Ferramenta de email marketing: como utilizá-la para vender mais

Por Capa, CRM e Vendas, Dinamize Mail, Email Marketing, Ferramentas, Marketing Digital

ferramenta email marketing
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Contar com uma ferramenta de email marketing é o primeiro passo para garantir uma comunicação de qualidade com o público, vender mais e fidelizar consumidores.Quer saber mais sobre as ferramentas de email e como utilizá-las para otimizar suas ações de marketing? Então, vamos explicar:

  • O que é uma ferramenta de email marketing;
  • Benefícios que a ferramenta de email marketing oferece
  • Principais funcionalidades das ferramentas de email marketing;
  • 7 dicas para vender mais com uma ferramenta de email;
  • Como escolher a ferramenta de email marketing certa.

Leia até o final e compartilhe com a gente nos comentários o que achou do conteúdo!


ferramenta email marketingO que é uma ferramenta de email marketing

A ferramenta de email marketing possibilita uma comunicação personalizada para um determinado grupo de pessoas, que deve estar de acordo com o recebimento das mensagens da sua marca.

Além dos envios de email, a ferramenta conta com recursos complementares, que ajudam os usuários a aumentar a base de contatos, criar segmentações a partir de dados obtidos previamente, analisar o comportamento dos consumidores e muito mais.

Nos tópicos a seguir, vamos detalhar cada uma das principais funcionalidades de uma ferramenta de email marketing e quais fatores podem ajudar você a escolher a solução certa!


ferramenta email marketingBenefícios que a ferramenta de email marketing oferece

Se você ainda não faz envios de email marketing, deve ter alguma dúvida sobre a efetividade de se utilizar uma ferramenta de emails. Por isso, veja a seguir alguns benefícios obtidos com a ajuda de uma plataforma de email marketing.

Maior retorno sobre o investimento

Sempre que investimos em algo, esperamos algum tipo de resultado. A boa notícia é que, no caso do email marketing, você conta com o canal que tem o melhor retorno sobre o investimento do mercado. Esta métrica, conhecida como ROI, representa o retorno financeiro por valor investido.

O ROI do email é de 42:1, segundo estudo da Litmus. Ou seja, a cada 1$ investido, é obtido um retorno de 42$ – variando para uma quantia maior em casos onde se usam recursos específicos para otimizar a comunicação.

Comparado com outros canais de marketing, como por exemplo as redes sociais, o email conta com uma chance maior de impactar os consumidores, pois as pessoas já confirmaram interesse nos produtos. Investindo em anúncios, você aumenta o alcance da sua marca, mas pode impactar pessoas menos envolvidas com a sua marca, diferente do que acontece ao investir em uma ferramenta de email marketing.

Comunicação segmentada

A ferramenta de email marketing disponibiliza a possibilidade de direcionar sua comunicação com base em critérios específicos. Você consegue criar segmentações a partir de dados cadastrais ou então considerando o comportamento dos consumidores ao longo das suas ações de marketing.

Esse tipo de ação vai ajudar você criar uma comunicação para cada tipo de consumidor que acompanha a sua marca. Assim, é possível criar emails que guiem os leads ao longo do funil de vendas, ou seja, que aproxime-os da compra e da fidelização com a sua marca.

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Resultados mensuráveis

Entender a efetividade de cada ação realizada vai ajudar você a qualificar as ações realizadas posteriormente. A ferramenta de email marketing, conta com relatórios de cada envio realizado, apresentando informações sobre o engajamento dos usuários, erros de entrega, solicitações de descadastro, denúncias de spam, entre outros.

É possível verificar ainda quais dispositivos foram utilizados para interagir com a mensagem (computadores, celulares ou tablets, por exemplo), localização dos usuários no momento em que visualizaram o email. Caso seu site esteja integrado com a ferramenta, você pode saber quais páginas foram acessadas a partir do envio de email marketing.

Gerenciamento de dados qualificado

Manter todas as informações atualizadas e garantir que os profissionais de marketing e vendas tenham acesso a elas é importante para gerar mais receita.

Conter informações dos leads sobre produtos que interessam a eles, quais páginas do seu site eles acessam e quais tipos de conteúdo são mais relevantes vai ajudar você a personalizar ainda mais cada envio de email. Além disso, é possível acompanhar as mudanças de interesse dos consumidores, que podem ficar mais motivados a comprar outros produtos conforme acompanham a sua marca.


ferramenta email marketingPrincipais funcionalidades das ferramentas de email marketing

Já falamos um pouco sobre os benefícios que uma ferramenta de email marketing pode oferecer, mas que tal entrarmos nas principais funcionalidades delas para entender melhor como gerar vendas e fidelizar clientes?

