Branded Content: como criar uma estratégia para se conectar com seu público

branded content

O universo do marketing digital apresenta um grande mix de termos que, às vezes, podem até confundir. Um deles é o branded content, que mistura dois conceitos: conteúdo e marca. No entanto, essa união produz algo muito valioso se você deseja transmitir uma mensagem única para seu público.

O posicionamento de marca é essencial na estratégia de branding, e isso também influencia no conteúdo produzido por uma marca. Esses conceitos surgem para acompanhar as mudanças comportamentais e de consumo do público.

Por isso, é possível encontrar muitas empresas que utilizam o branded content e contam com ótimos resultados. Então, leia até o final para aperfeiçoar a estratégia de marketing e aumentar a visibilidade da sua marca!


branded contentO que é branded content

Em bom português, o branded content significa “conteúdo de marca”. Portanto, trata-se da criação de conteúdos para uma marca específica e tudo relacionado a ela. Entretanto, para que se enquadrem nessa estratégia, os materiais devem ser relevantes para o cliente.

O branded content veio para criar uma abordagem diferente da publicidade tradicional. Assim, os conteúdos não citam diretamente a marca, mas os clientes conseguem identificar do que se trata. Parece confuso, não é mesmo?

Os consumidores já sabem de seu poder no mercado e não gostam de anúncios que atrapalhem o que estão fazendo. Nesse sentido, é preciso oferecer algo valioso para captar a atenção do público. Para isso, o branded content oferece informação e entretenimento em forma de publicidade.

Dessa forma, acontece uma troca: você disponibiliza uma informação de valor e o consumidor se torna sua audiência. É uma dinâmica de divulgação mais divertida e flexível que pode ser usada em diversos canais. O resultado disso é uma conexão mais forte com o público e maior engajamento.


branded contentDesvendando o branded content

Agora que você sabe que o branded content representa conteúdos de marca, é preciso entender um pouco mais sobre o objetivo e as características dessa estratégia. Um dos principais aspectos é que o material tem que se manter “vivo” nas mãos do público.

Ou seja, o conteúdo deve continuar interessante pelo maior tempo possível para gerar engajamento. Para que isso ocorra, o pulo do gato está em ter um elemento surpresa para instigar a curiosidade. Se o material quebra as expectativas, o buzz em torno do conteúdo é maior ainda.

Por exemplo, quando uma marca séria faz branded content bem humorado e divertido, isso surpreende o público. Dessa maneira, a quebra de expectativa motiva o interesse e aumenta o engajamento. Além disso, o conteúdo relevante é disseminado com mais facilidade e esse compartilhamento pode gerar leads.

Veja mais alguns elementos importantes para criar branded content relevante para seu público:

  • O branded content precisa dialogar com outros conteúdos que são produzidos;
  • Os valores da marca precisam ficar evidentes nas campanhas, não os produtos e serviços que você oferece;
  • O branded content serve para impactar o público, não para gerar vendas diretas;
  • O valor agregado da marca é passado em forma de entretenimento.

branded contentBranded content x marketing de conteúdo

Mas, afinal, o branded content é o mesmo que uma estratégia de marketing de conteúdo? Essa é uma questão pertinente, mas a resposta é não.

Enquanto no marketing de conteúdo são produzidos materiais para atrair, envolver e converter o usuário, o branded content tem a função de ficar marcada na mente e no coração do público. Em síntese, a audiência é o grande foco dessa estratégia.

Nesse sentido, as duas estratégias podem ser usadas em conjunto. O branded content não tem a venda como intenção final, e sim o posicionamento da marca e o brand awareness. Porém, também pode contribuir para o engajamento. Assim, com o marketing de conteúdo será possível atrair e converter leads para seu funil de vendas.


branded contentAções de branded content

Se o branded content não é o mesmo que marketing de conteúdo, como produzi-lo? Na verdade, há muitas possibilidades. O conteúdo de marca pode ser feito de várias maneiras. Contudo, como em outras ações e campanhas dentro do marketing digital, você deve ter foco na sua persona.

