Social Ads – vale a pena anunciar nas redes sociais?

Por Capa, CRM e Vendas, Dicas, Marketing Digital, Redes Sociais

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As redes sociais estão entre os canais onde as pessoas mais consomem conteúdo, entretenimento e notícias. Entre o público jovem, esse comportamento se acentua ainda mais. No Brasil, o tempo que a população passa, em média, nas redes sociais é de 225 minutos. Segundo essa mesma pesquisa, nosso país está em segundo lugar no ranking de países “mais sociais”.

Mas o que isso tudo significa para as empresas? Bem, significa que anunciar nas redes sociais pode gerar tremendos resultados. É aí que surgem os Social Ads. Através deles, você pode conquistar uma audiência maior com um orçamento de marketing bem baixo.

Se quer entender melhor sobre Social Ads e quer descobrir se deve usar essa estratégia paga, você veio ao lugar certo. Continue lendo para saber:

  • O que são Social Ads;
  • Será que sua empresa deve usar essa estratégia;
  • Quais as principais plataformas de Social Ads.

Vamos lá!


social ads O que são Social Ads?

Social Ads são anúncios criados em plataformas de redes sociais. Eles se tornaram ferramentas incríveis para alcançar novos públicos e até fidelizar aqueles que já conhecem a sua marca.

Dentro de uma ferramenta de Social Ads, é possível criar uma campanha e definir um objetivo específico de acordo com o que você deseja atingir. Você mesmo escolhe seu orçamento, podendo definir seus custos por CPC (custo por clique), impressão, entre outros.

Além disso, é possível segmentar seu público-alvo com base em dados demográficos, como localização, idade, gênero, interesses, profissão etc. Essa segmentação detalhada é um dos grandes trunfos das mídias digitais pagas, pois ela atinge leads mais qualificados e aquecidos.


social ads Será que a sua empresa deve usar uma estratégia de Social Ads?

É claro que, para saber se essa estratégia vale a pena para o seu negócio, tudo vai depender da sua persona. Você precisa saber como a sua persona se comporta para entender em quais plataformas ela está mais presente.

Além dos Social Ads, existem também outras estratégias, como os links patrocinados do Google. Contudo, o Google é um buscador. Então, você deve ter ao menos um site para anunciar lá e o seu público já precisa saber o que ele quer. Afinal, as pessoas usam o Google para buscar dúvidas e resolver problemas sobre os quais elas já têm consciência.

Além de considerar isso na hora de decidir investir em Social Ads, você também pode levar em conta os seguintes benefícios que você terá:

1. Orçamento mais otimizado

Ao anunciar nas redes sociais, você mesmo pode definir o quanto quer investir. Além disso, as plataformas sociais sempre buscam otimizar os seus custos. Portanto, se um anúncio não está surtindo efeito, você pode pausar sua campanha e até excluí-la, sem precisar pagar o valor final.

Além disso, nas redes sociais, você não precisa investir muito para crescer. Ao contrário dos canais de mídia tradicional que são extremamente caros, o digital tem custos muito baixos.

2. Mais chances de conversão

Já que as ferramentas de Social permitem uma segmentação muito detalhada de público, os seus anúncios atingem somente aquelas pessoas que realmente estão interessadas no seu nicho de serviços e produtos. E com leads mais qualificados, maiores são as chances de conversão.

Sem esquecer também das campanhas de remarketing que geram muita conversão. O remarketing no digital nada mais é que uma estratégia para incentivar um lead que já acessou o seu conteúdo ou que já te acompanha a comprar produtos que você oferece. E despertar o interesse em pessoas que já te conhecem é muito fácil do que conquistar novas pessoas, por exemplo.

3. Mensuração de resultados

Um benefício incrível do Social Ads é a possibilidade de mensuração de resultados. Afinal, para saber quando uma campanha está funcionando, nós precisamos trabalhar com dados. Sem as métricas e os dados, ficamos no escuro. Não poderemos saber quantas pessoas foram afetadas por aquele anúncio, quantos clicaram e quantos converteram.

Essa é uma das principais diferenças entre o marketing digital e o marketing tradicional. No mundo online, é fácil avaliar nosso desempenho e otimizar nossa campanha, pois nós temos acesso a muita informação. No offline, já não é bem assim.


Quais as principais plataformas de Social Ads?

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Bom, agora nós vamos te mostrar as principais mídias sociais onde você pode anunciar. É claro que cada rede social é única, então, atente-se às características de cada uma para fazer suas campanhas. Veja abaixo!

Facebook Ads

O Facebook é a maior rede social do mundo, tendo 2,2 bilhões de contas ativas. Muitas empresas trabalham o seu marketing de conteúdo no Facebook extensivamente através do feed de notícias e também através do chat da rede, que se chama messenger.

Para criar um anúncio no Facebook Ads, você precisa utilizar o gerenciador de anúncios, uma ferramenta para veiculação de campanhas da rede. Os formatos de anúncios disponíveis são:

  • Imagem;
  • Vídeos;
  • Carrossel;
  • Apresentação Multimídia;
  • Experiência Instantânea;
  • Coleção.

Instagram Ads

O Instagram é a sexta rede social mais acessada e já vem bombando há um bom tempo. Seus diferenciais são os seus recursos e ferramentas interativos que permitem que os usuários consumam diversos tipos de conteúdos divertidos.

Para anunciar no Instagram, você também precisa utilizar o gerenciador de anúncios do Facebook, afinal ambas as redes pertencem ao mesmo dono. Esses são alguns formatos disponíveis para a rede social:

  • Imagens no feed, nos stories e no explorar;
  • Vídeos no feed, nos stories e no explorar;
  • Carrossel nos stories ou no feed;
  • Stories.

Leia também: Como divulgar o seu negócio no Instagram ou Facebook

Youtube Ads

O Youtube vem em segundo lugar no ranking de redes sociais mais usadas, perdendo apenas para o Facebook! Nessa rede social, predominam os vídeos, geralmente bem mais longos do que os do Tik Tok. Portanto, é legal anunciar no Youtube se o público do seu negócio consome conteúdos mais aprofundados.

Sem falar, é claro, na tendência mundial de dominação dos vídeos na internet. Cada vez mais, as pessoas estão preferindo consumir conteúdo em vídeo porque eles são mais fáceis e dinâmicos de assimilar.

Alguns dos formatos de anúncios no Youtube são:

  • Bumper Ads;
  • Trueview In-Stream;
  • Trueview Video Discovery;
  • Anúncio de sobreposição;
  • Cartões patrocinados.

Além dessas três redes sociais, é importante ressaltar a importância do Linkedin Ads para empresas B2B. Ele também pode ser uma boa opção para a sua estratégia. E certamente, há também outras redes, como o Twitter e o Tik Tok.

Com certeza, Social Ads são uma forma de anúncio pago que vale muito a pena atualmente e você colherá os frutos se realizar uma estratégia bem pensada.

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