Gestão da lista de contatos

A base de qualquer comunicação via email é contar com um público que vai participar dos envios. No entanto, esta é uma tarefa que vai além de simplesmente criar ações para captar leads: você precisa organizar todas as informações dos consumidores para utilizá-las em cada envio.

A gestão de leads envolve a organização de informações pessoais fornecidas pelo público, como por exemplo email, telefone para contato, localização, produtos de interesse e profissão. Cada informação pode ser incluída na plataforma de email como um “campo da lista de contatos”, que será utilizado posteriormente em suas ações.

Outro benefício que as ferramentas devem disponibilizar é a capacidade de separar os emails inválidos (aqueles que foram inseridos com erro de digitação ou então desativados pelos provedores) e contatos que tenham solicitado descadastro da lista ou denunciado o conteúdo como spam.

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Correção automática ao incluir novos contatos

Ao inserir um email com erro de digitação na sua lista, você vai desperdiçar um dos seus envios, o que vai impactar o desempenho final de cada ação. Com isso, nenhum usuário que preencha seus formulários com alguma informação equivocada perde a oportunidade de receber seus emails.

Além disso, este recurso evita que endereços falsos entrem em sua base (como spamtraps), que podem fazer com que os emails enviados pelo seu domínio sejam considerados spam.

Editor de emails “drag and drop”

Boa parte dos softwares de email marketing disponibilizam um editor de email próprio para a criação de emails. Em um modelo de “arrasta e solta”, este editor permite a criação de peças com diversos tipos de conteúdos e formatos, desde que estejam dentro das limitações impostas pelos provedores de email.

Além da possibilidade de inserir blocos de texto, imagens, divisores para organizar o conteúdo e vídeo no email, é possível organizar a quantidade de colunas que sua mensagem terá. Na imagem abaixo, o exemplo de alguns conteúdos que podem ser inseridos na mensagem pelo editor disponível na plataforma de email marketing da Dinamize:

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Modelos de peças de email

Este recurso ajuda você caso não tenha em mente como estruturar sua peça de email. Diversas plataformas disponibilizam modelos de formatos que podem ser adotados (variando número de colunas e tipos de mídia incluídos) e até mesmo templates temáticos, sobre datas comemorativas, por exemplo.

Normalmente, são disponibilizados modelos de datas comemorativas, além de templates para segmentos específicos (como e-commerce) e peças para situações específicas (como emails de boas-vindas).

Segmentação de contatos

Este recurso ajuda você a direcionar os envios da forma ideal na ferramenta de email marketing. Com ele, é possível utilizar os dados cadastrais que você possui sobre os leads, ou ainda informações referentes ao engajamento do público com a sua marca depois que eles entraram em sua lista de emails.

Segundo pesquisa realizada pela Dinamize, quase 70% dos envios de email marketing contam com algum tipo de segmentação. Além disso, emails segmentados possuem taxa de abertura 13% maior do que aqueles sem segmentação.

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Guia completo da Segmentação de Contatos

Diferentes formas de segmentar seu público.

Automação de email marketing

Criar uma comunicação personalizada não é tão difícil quanto parece, ainda mais com a ajuda deste recurso. A automação de email marketing consiste na criação de ações que tenham como ponto de partida a interação dos consumidores com a sua marca, em canais como site, landing pages, pop-ups e até mesmo nos emails enviados anteriormente.

A automação de marketing possibilita o envio de emails de acordo com diversos critérios, como por exemplo:

  • Logo após preenchimento de formulários;
  • A partir da navegação no site;
  • Email de aniversário (caso o lead tenha fornecido esta data);
  • Emails de pós-venda.

Nos próximos tópicos, vamos dar mais dicas para que você use a automação de email marketing para vender mais.

Criação de landing pages

Contar com uma landing page pode ajudar você a aumentar sua lista de emails e promover sua marca. As landing pages ajudam você a promover produtos, eventos específicos ou até mesmo divulgar uma newsletter. Basta incluir na página um formulário de cadastro solicitando as informações necessárias para iniciar uma interação.

De forma geral, as ferramentas de email marketing disponibilizam o recurso para criação destas páginas, pois a atração de novos leads é essencial para uma comunicação de sucesso. Estas páginas também podem ser utilizadas para atualizar informações sobre o público que acompanha a sua marca e para realizar pesquisas de satisfação com os consumidores.

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Aprenda como criar Landing Pages para capturar novos contatos

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Integrações com lojas virtuais, CRMs e outros sistemas

Se você utiliza uma ferramenta de CRM, loja virtual ou outro tipo de sistema, integrar as informações contidas neles pode contribuir positivamente para suas ações.

