O que é QR code e como utilizá-lo para vender mais

qr codeA comunicação online é algo pra lá de presente em nossas vidas, seja para trocar mensagens com amigos, interagir com colegas de trabalho ou então para buscar produtos e serviços. Contudo, muitas pessoas ainda preferem visitar espaços físicos para comprar. O QR code é uma das ferramentas que pode ser utilizada para atrair estes consumidores para o digital.

Quer entender tudo sobre QR code e incluí-lo em sua estratégia de marketing? Então, vamos compartilhar:

  • O que é QR code;
  • Qual o benefício de utilizar um QR code;
  • Como gerar um QR code;
  • Onde inserir os QR codes;
  • 4 ações com o auxílio do QR code.

DefiniçãoO que é QR code

QR code (Quick Response code), em bom português, significa código de resposta rápida. Trata-se de um código que pode ser lido através da câmera de celulares. Por isso, quando o usuário aponta o dispositivo para o leitor de QR codes, ele é direcionado para um endereço online.

Quando o usuário entra em contato com algum QR code em materiais físicos da sua marca, ele pode fazer a leitura de conteúdos mais aprofundados sobre os produtos e serviços oferecidos.

O QR code, que é visto como uma espécie de evolução do código de barras, foi criado em 1994 pela empresa japonesa Denso Wave.


qr codeQual o benefício de utilizar um QR code

Você já deve ter visto um QR code, mas talvez nunca tenha pensado em como as marcas podem usar esse código para manter um bom relacionamento com consumidores.

O código ajuda você a obter informações sobre cada consumidor, como número de telefone, email e outras preferências deles. Ou seja, é um tipo de recurso que ajuda você a qualificar a captação de leads.

Se um consumidor acessa sua loja física, mas quer apenas dar uma olhadinha, o QR code pode ser uma alternativa para ele seguir em contato com a sua marca. Basta que ele seja direcionado para uma landing page onde possa informar quais produtos interessam e, é claro, seus dados para contato.

Depois que você consegue obter informações sobre o público, fica mais fácil elaborar as ações de marketing digital certas para estimular o engajamento e vender mais.


Gerando o códigoComo gerar um QR code

Existem alguns geradores gratuitos disponíveis, com diferentes alternativas de personalização. Veja abaixo três dos principais:

QR code no WhatsApp Business

Se você utiliza o WhatsApp Business para divulgar os produtos e serviços da sua empresa, saiba que o aplicativo também disponibiliza um gerador de QR code. Além de divulgar produtos do catálogo, você permite que os consumidores entrem em contato com sua marca para tirar dúvidas sobre os itens disponíveis.

Abra o app e clique em “mais opções” (se você usa iOS, o menu é “Ajustes”); selecione a opção “Ferramentas comerciais” ? “Link curto” e, por fim, clique em “Ver código QR” para baixar o seu.

Gerador de QR code + automação de marketing

As alternativas citadas anteriormente são apenas o ponto de partida para atrair consumidores dos espaços físicos até canais de marketing online.

Com a ajuda do nosso gerador de QR code para landing pages, você cria páginas para atrair novos contatos e pode promovê-las em espaços físicos. A melhor parte é que, depois de atrair os consumidores, você consegue incluí-los em diversas ações de marketing.

Depois que a landing page for criada e publicada na nossa plataforma, é só baixar o QR code!

Download do código para a landing page

Se você já é cliente Dinamize, veja o tutorial para saber como gerar o QR code de uma landing page.


qr codeOnde inserir os QR codes

Assim que gerar o código, é preciso definir em quais locais ele será inserido. Veja então alguns materiais que podem ser utilizados.

Cartões de visitas

Sabe aquele cartão que você compartilha ao participar de reuniões ou eventos? Então, incluir um QR code nele pode ser uma boa ideia! O código pode ser utilizado, por exemplo, para direcionar os clientes em potencial para o site ou outro endereço que os ajude a conhecer melhor sua marca.

Revistas e outras publicações impressas

Seja através de anúncios em revistas de outras marcas ou em uma publicação original da sua marca, os códigos QR facilitam a atração de novos consumidores.

Utilizando códigos QR na loja física

Espaços da loja física

Indispensável para levar consumidores até a sua loja virtual.

Além disso, o QR Code permite que o público comece a receber suas promoções por meio de envios de email, SMS marketing, entre outras ações.

Apresentações comerciais

Sua marca possui uma apresentação comercial? Este tipo de documento permite que você exponha os diferenciais da sua empresa e produtos oferecidos.

É possível incluir na sua apresentação um QR code que complemente a compreensão dos usuários sobre o que estão lendo, seja um conteúdo mais focado nos produtos ou então algo relacionado à trajetória da empresa.


qr code4 ações com o auxílio do QR code

Por fim, veja algumas dicas de ações a partir do momento que os usuários acessam o código.

Comunicação personalizada com base nas informações obtidas

Além da possibilidade de armazenar dados dos consumidores, os QR codes são úteis para tornar segmentar a sua comunicação e, com isso, aproximar sua marca dos interesses dos leads.

Quando um usuário é direcionado para uma página onde deve informar dados para contato, por exemplo, solicite detalhes sobre as preferências de conteúdos dele. Assim, você entende o que é relevante para cada consumidor e torna sua comunicação mais precisa.

Nutrição de leads

Além de se preocupar com ações para captar leads, você deve manter o público envolvido com sua marca.

A nutrição de leads ajuda você a manter os consumidores engajados com a sua marca e, ao longo do tempo, motivá-los a comprar. Ou seja: a nutrição deve considerar todas as etapas da jornada de compra.

Saiba como usar a nutrição de leads para gerar novas vendas

Baixe o ebook Nutrição de Leads

Aumentar as vendas no ecommerce

Criar um ecommerce não é algo simples, mas atrair consumidores até ele também exige esforços! Se você consegue levar os consumidores até páginas na web com a ajuda do QR code, que tal utilizar isso para gerar mais acessos ao seu ecommerce?

QR codes que direcionam o público para o seu espaço de vendas online podem ser utilizados não apenas na loja física, mas em outros espaços que sua marca é promovida.

Fluxos de automação

Os fluxos de automação permitem a estruturação de ações com base na interação dos consumidores com a sua marca. Para que seja possível, basta utilizar uma plataforma de automação de marketing e ter canais como site ou ferramenta de CRM integrados com ela.

Você pode criar automações a partir de formulários de cadastro preenchidos pelos usuários, interações em envios de email marketing, entre outras possibilidades. Um dos principais benefícios dos fluxos de automação é que eles contemplam todos os tipos de consumidores, desde os que acompanham sua marca há pouco tempo até clientes fidelizados.

Quer entender como a automação de marketing facilita a criação de ações personalizadas para cada consumidor? Então, leia:

O que é automação de marketing digital e como fazer

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: