Filtro de spam do Gmail: Veja como ele funciona

DinamizeCapa, Dica, Dicas do Mail2Easy PRO, Mail2EasyPro, Marketing Digital2 Comments

blog.fw-min

filtro de spam do gmail

filtro de spam do gmail: zero spam


O Gmail é o serviço de e-mails que mais cresce em popularidade hoje na internet, e boa parte dos e-mails enviados no mundo passa pela infraestrutura do google, que cada vez mais se sofistica e inova no combate ao spam.



Uma das principais razões das pessoas escolherem o gmail além do espaço gratuito, que é bem grande, é sua incrível habilidade em bloquear spam.

Durante anos, oferecendo um serviço gratuito e permanentemente em beta, a equipe do Gmail pôde ter tempo e apoio para testar e refinar uma inteligência antispam e não meramente um filtro.

Anunciada recentemente como um tipo de  rede neural artificial,  ela é a responsável por detectar “Os Spams verdadeiramente maliciosos“, ou seja aqueles com o real objetivo de lesar e enganar os destinatários.

Sim isso mesmo, tem um robô cuidando da sua caixa de entrada do gmail, claro que ele não é tão ameaçador quanto este, ou este aqui Mas extermina 99% do spam


As noções básicas de funcionamento


Considere o filtro de spam algo com o comportamento de um funil. É um funil inteligente na verdade, pois é composto por um conjunto de regras, fatores e algoritmos que classificam a mensagem entrante como legítima ou não. O alarme de um ou mais desses fatores combinados definirá se a mensagem é de fato um spam.

Veja o gráfico a seguir:

filtro de spam do gmail: funil de filtragem


O caminho do e-mail dentro do filtro de spam


Quando lhe enviam um e-mail no gmail, ele passa pelo funil que você viu aí em cima no exemplo. Se a mensagem passar ilesa pelos critérios de filtragem, ela chega na sua caixa de entrada, caso contrário, ela vai para a pasta de spam. Isso tudo acontece em tempo real logo após você receber a mensagem.

Há outros fatores que a inteligência artificial do filtro leva em conta para avaliar, que vão muito além de um mero filtro de spam. Todos os dados a seu respeito são utilizados.

Para diferenciar os e-mails que os usuários pediram pra receber(opt-in) dos erros de entrega (bounces), o movimento da caixa de entrada é monitorado para otimizar a gestão dos e-mails. Quando você é cliente corporativo dos serviços do google, não apenas usuário comum do gmail, você pode ter acesso ao postmaster do gmail e definir suas regras no funil.

Mas não é só isso:


esse filtro de spam do gmail, nada mal!!


A localização, o idioma, os e-mails lidos e clicados por você, as páginas acessadas quando você está logado, suas buscas no google, vídeos do youtube que você assistiu, geram um perfil de uso que é usado no filtro de spam como critério para definir se o conteúdo é relevante e deve cair na sua caixa de entrada.

Incrível não acha?

Conteúdo relacionado

2 Comments on “Filtro de spam do Gmail: Veja como ele funciona”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *