Como contratar um expert digital para sua empresa?

Por Capa, Dicas, Marketing Digital

expert digital

expert digital

Qualquer empresa precisa de um expert em marketing digital nos tempos atuais. Seja você uma marca que possui loja física ou não, seja você um profissional liberal ou não, estar inserido no mundo digital é indispensável para conseguir bons resultados.

Afinal, você não quer ficar pra trás dos seus concorrentes, não é? Segundo pesquisas, 97% das empresas que aderiram ao movimento de transformação digital obtiveram melhorias na experiência do cliente e 55% dos empreendedores afirmaram que suas receitas subiram.

É evidente que contratar um expert digital é pré-requisito para o sucesso. Mas a pergunta é: como fazer isso? E quais são as áreas onde esse profissional pode atuar? Nós vamos ver tudo isso nesse post!

Acompanhe os próximos tópicos:

  • O que um expert digital faz?
  • Como contratar um expert em marketing digital?
  • Por que você deve ter um setor com pelo menos um desses profissionais?

Vem com a gente!


expert digitalO que um expert digital faz?

Um expert em marketing digital é responsável por diversas áreas que envolvem a divulgação da sua empresa no meio online. É claro que cada tipo de profissional possui sua especialidade. Quanto maior for a sua empresa, mais interessante é ter um tipo de especialista para cada coisa. Contudo, se você ainda é pequeno, pode contratar profissionais mais “generalistas”.

Veja quais podem ser algumas funções do expert digital:

Em resumo, esses profissionais devem ter tanto habilidades técnicas quanto criativas para criar campanhas e conteúdos que gerem resultados. Ter uma boa escrita, noções de design e de estética, além de contar com conhecimentos analíticos e estratégicos são características essenciais que todo expert digital precisa ter.


expert digitalComo contratar um expert em marketing digital?

Para contratar um bom profissional de marketing digital, você precisa estar nos canais e nos lugares certos, além de planejar uma série de perguntas que testem os conhecimentos de cada candidato. Vamos ver um passo a passo abaixo!

1. Entenda qual a sua necessidade

Primeiro de tudo: você precisa ter uma ideia das necessidades da sua empresa antes de definir que tipo de profissional contratar. Nem todas as marcas precisam firmar parcerias com influenciadores, por exemplo. Nesse caso, esse segmento já fica de fora.

Além disso, você deve avaliar se precisa de um candidato com menos ou mais experiência. Se sua empresa é muito pequena, talvez valha mais a pena investir em estagiários. Mas se você precisa de profissionais muito experientes, contrate analistas ou gestores.

2. Divulgue a vaga nos lugares certos

O segundo passo é divulgar a sua vaga nos lugares onde você acha que pode encontrar as pessoas certas. Os profissionais de marketing digital geralmente se encontram muito mais no meio digital. Portanto, procure divulgar em grupos do Facebook, no LinkedIn ou em sites de vagas.

O velho boca a boca também não é má ideia. Até mesmo porque é sempre bom entrevistar candidatos que foram indicados por pessoas de confiança. Então, pergunte para seus amigos e colaboradores se eles também conhecem alguém que pode se encaixar na vaga.

3. Analise as redes sociais do candidato

Antes de marcar a entrevista, que tal analisar as redes sociais do expert digital que vai participar da entrevista? Dê uma checada em seu perfil no Facebook e no Instagram. Avalie como funciona a presença digital dele.

O Linkedin também é ótimo para uma análise, já que ali o candidato fala sobre suas experiências anteriores, adiciona cursos e qualificações e recebe recomendações de colegas.

4. Busque entender seus valores e princípios

Na hora da entrevista, você tente entender quais são os valores e as crenças do candidato. Há muitas empresas que realizam testes de personalidade antes da entrevista, então se você gosta desse método também pode aplicá-lo.

O entendimento dos valores e dos comportamentos dos profissionais é importante para que você veja se ele se encaixa na cultura da empresa. Por exemplo, não adianta nada ter um profissional super qualificado em uma empresa com cultura colaborativa se ele próprio não é colaborativo e prefere trabalhar sozinho.

Os valores do colaborador e da empresa sempre devem estar alinhados. Do contrário, podem haver problemas de adaptação, causando atritos, falta de produtividade, entre outros.

Leia também: Conheça 3 gerenciadores de tarefas grátis

5. Aplique testes

Como o trabalho do expert digital é muito prático, envolvendo análise de métricas, criação de campanhas e de estratégia, você pode aplicar um teste, como se fosse um exercício prático.

Muitos entrevistadores enviam os testes por email depois da entrevista e pedem para que o candidato faça até um determinado prazo. Porém, você também pode aplicar na hora. Entrevistas em grupo, por exemplo, geralmente exigem que os candidatos façam algum exercício.


Por que você deve ter um setor com pelo menos um expert digital?

expert digital

É normal que no início de um empreendimento, o empreendedor queira fazer tudo sozinho. Mas quando uma empresa cresce, é impossível dar conta de todas as tarefas. E o marketing não pode ser deixado de lado. Ele é parte essencial de uma empresa e é por conta dele que muitas marcas crescem.

Alguns donos de negócios acreditam que só porque eles sabem usar as redes sociais, eles podem se virar com o marketing. Mas isso é um grande engano! Para ter sucesso no digital, é preciso ter a ajuda de um especialista que realmente estuda sobre isso e que tem uma aptidão natural.

Afinal, esses profissionais saberão usar a persuasão, os recursos da estética e as melhores estratégias digitais para ajudar sua empresa a crescer. Isso não é algo que se aprende sem estudo e prática.

Então, no fim das contas, tudo isso vai economizar tempo e dinheiro, permitindo que você se concentre em outras coisas. E pode ter certeza que seu ROI também vai aumentar.

E aí, esse conteúdo foi útil? Então, leia também:
Marketing B2B: o que é e como aplicá-lo no seu negócio