O que é BSC (Balance Scorecard) e por que ele importa para o futuro da sua empresa?

Por Capa, Dicas, Marketing Digital

Balance Scorecard

Balance ScorecardTodo empreendedor se preocupa com o futuro do negócio em algum grau e provavelmente se pergunta para onde deve levar a empresa. Esses questionamentos são naturais, afinal, todos só querem o melhor para seu empreendimento. Contudo, é preciso se planejar a longo prazo para chegar aonde você quer chegar.

O conceito de Balance Scorecard foi feito justamente para auxiliar os empreendedores na definição de metas, objetivos ou então iniciativas futuras. Para que você possa concretizar a visão e o propósito da sua empresa, é preciso pensar no “agora”, mas também no “depois”. Até porque o futuro se faz com o presente, não é?

Para entender melhor como esse método funciona, vamos explicar seus principais pontos nesse artigo. Portanto, continue lendo para saber:

  • O que é o Balance Scorecard;
  • Quais os benefícios desse conceito estratégico;
  • As 4 perspectivas do Balance Scorecard;
  • Como fazer um mapa estratégico de Balance Scorecard.

Acompanhe!


Balance ScorecardO que é o Balance Scorecard?

O Balance Scorecard (BSC) é um método de gerenciamento estratégico de empresas. O seu objetivo é ajudar as equipes e gestores a planejar projetos e metas a longo prazo, pensando no sucesso e na saúde do negócio. Ou seja: com ele, você pode mensurar o progresso da empresa em direção a esses objetivos futuros a partir de indicadores e métricas.

Primeiro, o gestor deve estabelecer os objetivos, definir os indicadores que irão medir o desempenho da empresa, colocar em prática as iniciativas para chegar nos resultados desejados e, por último, melhorar as métricas.

Em resumo, o conceito de BSC envolve os seguintes pontos:


Balance ScorecardQuais os benefícios desse conceito estratégico?

Como método de crescimento e de planejamento estratégico, o Balance Scorecard proporciona diversos benefícios para as empresas. É fato que o BSC gera mais resultados e mais segurança quanto ao futuro de um negócio. Mas ele tem ainda mais vantagens, como:

  • Ajuda a colocar em prática os planos de ação e projetos;
  • Auxilia na mensuração e análise de resultados;
  • Melhora o desempenho e crescimento da empresa;
  • Aprimora a comunicação interna;
  • Contribui com a cultura do aprendizado.

A análise dos dados é fundamental para entender o desempenho do negócio e distinguir o que está dando certo do que está dando errado. O BSC também permite uma certa flexibilidade, já que, muitas vezes, é necessário ajustar ou mudar as iniciativas que não estão gerando frutos.


Balance ScorecardAs 4 perspectivas do Balance Scorecard

Os professores Kaplan e Norton, criadores do Balance Scorecard, propuseram que a mensuração dos resultados das empresas fosse feita sobre 4 perspectivas estratégicas: financeira, de clientes, de processos internos e de aprendizado. Veja então o que cada uma delas representa.

Perspectiva Financeira

Aqui, na perspectiva financeira, questões essenciais que envolvem lucratividade e retorno financeiro são discutidas. Você pode definir objetivos estratégicos financeiros para serem alcançados daqui a 3, 5, 10 anos e assim vai. Veja alguns exemplos:

  • Estabilizar os fluxos de caixa, reduzindo o tempo de fechamento;
  • Alcançar um faturamento de 30% sobre o dinheiro investido;
  • Aumentar as fontes de receita através da abertura de uma nova plataforma online da loja (ecommerce, Instagram Shopping).

Perspectiva de Clientes

Essa perspectiva do BSC é voltada para os clientes, pois eles devem ser o centro das decisões da empresa. Afinal, não adianta focar nos objetivos internos e financeiros se o consumidor não está satisfeito. É preciso garantir que o seu negócio aumente o marketshare com o passar dos anos, além, é claro, da sua quantidade de clientes.

Para isso, você deve centralizar seus esforços em resolver o problema do cliente. Se seu produto ou serviço não está fazendo a diferença na vida dele, então algo está errado.

Veja alguns objetivos estratégicos que você pode criar:

Perspectiva de Processos Internos

A perspectiva de processos internos do Balance Scorecard visa identificar falhas e gargalos nos processos internos da empresa, com o propósito de melhorá-los. Novos processos também podem ser criados para que os novos objetivos e metas sejam alcançados com mais facilidade.

Também é fundamental pensar nessa otimização com foco nas necessidades do cliente. Veja alguns exemplos de objetivos estratégicos dessa fase:

  • Ter um atendimento ao cliente mais rápido e prático;
  • Desenvolver um produto novo;
  • Reduzir o ciclo de produção em 20%.

Perspectiva de Aprendizado e Crescimento

A quarta e última perspectiva do BSC (Balance Scorecard) está relacionada ao conhecimento e autoridade da empresa. Aqui, você deve planejar objetivos e metas para que os colaboradores aprendam e adquiram novos conhecimentos continuamente de modo que eles possam continuar atuando na empresa daqui a 10 anos, por exemplo.

Isso vai trazer mais crescimento e autoridade para o seu negócio, fazendo com que ele se desenvolva. Além disso, é importante trabalhar o clima organizacional, a motivação dos profissionais, a saúde mental, entre outros fatores. Veja abaixo exemplos de objetivos da perspectiva de aprendizado e crescimento:

  • Incorporar a cultura da qualidade na rotina dos colaboradores;
  • Capacitar os colaboradores com treinos personalizados;
  • Criar eventos de confraternização entre os times e equipes.

Como fazer um mapa estratégico de Balance Scorecard?

O resultado final de toda a atividade deve ser uma espécie de quadro resumo, como um mapa estratégico do Balance Scorecard. É possível dividir o mapa em 4 faixas, cada uma referente a uma das 4 perspectivas.

Depois que dividir, especifique as iniciativas que serão tomadas em cada faixa e defina as métricas. Vale lembrar que a finalidade não é fazer você parar de executar suas tarefas no momento, mas sim pensar e planejar suas iniciativas a longo prazo, mesmo enquanto trabalha para atingir os objetivos de curto prazo.

Por fim, o mapa estratégico do Balance Scorecard vai ajudar sua empresa a crescer e a visualizar melhor o que precisa ser feito para alcançar as metas do futuro. Dessa maneira, os resultados e frutos dos seus esforços chegarão mais rápido.

Gostou? Então, leia também:

Como contratar um expert digital para sua empresa?

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!