
Uma boa base de contatos é o princípio básico da estratégia de marketing digital. Captar leads de forma espontânea, para montar seu mailing, terá papel fundamental no decorrer das suas ações e planos para impulsionar sua marca. O engajamento gerado pelos seus contatos potencializará a relevância de postagens e anúncios realizados e, da mesma forma, irá trazer bons frutos nas suas ações de Inbound Marketing, influenciando positivamente nas suas taxas.
Use e abuse das dicas que iremos passar nesse post.
Como captar leads através do site
Quais informações são importantes para que eu possa prospectar clientes? Essa pergunta será a chave para iniciar a criação de formulários ou pop-ups no seu site.
1. Crie um formulário para cadastro no site
Inserido em todas as páginas do seu site, alguma página específica ou no final de postagens do seu blog, o formulário poderá ser bem simples, somente com um “Cadastre seu e-mail”, sem nome, telefone ou qualquer outro campo. Um formulário curto normalmente gera mais conversões, caberá então a outras estratégias captar as demais informações do contato.
Se for optar por um formulário com mais campos, já pensando em ações para grupos segmentados, por exemplo, por cidade ou estado, lembre-se que quanto mais extenso for, maior a chance de seu contato perder o interesse em preenchê-lo.
Seja objetivo e certeiro na criação do seu formulário!
Como aumentar a conversão utilizando formulários
2. Pop-ups capturando atenção e contatos
Pop-ups usados de forma inteligente trazem resultados positivos para a empresa. Utilizando iscas virtuais como cupons de desconto, vídeo aulas, acesso a descontos exclusivos entre outras, é possível atrair contatos para seu funil de vendas.
Os pop-ups poderão ser ativados quando:
- O contato chegar ao fim da página.
- Se o contato percorreu toda a extensão da sua página, visualizando ou lendo o conteúdo, ele deve ter interesse em seu negócio, não? Então coloque um pop-up ao atingir o fim do seu conteúdo oferecendo o cadastro: “Gostou deste conteúdo? Assine nossa News e fique sempre por dentro de nossos conteúdos.”
- O contato estiver saindo da página.
- Você pode configurar um pop-up para que apareça quando seu contato for sair da página. Assim, antes que ele vá embora, você deixa uma opção para ele se cadastrar em sua base.
- O contato estiver inativo em sua página.
- Configurando o pop-up para que ele seja ativado após tempo predeterminado que seu potencial contato está parado em sua página é outra forma de impactar e capturar o contato de seu potencial cliente.
Utilize pop-ups para captar novos leads
3. Landing pages e Hotsites
Insira formulários em suas landing pages e hotsites para aumentar a conversão de contatos em sua base. Nessas páginas, você terá menos informações disponibilizadas do que tem em seu site, pois a intenção é que o contato faça o cadastro. Então, sem distrações, foco no formulário e o botão de conversão em destaque.
Como utilizar Landing Pages e Hotsites na sua estratégia de captação
Um breve texto ou comentário, bem como imagens, são sempre bem-vindos nesse tipo de página. Informe o seu objetivo, podendo inclusive utilizar essa página para divulgação de um novo E-book, vídeo aula, inscrição em um curso etc.
Captação de contatos nas redes sociais
Se sua empresa tem uma página em uma rede social, por que não utilizá-la para captação de clientes cadastrados em sua base? Há diversas formas de chamar atenção e disponibilizar um cadastro para todas as pessoas que estão em contato com você através das suas redes sociais.
4. Cadastro no Facebook através do aplicativo
Algumas ferramentas, como o Facebook, disponibilizam a opção de cadastro do contato através de formulário. Você instala o aplicativo em sua página, já integrando diretamente com seu serviço.
Isso torna mais simples e objetivo o processo de captura do contato, diretamente da sua página de mídia social.
5. Cadastro a partir do call-to-action de página do Facebook
O Facebook apresenta diversas funcionalidades para impulsionar negócios na rede social portanto, uma das possibilidades que você deve aproveitar é a inserção de um botão de ação dentro de sua fanpage.
Ele tem grande visibilidade tanto no acesso pelo desktop como no acesso mobile, aumentando assim as chances de conversão de novos contatos. Você pode configurá-lo para que o contato, ao clicar, seja redirecionado ao seu site ou landing page para conversão.



6. Facebook Leads Ads
Facebook Leads Ads é um anúncio criado no próprio Facebook que redireciona seu contato para um formulário. Além disso, o interessante dessa estratégia é que você compartilha esse anúncio para perfis de contatos específicos, aqueles que preencham os requisitos que sua marca busca.
Para ajudar a bombar seus anúncios, criamos um post no nosso blog com o passo a passo para a criação de um anúncio.
Saiba como usar a nutrição de leads para gerar novas vendas
7. Landing page de captação na Bio das redes sociais
Redes sociais são ótimos meios de comunicação com seus clientes atuais e, quem sabe, futuros clientes. Se um contato chegou até seu perfil do Instagram ou Twitter, por exemplo, há grandes chances de ele ter interesse em seu negócio.
Ao acessar seu perfil, a primeira coisa que verão será sua Bio. Então, por que não manter ali o link daquela sua landing page de captação de novos contatos? Acesso fácil e rápido para seus clientes.

8. Abuse da tecnologia em seus materiais impressos
Utilize QR Codes para materiais impressos ou produtos físicos, pois ele ainda é uma das maneiras mais simples de conectar o meio físico à uma página web.
E já que estamos falando em conversão, por que não rever todo o material impresso? Sejam folders, embalagens, cartões de visita ou até no ponto de venda, você pode inserir um QR Code, isto é, você passa a ter uma alternativa a mais de redirecionar futuros clientes a uma Landing Page para cadastro.
9. Espaços físicos
Todo contato com seu cliente deve ser aproveitado, então utilize o espaço físico de sua marca, seja em uma loja ou em participações de eventos e feiras.
Em um cadastro presencial, o ideal é solicitar um email junto com os dados pessoais de cadastro, de preferência o email privado e não email profissional, pois emails corporativos possuem filtros anti-spam mais rigorosos, e a pessoa pode trocar de emprego e você perder o contato com ela.
Você pode disponibilizar, por exemplo, totens para captar leads, onde eles podem fazer sua inscrição e receber benefícios pelo cadastro. Através disso, você não só vai aumentar a sua lista de contatos, mas também ganhar contatos confiáveis.
E lembre-se: menos é mais! Pegue somente as informações necessárias e aí sim vá criando um relacionamento e, posteriormente, conseguindo mais informações.
Seguindo essas dicas, as chances de suas ações trazerem resultado serão maiores. Foque em manter sua base atualizada e engajada e arrase na estratégia de marketing.