Na ferramenta de email marketing, você consegue manter todas as informações sobre os consumidores atualizadas, o que facilita a criação de ações relevantes para eles. Ao integrar essas informações, você consegue, por exemplo, definir uma rotina de atualização de dados automaticamente, o que vai garantir uma economia de tempo considerável.

Teste A/B de email marketing

A funcionalidade de teste A/B consiste na criação de diversas versões de um mesmo email, e tem como objetivo identificar o conteúdo ideal para conquistar a atenção dos destinatários.

O teste A/B ajuda você a identificar o melhor assunto para o seu email, organizar a estrutura da peça de email para gerar mais cliques e muito mais!

Basta criar duas ou mais versões de um mesmo conteúdo e selecionar o público que vai participar do envio. Por fim, a ferramenta de email marketing vai enviar as diferentes versões para uma parcela do público e escolher a que tiver o melhor desempenho como o envio final.

ferramente email marketing

Pré-visualização do email nos dispositivos

Com a variedade de dispositivos e aplicativos disponíveis para visualização de emails, é preciso saber como o conteúdo da sua mensagem será apresentado em cada um deles.

Se a forma como a mensagem é exibida pode variar de acordo com cada dispositivo ou provedor de email, o desempenho das campanhas certamente acaba sendo impactado. Por isso, as ferramentas de email disponibilizam uma visualização prévia, onde você pode simular como os emails criados serão exibidos em diferentes dispositivos e aplicativos.

Campos personalizados no email

Lembra dos campos mencionados anteriormente? Eles servem não apenas para manter todas as informações sobre leads e clientes atualizadas, mas também para ajudar você a criar uma comunicação mais próxima do consumidor.

Quando se fala em usar campos para personalizar os envios de email, é comum pensar naquelas mensagens com o nome dos destinatários no assunto ou no corpo da mensagem. No entanto, é possível ir além, criando mensagens com campos referentes à localização dos contatos, tipos de produtos de preferência deles, entre outras possibilidades.

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Simulação de filtros anti-spam

Algumas plataformas de email marketing disponibilizam um teste que verifica se o conteúdo da sua mensagem pode ser classificado como spam pelos provedores de email. Este tipo de verificação ajuda você a corrigir questões específicas da peça que impactam diretamente no desempenho do email, como por exemplo a falta de texto na mensagem, uso excessivo de pontuações, entre outros.

Por mais que a sua mensagem não seja necessariamente um spam, os filtros possuem um padrão próprio para analisar os envios realizados e, caso seus emails se encaixem de alguma maneira nele, a entrega pode ser afetada negativamente.

Relatório de email

Por fim, o recurso que vai ajudar você a contar com métricas para mensurar o sucesso dos envios de email e identificar oportunidades de melhoria. O relatório de email marketing apresenta dados sobre cada envio de email, como por exemplo:

  • Porcentagem de mensagens entregues;
  • Taxa de visualização;
  • Taxa de cliques;
  • Número de erros permanentes e temporários.

Veja abaixo um relatório de erros de um email feito pela plataforma da Dinamize. Nele, são encontrados erros permanentes (como conta inválida) e erros temporários (como caixa de entrada cheia).

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ferramenta email marketing7 dicas para vender mais com uma ferramenta de email marketing

Agora que você já tem uma boa noção das possibilidades que uma ferramenta de email marketing oferece, que tal algumas dicas extras para gerar mais vendas com a ajuda dela?

1) Faça um bom email de boas-vindas

O email de boas-vindas é o primeiro passo para iniciar sua comunicação com os leads. Ele é enviado logo após os usuários fornecerem seus dados para contato e, por isso, deve ser visto como espécie de introdução aos conteúdos que você pretende enviar ao longo do tempo.

Além de orientar os leads sobre a frequência de envios e quais emails ele concordou em receber, você pode oferecer um benefício especial para incentivar a primeira compra. Se os usuários estão esperando uma mensagem da sua marca, por que não usá-la para proporcionar condições de compra especiais para eles?

2) Aplique a identidade da marca nas peças

Um dos passos essenciais para a construção do brand awareness é estabelecer uma identidade visual. Esta identidade deve estar presente em todos os conteúdos da sua marca, incluindo os envios de email.

Por isso, crie envios que sejam facilmente identificados pelos usuários como uma comunicação da sua marca. Estabelecendo esta unidade no conteúdo do email marketing, você fortalece a imagem da empresa perante os consumidores.

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3) Insira texto alternativo nas imagens

O texto alternativo é um tipo de conteúdo que será exibido caso as imagens não sejam carregadas no momento que o usuário visualizar a mensagem. Durante a edição da mensagem na ferramenta de email marketing, é possível inserir este atributo alt text.

Por isso, insira um texto que permita a compreensão da mensagem por completo, mesmo que ocorra algum tipo de erro no momento da visualização. Já pensou se a sua imagem não tem nenhum complemento em texto e o usuário perde o interesse na ação de marketing por conta disso?

4) Crie emails responsivos

Estudos mostram que até 80% dos destinatários podem excluir emails que não sejam exibidos de forma adequada no dispositivo utilizado por eles. Desta forma, criar emails com um design responsivo vai ajudar você a manter os consumidores engajados com sua marca e aproximá-los da compra.

Lembra do editor de emails mencionado anteriormente? Então, em boa parte das ferramentas, ele estabelece algumas limitações de conteúdo que ajudam você a criar pelas responsivas, limitando o tamanho da peça de email e, é claro, a extensão das imagens que podem ser inseridas.

Veja algumas dicas para criar um email com design responsivo.

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5) Identifique oportunidades de venda

A ferramenta de email marketing pode ser utilizada para identificar aqueles consumidores mais dispostos a comprar seus produtos. Esse tipo de análise é possível através de alguns métodos, mas um dos mais eficazes é o lead scoring.

O lead scoring é feito a partir da atribuição de pontos para os contatos sempre que eles interagem de alguma maneira com a sua marca, seja em envios de email, no seu site, ou então em outros canais integrados com a ferramenta utilizada.

Para saber quais são os consumidores mais engajados, ou seja, mais próximos de efetuar uma compra, é possível estabelecer uma pontuação a ser atingida. Por exemplo: quando um usuário atingir 500 pontos, ele é classificado como oportunidade e passa a integrar comunicações com maior foco na venda.

Identificando oportunidades de venda com automação de marketing

6) Reconquiste consumidores que desistiram de uma compra

Pesquisas mostram que até 75% dos usuários inserem itens no carrinho de compras de lojas virtuais e desistem da compra. O email de abandono de carrinho ajuda você a reduzir esses números e lembrar os consumidores da possibilidade de concluir a aquisição. Emails desse tipo contam com uma taxa de abertura de 45%.

Com o email de carrinho abandonado, você envia mensagens automáticas sempre que um usuário manifesta a intenção de compra, mas não finaliza o processo no seu site. Depois de um determinado período (que você precisa definir ao criar o envio), será enviado o email com o lembrete para finalizar a compra.

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7) Qualifique a fidelização de clientes

Manter um relacionamento recorrente com as pessoas que já compraram itens da sua marca é de extrema importância para garantir bons resultados.

A primeira etapa da fidelização passa por solicitar aos clientes um feedback sobre a compra realizada. Este tipo de questionamento ajuda você quais os pontos fortes da experiência de compra proporcionada aos consumidores e, principalmente, entender o que melhorar nas próximas compras.

Não se esqueça de criar ações para garantir que os clientes saibam das novidades da sua empresa, como por exemplo novos produtos disponíveis, itens complementares ao que já foi adquirido etc.

5 ações para qualificar a fidelização de clientes.


ferramenta email marketingComo escolher a ferramenta de email marketing certa

Com tantas alternativas disponíveis no mercado, escolher a ferramenta de email marketing ideal é um ponto importante para garantir uma boa comunicação com os consumidores.

Existem alguns critérios que podem ajudar você a encontrar a solução ideal para o seu negócio, tais como:

  • Possibilidade de integração com outros sistemas (site, CRM, redes sociais, entre outros);
  • Treinamentos ou materiais complementares disponíveis, que orientem sobre como utilizar a ferramenta;
  • Atendimento acessível, para solucionar dúvidas e auxiliar na aplicação de processos específicos;
  • Cases de sucesso que indiquem a chance de atingir os objetivos desejados;
  • Período de teste para experimentar todas as funcionalidades;
  • Valores que estejam de acordo com a realidade financeira da empresa.

Aqui na Dinamize, nosso software auxilia mais de 22 mil clientes, no Brasil e no exterior. Com ele, é possível criar ações para aumentar a base de leads e manter os consumidores satisfeitos, por meio de envios de email marketing e outros tipos de comunicação.

Se quiser saber mais sobre nossos serviços e solicitar uma conta teste da nossa ferramenta de email marketing, clique aqui.

Veja também: Dicas para aumentar a lista de emails

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Autor


Eduardo Brum

Redator da Dinamize, Podcaster, jornalista em formação e interessado em tudo que envolve criatividade e produção de conteúdo. Gosta de boa musica, livros e memes.

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