Por que fazer Black Hat SEO é antiético e prejudicial?

black hat seo

Em um mundo repleto de competitividade, mercados saturados e com uma transformação digital aos nossos pés, é normal querer sair na frente. No entanto, será que vale a pena mesmo empurrar os outros pra trás usando estratégias eticamente questionáveis?

Estratégias antiéticas, como o Black Hat SEO, são um conjunto de técnicas de otimização de sites nos mecanismos de buscas com métodos reprovados pelo próprio Google. Ao invés de serem consideradas “boas práticas de SEO“, essas técnicas seguem um caminho contrário.

Mas por que fazer Black Hat SEO é antiético? E como essas técnicas, que supostamente atingem resultados rápidos, podem prejudicar o seu site?

Bem, nós vamos responder esses questionamentos nesse post. Para entender quais são as práticas desaconselháveis de SEO, continue lendo os próximos tópicos.


blackhat seoO que é Black Hat SEO?

Black Hat SEO é uma série de práticas que vão contra as orientações dos motores de busca, visando rankear no topo das pesquisas e se destacar dentre os sites concorrentes.

À primeira vista, parece interessante, mas cuidado: as técnicas Black Hat SEO burlam o sistema dos buscadores e enganam os algoritmos do Google. Por isso, elas são consideradas práticas completamente questionáveis e antiéticas.

Ao invés de focar em propiciar conteúdos de qualidade e melhorar a experiência do usuário, as técnicas Black Hat buscam apenas chegar ao topo sem nenhum escrúpulo. Os resultados podem chegar rapidamente no início, mas a longo prazo, você terá mais estragos do que ganhos.


blackhat seoBlack Hat x Grey Hat x White Hat SEO

O Black Hat SEO não é a única vertente do SEO que existe. Há outros termos semelhantes usados na Internet. Então, qual a diferença entre eles?

Bom, primeiramente, Black Hat é uma expressão que surgiu devido aos vilões de filmes de faroeste que vestem chapéus pretos. Ou seja, no marketing digital, as essas práticas são as queridas vilãs da história. Agora já dá pra ter uma ideia do que significa White Hat com essa explicação, né?

Mas não se preocupe! A seguir, vamos falar sobre cada uma dessas vertentes para você entender melhor.

Grey Hat SEO

As técnicas de Grey Hat SEO são aquelas que não são nem 8 nem 80. Elas consistem em uma otimização de desempenho que se encontra na zona cinzenta: o site utilizou boas práticas de SEO na maior parte das vezes, mas também fez uso de Black Hat para dar um boost nos resultados.

White Hat SEO

As práticas White Hat SEO são as mocinhas da história. Elas são indicadas pelo Google e focam na experiência do consumidor, entregando conteúdo relevante e dinâmico, adotando um design responsivo e construindo um site cada vez mais saudável.

Black Hat SEO

Como explicamos antes, essas são consideradas as piores técnicas de SEO por serem antiéticas, e dessa forma, podem acabar prejudicando sua estratégia de marketing a longo prazo.


Portanto, veja o porque não se deve fazer essa práticaPor que você não deve fazer Black Hat SEO?

As técnicas de Black Hat SEO podem ser um tiro no pé para marcas e profissionais que desejam se divulgar. Então, veja as principais desvantagens e os malefícios desse tipo de otimização:

  1. Seu site pode ser penalizado e desaparecer dos buscadores: o Google, o Bing e outros mecanismos de busca punem constantemente sites que vão contra suas diretrizes;
  2. Seus resultados serão a curto prazo: os buscadores estão sempre consertando brechas no sistema. Portanto, assim que o Google descobrir as suas táticas antiéticas, ele vai jogar você lá para baixo no ranking novamente;
  3. Proporciona uma experiência do usuário negativa: com essas técnicas, sua audiência terá uma experiência ruim e provavelmente sairá do seu site rapidamente, causando um aumento em suas taxas de rejeição.

Leia também: Google Search Console – Como criar uma conta e usar os principais recursos


As principais técnicas de seo

As principais técnicas de Black Hat SEO

Agora, vamos ver as principais técnicas de otimização que se classificam como Black Hat SEO para que você evite fazê-las e não seja penalizado pelo Google. Confira!

Keyword Stuffing

Keyword Stuffing é uma tática que consiste em utilizar palavras-chave em excesso ao longo do conteúdo para rankear bem no Google. Então, se a densidade da sua palavra-chave for alta demais, o Google pode considerar que seu site está fazendo keyword stuffing.

Procure utilizar técnicas de otimização de palavras-chave aprovadas pelo Google para evitar esse problema. Estudar as boas práticas de SEO é sempre uma boa opção.

Cloaking

O objetivo de técnicas como cloaking é enganar os indexadores. Um site que usa essa estratégia mostra um conteúdo perfeito para os bots e ao mesmo tempo apresenta um conteúdo infeliz aos usuários. Os sábios já diziam: por fora, bela viola, mas por dentro, pão bolorento.

Conteúdo Duplicado

Sabe aqueles sites que copiam totalmente o conteúdo do concorrente? Essa é a chamada tática do conteúdo duplicado.

E não duvide que dar Ctrl C e Ctrl V nos textos alheios vai prejudicar muito o seu desempenho nos buscadores, pois além de ser uma técnica moralmente duvidosa, é passível de punição severa. Não precisamos nem falar que o Google sempre prioriza os conteúdos mais originais e antigos, não é?

Leia também:
Copywriting: como vender mais com produção de conteúdo

Links Pagos

Obter backlinks de páginas de autoridade através de um valor monetário é mais uma estratégia de Black Hat SEO que é mal vista pelo Google. Apesar de ser difícil detectar quando um backlink foi comprado, os buscadores podem descobrir através de uma análise de linkagem em outros sites.

Portanto, lembre-se: faça estratégias de link building limpas e honestas.

Comentários com Spam

Outro método de má índole muito conhecido é a tentativa de conseguir backlinks comentando em blogs com um link para sua página, sem agregar em nada. Sobretudo, se os donos dos blogs marcarem seu comentário como spam com frequência, seu site pode sair prejudicado.

Redirects Enganosos

Redirecionar os usuários para outras páginas também é um truque considerado Black Hat SEO. Contudo essa tática, ao entrar em um site, o usuário é redirecionado para uma página de qualidade baixa. O objetivo do truque é aumentar o tráfego de ambas as páginas, rankeando-as no topo das pesquisas.

É possível aumentar o tráfego de um site através de inúmeras estratégias muito mais corretas, como por meio de divulgação em redes sociais como o Pinterest ou utilizando mídia paga online.


Já sei o que não fazer… Agora, o que fazer?

Se você chegou até aqui, então já sabe das práticas que devem ser evitadas a todo custo quando se fala em otimização. Portanto, o próximo passo é saber o que você deve fazer para ser bem visto pelo Google.

Por esse motivo, nós recomendamos a leitura desse artigo:
SEO – O que é e por onde começar?

Gostou do conteúdo? Continue ligado nas próximas novidades!


Referências:

Black Hat SEO: What it Is and Why You Should Avoid it

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: