Confira 9 dicas para aumentar a sua lista de e-mails

aumentar lista de emailsSe você quer para aumentar lista de e-mails e acelerar seus resultados, saiba que veio ao lugar certo. No Inbound Marketing, o e-mail é uma das ferramentas mais importantes, pois é com dela que você consegue estabelecer uma relação mais próxima com seus leads.

O e-mail marketing tem um ROI (Retorno sobre O Investimento) significativo. Por isso, conhecer táticas que ajudem você a construir sua lista de forma orgânica é fundamental para potencializar os resultados.

Para começar, a maior dica de todas: você jamais deve comprar listas de e-mails! Essa é uma prática que impacta negativamente sua taxa de entrega, além da possibilidade de gerar denúncias de spam dos usuários que não solicitaram receber seus emails. Apesar de parecer uma boa alternativa para aumentar sua lista, é uma péssima ideia. Afinal, essa é uma tática invasiva e que não promove engajamento, pois pessoas que não tem interesse receberão suas mensagens.

Por isso, confira as dicas deste post para aumentar sua lista de e-mails de forma adequada e comece a colocá-las em prática!


Conquistando o interesse dos consumidores1. Crie ofertas atraentes

As pessoas só se inscrevem em uma lista de email se elas identificam benefícios a partir dessa ação. Ou seja, deixe claro o que está oferecendo e o que os usuários ganham ao se inscreverem para receber seus e-mails.

Criar uma oferta atraente não significa apenas enviar produtos ou mostrar promoções, mas proporcionar um caminho para que a persona solucione o problema que possui. As pessoas, no geral, buscam na internet algo que possa ajudá-las, mesmo que não tenham consciência disso.

Então, a sua empresa pode ser uma facilitadora que oferece conteúdos, dicas, descontos e produtos de valor. Assim, mostre que as suas ofertas vão ajudar o consumidor de alguma forma.


Dê motivos para que os usuários entrem em sua lista2. Ofereça conteúdos de valor

O marketing de conteúdo já se consolidou como uma estratégia de marketing digital e provou como os resultados são potencializados com as técnicas certas. Apenas tentar empurrar seus produtos ou serviços para os consumidores é uma péssima ideia. Portanto, a produção de conteúdos é uma ferramenta de conquista.

Além disso, os consumidores gostam de participar ativamente no processo, eles já não são mais meros compradores. Essa relação exige que você saiba como abordar seu prospect. Nesse contexto, produzir conteúdos relevantes e oferecê-los para sua audiência se torna uma ótima fonte de novos leads.

O marketing de conteúdo também é uma estratégia para desenvolver a confiança. Se você envia  materiais gratuitos que sejam benéficos para o consumidor, fica mais fácil convertê-lo. No entanto, você deve cumprir com o que prometeu.

Aprenda tudo para criar um eBook de qualidade

Baixe o material: Como Criar um Ebook do zero.


Não dificulte o processo3. Facilite a inscrição na sua lista

Não crie formulários que pedem muitos detalhes sobre o usuário. O ideal é começar de forma simples, como as inscrições de newsletters que pedem somente o endereço de e-mail. Depois da conversão, você pode começar a pedir mais detalhes, como quando há uma oferta de material rico, por exemplo.

Dessa forma, se o seu público se interessa por uma oferta, facilite ao máximo o processo de inscrição. Isso significa que você não precisa exigir muitos dados no primeiro momento. A princípio, pedir apenas nome e endereço de e-mail já são suficientes, pois a partir disso é possível iniciar a nutrição.

Depois disso, o lead passa a desenvolver confiança pela marca, o que o faz fornecer mais dados.


aumentar lista de emails4. Adicione formulários simples nas páginas

Cada uma das páginas do seu site podem ser oportunidades para converter visitantes. Nesse sentido, pense em deixar os formulários de inscrição em lugares estratégicos e que sejam visíveis. Além disso, crie CTAs que sejam atraentes e que captem a atenção dos usuários.

Contudo, tome cuidado para que isso não seja feito de forma invasiva, prejudicando a experiência do usuário.


Ofereça diversas alternativas de cadastro5. Crie pop-ups para aumentar a conversão

Pop-ups são ótimos recursos para aumentar a sua lista de e-mails. Contudo, as janelas que aparecem devem ser utilizadas de forma adequada e sem exageros. É comum que a ferramenta seja usada logo que o visitante abre o site ou quando ele “ameaça” fechar a janela.

Assim, as janelas pop-ups aparecem em momentos decisivos e podem aumentar suas conversões. No entanto, é preciso ter cuidado para não ser inconveniente e conseguir bons resultados.


aumentar lista de emails6. Invista em landing pages de conversão

Outra ferramenta que é muito conhecida pelo alto índice de conversão são as landing pages. Também conhecidas como páginas de destino, elas são personalizadas para que você consiga captar endereços de e-mail.

A landing page oferece itens para motivar que o usuário faça uma ação, como:

  • Oferecer um material rico;
  • Algum desconto;
  • Acesso a ferramentas;
  • Testes;
  • Brindes.

Aprenda como criar Landing Pages para capturar novos contatos

Baixe o nosso Guia para criação de Landing page


aumentar lista de emails7. Insira CTAs de inscrição nos blogposts

Os blogposts funcionam como portas de entrada para prospects que têm potencial para entrar no seu funil de vendas. Quando consomem um conteúdo do seu blog, você pode aproveitar essa oportunidade e convidar o visitante para que faça a inscrição e receba mais conteúdos.

O CTA em blogposts é uma tática que destaca a oferta e chama atenção. Por isso, você pode inserir o call-to-action em diferentes pontos do texto, de acordo com o que faz mais sentido. A chamada para ação é essencial para a geração de leads, pois o convite faz com que o usuário passe do topo para o meio do funil.


Que tal um benefício exclusivo?8. Ofereça cupons de descontos

Quem não gosta de receber um mimo das marcas, não é mesmo? Pedir o endereço de e-mail em troca de cupons de descontos é uma estratégia muito comum utilizada pelas marcas e que sempre funciona. Esse é um incentivo que deixa em evidência o benefício e atrai mais consumidores.

Além do mais, use datas comemorativas para destacar e modificar suas ofertas. É possível oferecer cupons diferentes no natal ou dia das mães, por exemplo, já que esses são períodos que as pessoas costumam fazer mais compras. Assim, você aproveita o embalo para que eles se cadastrem na sua base.


aumentar lista de emails9. Use as redes sociais a seu favor

As mídias sociais são boas fontes de captação de prospects e também para gerar tráfego. Então, na hora de desenvolver suas campanhas nas redes sociais, pense de forma mais ampla em como elas podem potencializar outras estratégias.

Mesmo que as redes sociais sejam boas ferramentas para aproximar e engajar a audiência, o e-mail ainda é uma forma mais direta de abordagem. Nesse sentido, aproveite o grande volume de tráfego em seus perfis e páginas para que eles se inscrevam em sua newsletter.

Além do já conhecido uso de CTAs nas suas publicações, use também:

  • Links na bio (Instagram, Twitter, LinkedIn, entre outros);
  • Nas legendas das fotos;
  • Stories do Instagram.

Percebeu quantas formas diferentes você pode usar para fazer sua base crescer? Ao colocar em prática essas dicas para aumentar a lista de e-mails, você perceberá quantos leads serão convertidos. Dessa forma, logo as suas vendas também começarão a disparar.

Uma maneira de otimizar processos na sua estratégia de e-mail marketing é por meio de uma ferramenta de automação. Para isso, você pode contar o Dinamize Mail para potencializar ainda mais seus resultados!

Email marketing que gera resultados: conheça o
Dinamize Mail!

Conheça agora

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: