TikTok: veja como utilizar a rede social de vídeos para gerar mais engajamento

tiktokA produção de conteúdo em vídeo é uma das formas mais efetivas de engajar o público. No entanto, se você acha que ela está restrita a canais como YouTube e Instagram, chegou a hora de conhecer o TikTok.Nos últimos dois anos, a ascensão da rede social de compartilhamento de vídeos de curta duração mobilizou as demais marcas, já consolidadas no mercado. Se você ainda não conhece essa rede social e as mudanças que ela traz para produtores e consumidores de conteúdo em vídeo, a hora é agora.


Origem do TikTok e público

A rede social de vídeos surgiu em 2017, quando a startup chinesa ByteDance adquiriu o Musical.ly. A partir da aquisição, o aplicativo ganhou novos recursos e passou a ser chamado de TikTok, atingindo o público jovem que utilizava o Musical.ly.

De acordo com a SensorTower, o público que utiliza a rede é jovem, sendo que 41% dele é composto por usuários entre 16 e 24 anos. A proposta é compartilhar conteúdo leve, como vídeos de dança, música, dublagem e outros tipos de desafios que seguem uma linha humorística. Com esse recorte, já é possível ter uma ideia sobre a relevância que esse canal pode ter para sua marca.

Saiba tudo sobre marketing digital e automação:



Um relatório da Atlantico mostrou que, no Brasil, o TikTok já é mais utilizado do que o Instagram. Além disso, o estudo mostra que os usuários passam mais tempo nesta rede social do que nas demais.


Qual a duração máxima dos vídeos para o TikTok

O TikTok possibilita a criação de vídeos de até 10 minutos de duração. No surgimento da rede social, os vídeos podiam ter no máximo 15 segundos; depois disso, houve uma alteração para 1 minuto e outra para 3 minutos, sendo esta a que antecedeu a versão atual.


O que você precisa saber sobre o TikTok

Separamos abaixo algumas características e curiosidades dessa rede social.

1 – 56% dos usuários seguem perfis de marcas no TikTok

As dancinhas estão por toda a parte no TikTok, mas elas não estão sozinhas. De acordo com o estudo TikTok no Brasil (Opinion Box), 56% dos usuários acompanham algum perfil de marca na rede social.

2 – Mais chances de engajar o público

O estudo realizado pela Opinion Box mostrou ainda que 82% dos usuários abrem o TikTok ao menos uma vez por dia e 12% deixam o app aberto durante o DIA TODO.

Aliás, se você acessar o site do TikTok, pode dar uma olhada nos vídeos em destaque no momento.

É sempre bom lembrar que, entre os profissionais de marketing, o conteúdo em vídeo já é um dos principais formatos há tempos. A Animoto realizou um estudo sobre o assunto, em que 90% dos participantes afirmou que o vídeo tem impacto direto na atração de novos clientes nas redes sociais.

3 – TikTok for good

A ideia do TikTok é que os usuários tenham acesso a um conteúdo descontraído, além de incentivá-los a produzir e compartilhar vídeos com outras pessoas. Mas a rede social também ajuda a promover ações com impacto social.

Essas campanhas geram um engajamento maior dos usuários. Veja os números de dois casos específicos.

#MyEarthHour2019

A hashtag começou a ser promovida pelo World Wide Fund for Nature, ONG que atua na preservação e recuperação ambiental. Os vídeos dessa campanha tiveram alcance mundial e contabilizaram, até o momento em que esse post foi produzido, mais de 5 milhões de visualizações.

#DanceForChange

Essa ação conta com mais de 100 milhões de visualizações. Cada vídeo compartilhado com a hashtag é utilizado, pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, como uma petição virtual para destacar a importância do investimento em agricultura sustentável.

4 – Integração com o Giphy

O Giphy é uma das principais plataformas de criação e compartilhamento de GIFs e tudo mais. Eles já integram seus serviços com outras redes sociais e, neste ano, passaram a fazer parceria também com o TikTok.

Com a integração, os usuários da rede social podem utilizar a ferramenta de criação de GIFs para produzir conteúdo. Além disso, todo o conteúdo criado poderá ser compartilhado no Giphy.

5 – Impacto nas concorrentes

O crescimento do TikTok fez com que outras redes sociais fizessem algumas melhorias em funcionalidades, como você vai ver a seguir. Não é de hoje que novos canais ou recursos específicos fazem marcas já consolidadas se movimentarem.

Basta lembrar do Instagram, que lançou os Stories como uma forma de competir com o Snapchat, ou então do IGTV, criado como uma alternativa ao YouTube, da compra do WhatsApp pelo Facebook. Por falar em Instagram, a rede social também está planejando se “inspirar” no TikTok.

Segundo a engenheira Jane Manchun Wong, especialista em engenharia reversa, o recurso chamado “Clips” permite a gravação de várias partes de vídeos, que podem ser inseridas em um vídeo único. Outra semelhança com o TikTok está na opção de incluir músicas nos vídeos, além de controlar a velocidade deles.

Como captar leads pelo TikTok

Leads e TikTok? É possível sim! O crescimento acelerado da plataforma deixou claro que seria necessário dar um passo além e promover um engajamento continuado entre usuários e empresas.

Por isso, o TikTok acrescentou um recurso que permite que com um simples toque no CTA, o público possa preencher seus dados para ser qualificado como um LEAD.

E não é só isso: todos esses contatos podem – e devem – ser integrados através de ferramentas que os conectem com CRM ou outros tipos de sistema.

O Zapier, o LeadsBridge e o Custom APIs são exemplos de opções de integração. Se você utiliza o Zapier para automatizar suas tarefas, pode por exemplo enviar os leads captados no TikTok para a plataforma de automação de marketing da Dinamize. Assim, você pode criar ações como emails de boas-vindas para os novos contatos e criar uma comunicação recorrente com eles para gerar engajamento e mais vendas!


Bora criar conteúdo em vídeo?

A rede social, que se destaca entre as opções para consumo e produção de conteúdo, deve crescer ainda mais. Seja pelo conteúdo mais leve (precisamos), ou pela curta duração desses vídeos, o TikTok é uma boa opção para engajar o público.

Sabendo das oportunidades de encontrar pessoas interessadas na sua marca nessa rede social, comece a criar ações para engajar o público!

Se você se interessa por produção de conteúdo em vídeo, mas não sabe como começar a criar, conheça algumas ferramentas de edição de vídeo.

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!


Referências:
Sensor Tower Quarterly Reports
Onde o brasileiro está passando seu tempo online?
Núcleo Jornal: Brasileiros já usam mais TikTok do que Instagram

Eduardo Brum

Redator da Dinamize, Podcaster, jornalista em formação e interessado em tudo que envolve criatividade e produção de conteúdo. Gosta de boa musica, livros e memes.

Veja mais conteúdos do autor

carolina-mulero
Carolina Mulero

Autora, redatora, publicitária, produtora de conteúdo. De tudo um pouco, mas sempre com o mesmo objetivo: trazer informações de maneira humana e orgânica, abordando temas diversos com leveza e é claro, com um toque de excentricidade.

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: