estratégico

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!