Como aumentar a taxa de abertura de emails

Por Dicas, Dinamize Mail, Email Marketing, Inbound Marketing, Marketing Digital

taxa de abertura de emails

taxa de abertura de emailsO email é uma das ações de marketing com maior potencial para gerar vendas e fidelizar clientes. Contudo, trata-se de uma prática que deve ser bem planejada, garantindo boa taxa de abertura de emails e fazendo com que os usuários se interessem pelos produtos e serviços da sua empresa.

Quer melhorar o desempenho das suas ações e vender mais com envios de email? Então, leia até o final!


taxa de abertura de emailsO que é a taxa de abertura de emails

A taxa de abertura representa o número de leads que optaram por abrir o email enviado, comparado com o total de participantes da campanha de email marketing.

Identificar a taxa de abertura de todos os emails realizados ajuda você a compreender a efetividade deste tipo de ação na sua estratégia de marketing digital. Em outras palavras, trata-se de uma métrica utilizada para entender se sua comunicação é capaz de despertar o interesse dos consumidores.


taxa de abertura de emailsO segredo para a caixa de entrada de Outlook e Hotmail

Os serviços de email da Microsoft possuem algumas características específicas quando o assunto é garantir a entrega das mensagens aos destinatários.

Nunca compre listas de emails

Antes de mais nada, é importante que os contatos tenham interesse real em receber seus emails. Comprar listas pode até parecer um bom início, mas só vai trazer prejuízo na hora de mensurar a taxa de abertura de emails.

Isso porque comprar listas de email é investir em contatos que não estão interessados em seus produtos, emails inválidos ou ainda endereços inativos. No fim das contas, o investimento não traz resultados objetivos e ainda pode gerar denúncias de spam por parte de quem recebe suas mensagens sem ter solicitado.

Saiba como qualificar a geração de leads.

Evite termos apelativos ao longo da mensagem

Palavras que forçam uma sensação de urgência podem ser vistas de forma negativa pelos serviços da Microsoft, afetando a taxa de abertura de emails realizados. Por isso, sempre que inserir um call to action em suas mensagens, escolha com cuidado o tipo de chamada em texto que vai incluir.

Receba o conteúdo no email

Quer aprender mais sobre começar no email marketing?

Baixe o Guia completo sobre Email Marketing

Estão entre as palavras pontuadas como spam:

  • Última chance;
  • Tempo limitado;
  • Não perca tempo;
  • 24 horas;
  • Urgente;
  • Só até amanhã.

Inclua um link de descadastro nas mensagens

Dê ao leitor a oportunidade de sair da lista de contatos em todos os envios realizados. Este tipo de prática é especialmente importante para garantir o bom desempenho dos seus emails, afinal, se um usuário não encontra o link para a solicitação de descadastro, ele pode denunciar sua mensagem como spam.

Você pode aproveitar a solicitação de descadastro para pedir aos leitores que informem o motivo pelo qual estão saindo da sua base. Além da perda de interesse no conteúdo apresentado, os leads podem estar insatisfeitos com a frequência das mensagens enviadas ou ainda com o tipo de mensagem recebida.


taxa de abertura de emailsComo melhorar a taxa de abertura no Gmail

Com 1.8 bilhão de usuários ativos, o Gmail é um dos serviços mais relevantes para definir a relevância do seu domínio nas ações de email.

Além dos fatores mencionados no tópico referente ao Hotmail, o Gmail possui outros critérios que também impactam a taxa de abertura de emails da sua empresa.

Emails visualizados

A reputação do seu domínio aumenta conforme mais pessoas visualizam os emails enviados. Se sua marca possui uma reputação baixa, as ações podem ser impactadas negativamente, com bloqueios ou mensagens entregues na caixa de spam.

O assunto utilizado ao enviar a mensagem, por exemplo, pode ajudar você a aumentar o número de visualizações. A seguir, vamos compartilhar algumas dicas para criar os melhores assuntos.

Receba o conteúdo no email

Quer saber como o Email Marketing pode ajudar a aumentar suas vendas?

Baixe o ebook de como vender com Email Marketing

Quantidade de cliques

O número de vezes que os usuários clicaram nos links inseridos nas suas peças de email também é visto positivamente pelo provedor. Por isso, elabore as melhores chamadas para ação e defina a estrutura ideal para sua peça de email.

Direcionamento para outras pastas

Seu engajamento pode ser beneficiado quando o destinatário move suas mensagens para uma outra pasta ou “favorita” elas. Fatores como o reconhecimento da marca diante dos consumidores e o assunto utilizado no email podem contribuir para que a mensagem seja movida.

Mensagens marcadas como “NÃO É SPAM”

O fato dos destinatários concordarem com o recebimento de mensagens da sua empresa não é uma garantia de que elas serão sempre entregues na caixa de entrada. Por isso, o Gmail considera positivo quando um usuário verifica o spam e move alguma mensagem para a caixa de entrada.

Receba o conteúdo no email

Saiba como enviar email marketing autenticado

Baixe o ebook sobre Configurações para Email Marketing

Respostas dos destinatários

Em qualquer ação de marketing, a interação dos consumidores é objetivo central. No caso do email não é diferente, pois o Gmail também avalia como positivo o fato de um usuário responder as mensagens recebidas. Por isso, pense em formas de estimular a interação do público.

Endereço do remetente adicionado na lista de contatos

Adicionar o email do remetente (quem envia as mensagens) em sua lista de contatos é visto positivamente pelo Gmail. Desta forma, você pode sugerir que os usuários façam isso para garantir que eles recebam as mensagens na caixa de entrada, além de otimizar a taxa de abertura de emails.


taxa de abertura de emails5 dicas práticas para qualificar a abertura de email

Depois deste resumo do que pode ser pontuado positivamente pelos provedores, é hora de compartilhar algumas dicas para aumentar a taxa de abertura de emails enviados pela sua marca.

#1 Escolha uma boa linha de assunto

Para 47% dos usuários, o assunto do email é o fator decisivo para que eles visualizem a mensagem. Afinal, o assunto é a primeira informação visualizada pelos destinatários.

Definir o melhor assunto de email marketing é, portanto, essencial para qualificar a taxa de abertura de emails.

#2 Conheça as preferências de cada consumidor

Saber o que é relevante para cada contato vai qualificar tanto a abertura quanto a taxa de cliques. Compreendendo os interesses do público, fica mais fácil escolher a melhor abordagem para a ação, quais CTAs incluir, entre outras questões relacionadas ao conteúdo.

Crie uma landing page com um formulário para que os consumidores informem não apenas seus dados para contato, mas também quais tipos de produtos interessam a eles. Este tipo de página é útil tanto para atrair novos clientes em potencial como para atualizar dados cadastrais de quem já acompanha sua marca.

#3 Tenha cuidado com a frequência de emails enviados

A quantidade de envios realizados pode fazer com que os usuários solicitem descadastro ou então resultar em uma denúncia de spam – como mencionamos anteriormente.

Enviar muitas mensagens, sem dar tempo para os usuários processarem as informações compartilhadas, não é a melhor forma de iniciar um contato. Mandar poucos emails também é prejudicial, pois os consumidores podem perder o vínculo estabelecido com sua marca no momento que solicitaram o recebimento de mensagens.

taxa de abertura de emails

Em resumo, é impossível definir a frequência ideal de emails sem ouvir aqueles que vão receber as mensagens. Ouça o público para identificar a quantidade ideal e, além disso, acompanhe o engajamento nas ações para entender quais os dias certos para enviar.

#4 Mantenha sua lista de emails atualizada

Garantir que o público segue interessado nos seus serviços e, acima de tudo, que sua lista não conta com emails inativos ou inválidos, vai garantir uma boa taxa de abertura de emails.

Para fazer uma boa gestão de leads e manter a taxa de abertura de emails lá no alto, você pode:

  • Remover contatos inativos ou inválidos da lista de emails -> com uma ferramenta de email marketing, é possível otimizar este procedimento e evitar que ele seja feito manualmente;
  • Retirar contatos que solicitam descadastro ou denunciam as mensagens como spam dos próximos emails -> outra ação que pode ser automatizada com a ajuda de uma ferramenta de email. Este tipo de prática evita que um contato que solicitou descadastro ou fez uma denúncia receba novas mensagens.

Higienização da lista de emails: como e por que fazer?

#5 Faça teste A/B

O teste A/B é feito a partir da criação de diversas versões do mesmo conteúdo, com o objetivo de identificar o tipo de abordagem com maior aceitação dos usuários. Com este teste, você pode analisar o assunto do email, remetente utilizado e ainda questões relacionadas à estrutura da peça (posição das imagens, CTA e texto, por exemplo).

taxa de abertura de emails

Basta criar duas ou mais versões da mesma mensagem, selecionar uma parcela do público que receberá os dois tipos de conteúdo e enviar; por fim, a versão com maior engajamento é disparada para o restante da base de contatos.

Boa parte das ferramentas de email marketing disponíveis no mercado oferecem recursos deste tipo, que ajudam a definir o conteúdo ideal para as suas ações. Com isso, você vai elaborar as melhores ações e dar um up na taxa de abertura de emails!

Se quiser saber mais sobre como qualificar suas vendas online, leia:

Marketing de conteúdo para e-commerce: 8 dicas para atrair mais clientes!
Dicas para aumentar a lista de emails

Email marketing que gera resultados: conheça o
Dinamize Mail!

Conheça agora


Fontes:

Google Online Security Blog

Microsoft (Outlook.com and Hotmail) deliverability best practices

Policies, Practices, and Guidelines