Por que usar o Telegram pode ser bom para o seu negócio?

telegram negóciosDesde o surgimento do SMS, as pessoas começaram a se comunicar através de mensagens online cada vez mais rápidas e instantâneas. Atualmente, são raras as ligações por telefone entre amigos e familiares: os textos e áudios dominaram a comunicação através de aplicativos como o Whatsapp.

Você já deve ter ouvido falar em uma ferramenta muito similar ao Whatsapp, mas com recursos que podem qualificar seus negócios. Sim, estamos falando do Telegram. Esse aplicativo é recente e, justamente por isso, é a oportunidade perfeita para ações de marketing digital.

Quer saber como aproveitar as funcionalidades do Telegram no âmbito dos negócios? Nesse artigo, nós vamos ajudar você a ficar por dentro dessa nova tendência.

Serão abordados os seguintes tópicos:

  • O que é o Telegram?
  • Como funciona o Telegram?
  • Como usar o Telegram no marketing digital?

Vamos lá?


telegram o que eO que é o Telegram?

O Telegram é um aplicativo de conversação gratuito no qual você pode enviar mensagens instantâneas de texto, fotos, vídeos e outras mídias. O seu conteúdo fica armazenado na nuvem do Telegram e sua principal vantagem é a segurança e velocidade das informações.

Hoje, o Telegram conta com 200 milhões de usuários ativos . Geralmente, as pessoas o utilizam com objetivos profissionais e educacionais. Ele é uma ótima ferramenta para ambas as coisas, já que permite que você tenha todo o controle do conteúdo e de seus canais.

O grande diferencial do Telegram, que o distingue de apps como o Whatsapp, é a possibilidade de se comunicar com milhares de pessoas ao mesmo tempo, em um único grupo ou canal. Falaremos mais sobre isso abaixo!


telegram como funcionaComo funciona o Telegram?

A primeira coisa que você deve fazer é baixar o app na Apple Store ou na Play Store. Você também pode acessá-lo através do desktop. Em seguida, basta informar seu número de celular e configurar suas informações pessoais ou profissionais. A partir daí, é só encontrar seus contatos e iniciar um bate-papo.

Além disso, todas as informações que você receber por ali ficarão na nuvem; portanto, elas não ocuparão espaço no seu celular. E uma ótima vantagem é que é possível enviar arquivos mais pesados, já que não há tamanho limite das mídias.


telegram beneficiosPrincipais recursos do Telegram

Sua mensagem atinge todos

Quando você publica conteúdo nas redes sociais, você não tem controle sobre quem recebe suas mensagens, já que tudo depende dos algoritmos das plataformas. É com base nesses dados que eles decidem para quem seu conteúdo irá chegar.

Contudo, você sempre pode achar outras alternativas de canais que entreguem cada vez mais os seus conteúdos e onde você tenha controle sobre a audiência. O email marketing é um desses canais e o Telegram também.

Ao usar o Telegram, pode ficar tranquilo que sua mensagem chegará para todos os seus contatos. A única coisa que foge do seu controle é quando ela será aberta. A taxa de abertura do Telegram é altíssima, sendo maior que do Whatsapp e dos emails.


Canais onde só você fala

Outro recurso incrível do Telegram é a possibilidade de criar canais onde só você fala. Dessa forma, os contatos convidados para fazer parte não receberão um zilhão de mensagens de pessoas respondendo, como é o que acontece em um grupo de conversa.

Assim, você consegue direcionar o foco em você e em seu conteúdo. Tudo o que você posta fica organizado e não se perde em meio a comentários. Então, se seus contatos se inscreveram para receber novidades sobre sua marca, é só isso que eles receberão.

E ainda, dentro desse canal de transmissão, o número de seguidores é ilimitado e as pessoas podem visualizar mensagens anteriores, mesmo que tenham acessado o canal depois.


Grupos de interação

Com certeza é possível interagir com seu público, mas para isso, você deve utilizar os grupos, que são conversas diferentes dos canais. Ali, os usuários podem comentar, tirar dúvidas e enviar feedbacks sobre o seu serviço. E ainda assim, todos podem mencionar outros usuários, responder mensagens específicas e fazer uso de hashtags.

Você também consegue adicionar colaboradores da sua empresa para administrar o grupo, mantendo assim a comunidade organizada e coletando todos os feedbacks.


Segurança e privacidade

O Telegram também oferece segurança e privacidade a todos os seus usuários, permitindo que você compartilhe mensagens com seu público sem ter que expor seu número de celular. Essa privacidade fornece mais confiança para a sua audiência dentro desse espaço.

Além disso, o aplicativo é protegido por senha, então mesmo que alguém pegue o seu celular desbloqueado, essa pessoa não conseguirá acessar suas mensagens sem o password.


Como usar o Telegram no marketing digital?

O Telegram pode contribuir com a estratégia de marketing de qualquer empresa. Ele é ótimo para construir um relacionamento mais profundo com seu público. E nos tempos atuais, criar laços é cada vez mais importante nos negócios.

Essas são algumas das ações que você pode aplicar no Telegram para alavancar os seus resultados de marketing:

  1. Vincule grupos a canais: se você tem um canal onde produz conteúdo para seu público, pode vincular um grupo a esse canal, para que os usuários possam tirar dúvidas e se comunicar com você;
  2. Organize o conteúdo através de hashtags: em um canal ou grupo, use hashtags toda a vez que você enviar alguma mensagem sobre um determinado assunto. Assim, as pessoas poderão procurar os temas que são mais relevantes para elas através dessa categorização;
  3. Use bots para negócios: uma boa ideia é utilizar bots para o atendimento ao cliente. Sua grande vantagem é que eles oferecem suporte 24h, 7 dias por semana e servem de auxílio para seus funcionários. Esse tipo de comunicação automatizada é muito útil para as empresas.

 


Como divulgar seu Telegram em seu email marketing

A funcionalidade de email da plataforma da Dinamize disponibiliza um ícone de atalho para que você possa divulgar seu canal do Telegram. Veja abaixo como incluir em seu email marketing o seu canal.

email marketing dinamize para divulgar seu canal

O Telegram se tornou muito famoso na área de educação. Inúmeros cursos digitais utilizam o aplicativo como canal de interação e de compartilhamento de conteúdo para alunos ou pessoas interessadas nos cursos. Ele é uma ótima ferramenta de marketing para você difundir seus conhecimentos com a sua audiência e adquirir sua confiança.

Você sabia que a Dinamize possui um canal no Telegram? Adiciona a gente lá: clique aqui


Referências:

200,000,000 Monthly Active Users

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: