Pós-venda com automação de marketing: como fazer?

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Captação de leads e venda são importantes, mas você possui processos de pós-venda bem estruturados? Você sabia que suas ações de pós-venda podem ser executadas de forma mais efetiva com o auxílio de ferramentas de automação de marketing?

O processo de pós-venda consiste em acompanhar os clientes a partir do momento que realizam uma compra, oferecendo novas oportunidades de engajamento com sua marca.

Não deixe que as pessoas adquiram algum dos seus produtos e simplesmente esqueçam da sua marca.

Veja abaixo algumas sugestões de como estruturar suas estratégias de pós-venda com automação de marketing!


Ofereça soluções para as dificuldades dos clientes

Crie pesquisas para divulgar entre os seus clientes. A partir das respostas deles, você conta com informações que podem ser utilizadas para aplicar melhorias em seus serviços.

Em sua maioria, os clientes possuem sugestões para qualificar os seus serviços, gerando maior satisfação por parte do público.

Existem algumas formas de ajudar seus clientes de forma simples, utilizando canais como os apresentados abaixo:

  • FAQ;
  • Blog;
  • Materiais educativos em PDF;
  • Treinamentos online (youtube / IGTV).

Os canais utilizados para oferecer as orientações ao seus clientes podem variar de acordo com a complexidade dos recursos que seu serviço disponibiliza.

Esses espaços podem fazer com que os seus clientes fiquem mais satisfeitos ao utilizar seus produtos. Sempre que eles contam com alguma dúvida ela é solucionada rapidamente acessando o site da sua empresa ou suas redes sociais.


Fluxos de automação para relacionamento

A criação de fluxos de automação de marketing digital pode auxiliar a manter um relacionamento frequente com os seus clientes. Por vezes, pode ser mais fácil trabalhar na fidelização de quem já utiliza (ou utilizou) seus serviços do que dedicar mais tempo trabalhando na geração e conversão de leads.


Email marketing e SMS

Contato com o cliente para obter informações sobre a compra que foi realizada. Ouvir os pontos positivos e negativos do processo de compra e utilização do produto pode ajudar a definir mudanças para aprimorar a experiência dos próximos clientes (e dos que forem fidelizados).

Você também pode manter os clientes informados sobre todas as novidades na sua empresa. Isso pode incluir eventos que próximos da cidade deles, atualizações no produto que adquiriram, novos itens disponíveis na sua loja, convite para webinars, entre outros.


Envios de aniversário

Podem ser criados fluxos que considerem datas especiais, como aniversário dos clientes ou então a data da primeira compra realizada por ele. Envios como esses podem oferecer algum tipo de benefício, para incentivar o cliente a fazer uma nova compra.


Mantenha os dados dos seus clientes atualizados

Ferramentas de automação de marketing possibilitam a criação de campos, que podem ser utilizados para gerenciar informações sobre as pessoas presentes na sua base.

São exemplos de campos: nome, email, telefone e cidade.

Criando esses campos, é possível usar como segmento os clientes que já adquiriram algum produto. Assim, você fazer um envios que sejam relevantes apenas para quem já possui determinado item.

O mesmo vale para dados como a localização dos clientes.

Vamos supor que você vai fazer um evento na cidade de São Paulo e você precisa divulgar esse evento, para conseguir o maior número de participantes.

Porém, você possui clientes em todo o Brasil. Por isso, pode ser mais útil para você segmentar seus contatos de acordo com a região deles.

Existem outros tipos de campos que podem ser utilizados para gerenciar melhor a sua base de clientes. Disponibilize espaços como formulários, para que as pessoas possam atualizar as suas informações.

Também é possível criar fluxos de automação para que, de acordo com determinadas interações dos clientes, eles tenham suas informações atualizadas.

Veja alguns exemplos:


Navegação no site

A partir de ferramentas de automação de marketing, é possível organizar diversas ações integradas com sites.

Considerando as páginas que uma pessoa pode navegar em seu site, por exemplo, você pode nutrir os clientes com dados que correspondam ao conteúdo acessado.

Como falamos anteriormente, a criação de campos pode ajudar no gerenciamento desses dados. Criando um campo do tipo “produto de interesse”, por exemplo, você consegue controlar quais itens se encaixam nos interesses dos clientes.

Ou seja: sempre que um cliente navegar em uma página relacionada ao produto X, inserir este produto X no campo referente aos seus interesses. A partir dessa informação, você pode organizar outras ações relevantes para quem se interessa pelo item especificado.

Outra opção é verificar os produtos abandonados no carrinho do seu site. Você pode definir um tempo específico como regra e, assim que um produto atingir determinado período no carrinho, enviar ao cliente um email notificando-o de que ele não finalizou a compra.


Interação em envios de email marketing

Sempre insira links em suas peças de email. Sejam eles direcionados para suas redes sociais ou para locais específicos do site, os links fazem com que o usuário permaneça um período maior consumindo conteúdo da sua marca.

A partir dos relatórios de envios de email marketing, você pode verificar quais são os links que possuem maior clique. Através dos fluxos de automação, podem ser feitas ações com base nesses cliques.

Sabendo quais tipos de conteúdos interessam mais para os contatos, você perde menos tempo produzindo e divulgando materiais que não geram engajamento. Além disso, você qualifica a segmentação de contatos e suas ações de marketing serão ainda mais direcionadas.

Dica: além de se atentar ao conteúdo apresentado nos links, verifique também em que local da peça de email os links com mais clique foram inseridos. Isso vai ajudar na composição das próximas peças.


Importância do CRM

O CRM, abreviação de Customer Relationship Management, consiste em gerenciar o relacionamento com seus clientes de forma efetiva. Combinar a utilização de plataformas de CRM com automação de marketing para pós-venda possibilita a aproximação dos times de vendas e marketing.

Com os dados mantidos no CRM, é possível saber quais assuntos interessam aos clientes. Informações como quais produtos foram adquiridos anteriormente, áreas de interesse, data da última compra, entre outras especificações.

Integrando esse serviço com ferramentas de automação de marketing, você pode criar ações efetivas para fidelizar o público.


Conclusão

Conhecendo os interesses dos seus clientes, você pode criar ações para mantê-los interessados em sua marca. Esse acompanhamento aos seus clientes pode, além de gerar engajamento, fazer com que eles passem a indicar sua marca para outras pessoas, gerando novas vendas.

Estruture sua estratégia de pós-venda com automação de marketing e possibilite aos seus clientes uma experiência maior com sua marca. A partir de interações como as apresentadas acima, você pode engajar ainda mais seus seguidores.

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Autor: Eduardo Brum – Redator

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Referências:
http://globalad.com.br/blog/automacao-de-marketing-no-pos-vendas/
https://neilpatel.com/blog/after-sale-success/
https://digitalmarketinginstitute.com/en-gb/blog/how-the-digital-age-is-transforming-the-sales-process
https://www.salesforce.com/br/blog/2018/Janeiro/Pos-venda-o-que-e-e-como-fazer.html

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