A partir disso, é possível criar o que você quiser, desde que o conteúdo seja produzido para o seu público. Portanto, não há regras ou limites em relação às ações de branded content. Criatividade e inovação são essenciais nesse processo.

Insira sua marca de maneira sutil

O branded content não é publicidade ou qualquer tipo de propaganda. Dessa forma, é preciso promover sua marca de maneira mais sutil e envolvente. Portanto, evite citações e insira elementos na narrativa que soem naturais, apresentando o produto como solução viável, mas sem identificá-lo diretamente.

A criação de conteúdos no branded content não deve falar sobre a marca. O foco é o engajamento e, por isso, a ação deve estar alinhada à persona.

Crie conteúdos inspiradores

Cativar a audiência com conteúdos inspiradores é um meio de engajar o público e ter bons resultados. Quando são ressaltados aspectos íntimos e que fazem com que os consumidores se identifiquem com a mensagem, as reações são ainda mais surpreendentes.

Ao criar ações que sejam inspiradoras, o público se identifica e compartilha o conteúdo com outras pessoas. A partir disso, o alcance é muito maior, independentemente do formato do conteúdo.

Aprenda tudo para criar um eBook de qualidade

Baixe o material: Como Criar um Ebook do zero.

Mostre os benefícios do produto ou serviço

Ainda que você não cite a marca diretamente, há maneiras de destacar as vantagens que o cliente terá ao escolher o seu produto. Portanto, destaque os benefícios, mas faça isso de forma discreta.

As técnicas de storytelling são muito boas para fazer isso. Assim, você conta uma história e desperta emoções no público. Esse toque de emoção é atrelado à marca e ajuda na personificação dos valores que a ação quer passar.


branded contentExemplos de branded content de sucesso

Existem milhares de exemplos de ações de branded content que alcançaram bons resultados. Por isso, aqui estão duas campanhas que você deve ter visto e que vão facilitar o entendimento sobre o assunto.

Dove

Uma campanha marcante da empresa Dove alcançou excelentes resultados. A ação “Real Beleza” apresentava um vídeo em que uma mulher fazia sua própria descrição enquanto um desenhista criava o seu retrato. Depois, outra mulher a descrevia e o desenhista criava outro desenho de acordo com essa descrição.

Ao final, os retratos eram comparados, e o desenho descrito por outra pessoa era sempre mais alegre e bonito. Ou seja, o ponto da ação era que as mulheres são muito rígidas com a própria aparência, mas que elas são belas do jeito que são.

Por abordar um tema tão delicado com sensibilidade, a campanha foi um grande sucesso. Além disso, a Dove conseguiu se posicionar como uma marca que apoia e abraça as mulheres, não importa como elas sejam.

Coca-Cola

A Coca-Cola é uma empresa conhecida por criar campanhas inovadoras. O branding é tão forte que basta alguns elementos para que os consumidores a reconheçam. A marca tem diversos exemplos de ações bem-sucedidas de branded content, como as famosas campanhas de natal.

A campanha “Vai no Gás” também pode entrar entre os destaques. A marca sempre passa a mensagem sobre a energia e a intensidade dos momentos, sobretudo quando são acompanhados pela bebida. Nessa ação, a Coca-Cola aproveitou o poder de influenciadores e das redes sociais por meio da hashtag #VaiNoGás.

Assuntos que estavam em alta usavam a hashtag para engajar na internet, mas também haviam ações em canais fechados e outras peças publicitárias. Assim, em uma estratégia multicanal, a Coca-Cola, mais uma vez, deu aula no quesito branded content.


Percebeu a importância do branded content dentro da sua estratégia? É possível estabelecer uma conexão mais forte com seu público e, com isso, melhorar os resultados. Fazer o posicionamento é uma etapa fundamental para transformar como seus clientes enxergam a marca. Portanto, fica a um passo mais perto de garantir a fidelização!

O que achou deste post? Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos diretamente na sua caixa de e-mail!

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: