UX: o que é e como aplicar na prática!

uxSerá que o seu site oferece uma boa experiência ao usuário? As informações e botões são acessíveis? O design é responsivo? Essas e outras questões são minimamente pensadas quando se investe em UX, e a responsividade e usabilidade são pontos essenciais em qualquer página na web.

A experiência do usuário deve ser fácil, simples e dinâmica desde o primeiro momento de sua navegação. Os obstáculos durante a jornada do cliente enfraquecem a relação entre marca e consumidor, e as barreiras e dificuldades podem fazer com que ele saia do site, por exemplo.

A forma como os usuários interagem, a acessibilidade dos canais, a personalização e outros aspectos são extremamente importantes — e tudo isso deve convergir em um ponto em comum: ter a experiência do usuário como ponto principal.

Para entender o que é UX e como aplicar esse conceito, acompanhe este post e entenda a importância de garantir uma boa experiência aos usuários!


uxO que significa User Experience?

UX (abreviação de User Experience) é a experiência do usuário. De forma bem direta, é uma estratégia que tem como principal objetivo entregar experiências mais agradáveis aos usuários de qualquer tipo de serviço ou produto digital.

Quem acessa a internet no dia a dia já deve ter passado por dificuldades de navegação em determinadas páginas. Sites que demoram muito para carregar, a falta de botões e opções acessíveis, menus bagunçados e outras dificuldades.

Por mais que pareça algo simples, nem sempre as empresas estão atentas a esses fatores. Dessa forma, o UX é aplicado para garantir que os usuários usem sites, aplicativos, softwares e outros tipos de soluções digitais de maneira mais fluida, sem interrupções, dificuldades ou obstáculos que atrapalhem a sua jornada.

Assim, UX é a solução para que as interações dos usuários com a empresa sejam as melhores — e essa é uma opção recomendada especialmente para empresas que vendem produtos ou serviços online. Afinal de contas, interrupções podem arruinar a jornada de compra do consumidor.

Por outro lado, um usuário que encontra um site personalizado, com informações relevantes na primeira tela, com uma navegação simplificada e que leve em consideração suas necessidades, com toda certeza ficará mais satisfeito.


uxQual a importância da aplicação de UX?

O responsável por entender o comportamento do usuário e realizar melhorias no projeto é o profissional de UX. De maneira geral, é preciso se colocar no lugar do usuário para entender pontos positivos e negativos em relação ao produto ou solução.

Essa é apenas uma metodologia, mas também existem outras alternativas que podem ser aplicadas.

  • Pesquisas com usuários e clientes reais da solução;
  • Entrevistas com a equipe de trabalho;
  • Testes de uso e protótipos;
  • Levantamento de informações e benchmarking de produtos e serviços similares.

A partir das informações e dados coletados será possível ter insights valiosos. A importância de fazer a aplicação de UX está no fato dos usuários buscarem sempre experiências satisfatórias. Nesse sentido, deixar canais mais intuitivos e apostar em formatos que facilite a jornada da persona é fundamental.

A percepção do usuário é o que determina se a sua estratégia será bem recebida ou não. Por isso, é importante mapear quais são as características e necessidades dos usuários e, dessa maneira, entender quais são as suas expectativas.

Dúvidas sobre o layout do seu email marketing?

Baixe o ebook sobre Cores no Email Marketing


uxUX e UI: quais as diferenças:

Provavelmente você também já viu por aí a sigla UI, certo? Então, é melhor entender quais são as diferenças dos conceitos para não confundir.

UI é a sigla para User Interface (Interface do usuário) e está relacionado com o trabalho visual em sites e aplicativos. Ou seja, o UI design guia os usuários durante a navegação para que eles sigam na jornada e possam tomar determinada ação de forma natural.

Em outras palavras, a Interface do Usuário traça um caminho até um CTA, mas sem parecer forçado – de um jeito agradável e que entregue valor.

Se tratando de estratégias digitais, UI e UX devem ser usados juntos para agregar valor e melhorar a experiência do usuários em qualquer etapa da jornada do cliente. A fluidez auxilia para que os visitantes fiquem mais tempo nas páginas, consumam conteúdos e devem guiar até a fidelização.


uxQuais as áreas de UX?

Criar experiências valiosas exige diferentes habilidades, e é por isso que existem diversas áreas. Os profissionais utilizam suas competências em cada segmento para, em conjunto, criar páginas que gerem mais oportunidades de vendas. São elas:

  • UX Research: elabora pesquisas com usuários para identificar comportamentos, necessidades e dores;
  • UX Developer: desenvolve ferramentas e soluções para solucionar as necessidades dos usuários;
  • UX Writing: são especialistas em redação para melhorar a experiência do usuário;
  • Product Design: responsável pela parte visual dos produtos, sites, softwares e aplicativos;
  • UX Strategy: trabalha para melhorar a experiência do usuário de acordo com a estratégia da empresa;
  • Usability Analyst: faz a análise de viabilidade das soluções oferecidas;
  • Information Architect: estrutura todas as informações para facilitar a interação do usuário.

uxComo aplicar os princípios do UX em seu site?

Embora UX e UI sejam mais ligadas ao setor da tecnologia, saiba que as soluções são interessantes a qualquer outro setor — inclusive em estratégias de marketing digital!

Portanto, aprenda alguns princípios de UX e como a aplicação pode ser feita.

  • Arquitetura da informação: estude como as informações estão distribuídas no seu site;
  • Projeto de interação: crie qual será a jornada do usuário dentro do site, as etapas que ele vai seguir e com quais elementos;
  • Wireframes: faça desenhos representativos (sem usar cores e identidade visual) das páginas, indicando onde os elementos ficarão e como serão exibidos aos usuários;
  • Wireflow: crie a jornada do usuário com desenhos das telas;
  • Sitemap: faça um gráfico esquemático com toda a distribuição dos conteúdos e hierarquia das informações.

Depois disso é só começar a fazer as aplicações e testes para conhecer a viabilidade das estratégias. É preciso lembrar que todas as criações UX devem ser feitas com base na visão do usuário e suas necessidades. Todo o layout, botões e demais elementos precisam facilitar a utilização e navegação.

Entender o que é UX e suas aplicações vão ajudar para que seu site, blog e qualquer outra solução digital possa oferecer melhores experiências aos usuários. Dessa forma, há aumento no tráfego, nas conversões e outras vantagens a curto, médio e longo prazo.

Percebeu todos os benefícios que sua marca terá? Para complementar, veja a importância de realizar testes A/B para entender as preferências do seu público!

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!

Mayara Mira

Jornalista, especialista em Marketing Digital e apaixonada por escrita e produção de conteúdo. Acredita que a vida é bem melhor com trilha sonora e tem playlists para todos os momentos da vida.

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: