Os Erros Mais Assustadores do Email Marketing

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Você não fica com medo antes de clicar o botão enviar? Deveria

Você não fica com medo antes de clicar no botão “Enviar”?
Deveria.

Na noite de 31 de outubro, os mortos retornam à Terra para espalhar suas histórias assustadoras pelo mundo do email marketing, em busca de novos adeptos. Estes cadáveres cometeram erros que não são perdoados no nosso mundo. Você está pronto para esta noite?

Caixa Alta ZumbiSe deseja mesmo clicar em “Enviar”, saiba que percorrerá caminhos perigosos. Aqueles que não segmentam sua base de contatos não sobreviverão, bem como os que utilizam CAIXA ALTA em todo o assunto do e-mail. O que dizer então dos que compram uma base de contatos, cheia de zumbis, sem nem se importar com o interesse dos usuários em receber os disparos ou não? Lamentável.

É claro que é possível ter sucesso no final desta jornada, não serei tão pessimista. Sugiro que preste bastante atenção em alguns dos erros que estes fantasmas cometeram, para que não acabe como eles…

Não confunda quantidade com qualidadeErro mortal #1: Não confunda quantidade com qualidade

São poucos os casos em que estas duas palavras funcionam bem juntas. Embora seja muito mais simples adquirir uma lista com vários endereços de email, será que eles estão… vivos?!

Mesmo que sejam emails ativos, podem não ter interesse em suas mensagens. Trabalhe apenas com contatos que queiram receber suas notificações. Assim, sua estratégia não morre na praia.

Doçuras ou Travessuras no Email MarketingDoçuras ou Travessuras

Você pode segmentar os seus contatos, verificando quem são os contatos que mais interagem com os seus disparos. Sabendo disso, é importante que você ofereça boas guloseimas como recompensa, como descontos a partir dos e-mails ou ebooks com conteúdo relevante…

Desta forma, você garante uma base engajada sobrevive por um bom tempo. Ainda evita a queda de visualização nos seus envios. Se não tinha feito isso ainda, agora é a hora.

Veja algumas orientações para não ficar no meio do caminho:

9 dicas para captar novos contatos

Você pode prever o futuro, sem bola de cristalVocê pode prever o futuro, sem bola de cristal

O primeiro contato que seu cliente terá é através do assunto que você definir. Por isso, é importante pensar com antecedência no tipo de assunto que pode ser mais atrativo.

Se quiser saber mais sobre qual o melhor assunto a escolher, acesse:

Dicas imbatíveis para criar o assunto de e-mail marketing

Uma das formas mais efetivas de descobrir o melhor assunto para seus disparos é a partir de testes. Com eles, você pode verificar qual taxa de visualização foi maior. Se quiser saber mais sobre como fazer estas análises, acesse nosso post sobre o teste A/B:

Desmistificando o teste A/B

O Fantasma do No ReplyO Fantasma do No Reply

Este fantasma é conhecido por vagar pelas caixas de e-mail, trazendo informações que são realmente importantes. Porém, ninguém liga pro No Reply. Pelo contrário: todos buscam distância dele.

As pessoas não têm o menor interesse em responder as mensagens do nosso amigo fantasma. E isso é péssimo, pois as respostas são muito importantes para a sua reputação!

A maldição da baixa reputaçãoA Maldição da Baixa Reputação

Grande parte dos servidores verifica o conteúdo dos e-mails apenas a partir dos textos que você insere (ou não). Por isso, é importante manter um bom equilíbrio entre imagem e texto, caso não queira que seus envios caiam em SPAM e seu e-mail de remetente seja amaldiçoado com uma baixa reputação eterna.

Existe uma forma de acabar com esta maldição. Acesse o link abaixo e boa sorte:

Entregabilidade é afetada pela relação entre imagem e texto?

O Vampiro do ConteúdoO Vampiro do Conteúdo

Este Vampiro possui site e produz ebooks que aprofundam o seu conteúdo, mas ele nunca dá aos seus seguidores a oportunidade de terem acesso a eles, sabe por quê?

Porque ele não insere nenhum tipo de link nos envios que realiza. Ainda bem que só o Vampiro faz isso, não é?

Para não ser como o Vampiro, que suga todo seu conteúdo sozinho, insira links de encaminhamento nos seus futuros disparos. Além disso, você pode direcionar para redes sociais, artigos relacionados ao tema do seu envio, tudo que possa chamar a atenção positivamente.

A quantidade de e-mails enviados pode ser letalA quantidade de e-mails enviados pode ser letal

Mandar muitos e-mails, ou então uma quantidade pequena deles, pode ser extremamente prejudicial para o seu futuro nesta jornada. As pessoas podem ficar extremamente decepcionadas e tomar alguma atitude extrema sobre isso, como solicitar descadastro da sua base, ou até algo mais definitivo, como denunciar seu conteúdo como SPAM.

celular fantasmaCuidado com os dispositivos móveis, antes que seja tarde…

Você sabia que mais da metade dos e-mails enviados são abertos em dispositivos móveis? E que 40% dos usuários verificam estes envios até quatro vezes ao dia? Faça testes do seu conteúdo nestes dispositivos, evitando que as mensagens não estejam configuradas de maneira correta.

Leia este post com números importantes sobre vendas em mobile:

E-mail marketing no Mobile: recordes nas vendas de fim de ano

Parece que o seu medo diminuiu um pouco. Muito bem. Nunca se esqueça das dicas apontadas acima e queime, rápido, todos os erros cometidos até aqui. A partir de agora, só depende de você para alavancar os resultados dos seus envios, seguindo na trilha do Email Marketing bem sucedido.

Por Conde Eduardo Brum


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