Quais elementos de conversão devem estar presentes na página de um site?

quais elementos de conversão devem estar prestes na página de um siteO que adianta ter um site com boa otimização em SEO, alto custo de campanhas de propagandas pagas nas plataformas digitais para gerar um bom tráfego, se você não sabe quais elementos de conversão devem estar presentes em sua plataforma? A necessidade de converter tráfego em leads é cada vez mais necessária, mas como fazer isso após a criação do site.

Uma das tarefas mais complicadas para emplacar seu serviço é fazer com que seus visitantes se transformem em clientes. Não existe uma fórmula certa que funciona para todos os nichos, mas podemos que nos atentar a pontos básicos na hora de pensar em converter seu público-alvo.

Vem com a gente!

conteúdo de qualidadeConteúdo de qualidade

Não tem como fugir. O ponto mais básico de sua página sempre será o conteúdo. A partir desse contexto, além de gerar todo o processo conhecido como “funil de vendas”, você gerará também a identidade de sua marca e todo o processo de autoridade em seu nicho. Então, se você está pensando em qual elemento deve estar presente em sua página, saiba que conteúdo de qualidade é a base de tudo!

Já pensou em acessar um site que não te passa confiança no que está escrito? É a mesma coisa do que entrar em uma sala de cirurgia e o cirurgião estar sem máscara, de bermuda e chinelo… Provavelmente você irá julgar aquilo com desconfiança, algo totalmente inadequado e longe do que você esperava.

O conteúdo é uma das melhores maneiras de aproximar seu tráfego até convertê-lo! Trabalhe as dores, experiências e vontades de sua persona. Isso será significativo em números de conversão, pode ter certeza!

imagem ligada a dor e ao produto oferecidoImagem ligada a dor do cliente e ao produto oferecido

Uma imagem ainda continua falando mais que mil palavras e não estamos sendo contraditórios. O grande ponto aqui é que as imagens complementam as palavras, e por mais que o texto seja importante o poder visual não deve ser desprezado.

Você deve sempre se preocupar em se comunicar com seus visitantes de diferentes maneiras. Há pessoas que preferem ler um texto, outros preferem ver imagens e outros gostam de assistir vídeos. Por isso, invista nessas formas de comunicação, intercalando com equilíbrio.

Escolha imagens que representem as aflições, dores e desejos de seu público-alvo.

Lembre-se: o conteúdo de texto pode ser o fator decisivo para fechar a compra, mas as imagens são essenciais para chamar a atenção e fazer com que eles fiquem com desejo de entrar e navegar no seu site.

conversão em vídeoConversão em vídeo

Nada cresce tanto na internet quanto os vídeos. Às vezes vídeo de 45 segundos pode gerar mais vendas do que diversas estratégias e meios de captação.

O boom dos vídeos também está sendo notório através do pouco dinheiro investido na hora de criar um bom vídeo. Uma câmera – inclusive de celular – criatividade e um bom roteiro é tudo que você precisa!

Mas fique atento, não adianta ter uma boa arma se não se sabe usar. Indicamos que você busque informações e se instrua sobre as melhores maneiras de se criar vídeos que converta seu público-alvo em grandes clientes.

Opte por dedicar a algumas horas de estudos ou a contratar uma empresa especializada em produção de vídeos.

Um ponto importante nos vídeos é sempre se lembrar de criar vídeos curtos, com no máximo 2 minutos. Colocar chamadas para ação também pode ser útil, pois elas incentivam os usuários a tomarem alguma atitude após assistirem o vídeo.

Mas não se esqueça, um vídeo em sua página principal de captura fará total diferença!

copywriting é fundamentalCopywriting é fundamental

As copys são um sucesso! Entender seus clientes a partir das experiências de vida dos mesmo é fundamental. Juntando essa prática com alguns gatilhos, como escassez e emergência, você terá muito mais chance de ter sucesso em suas estratégias.

Me imagino quantas vezes nós mesmos não caímos em práticas de copywriting espalhadas pelo mundo globalizado. Seja com o locutor do supermercado, nas propagandas promocionais da televisão ou mesmo em anúncios no Facebook e landing pages. Estude copywriting ou pague alguém para fazer esse serviço, porque mexer com as dores dos usuários é algo muito delicado e poderoso ao mesmo tempo, portanto, faça direito.

ctaCTA

Sabe aquele tempero essencial na hora de dar o toque final na comida? As chamadas de ação são tidas da mesma maneira em uma landing page. Agora fique atento! Todo e qualquer exagero te levará a estragar sua plataforma na hora da captura. Busque fazer o uso das CTA de forma maneirada. Porém, não deixe de fazê-las. Isso ajudará bastante na hora de converter.

Você precisará de alguma ferramenta de métrica para medir qual CTA converte mais em ações dentro do seu site e nicho. Comentar nas mídias sociais? Compartilhar? Indicar outro artigo ou enviar diretamente para a página de pagamento do produto ou serviço? Provavelmente você não encontrará essa resposta de primeiro momento, mas as CTA são fundamentais, como elementos de conversão em seu site.

clareza e especificidade para converterClareza e especificidade para converter

Quanto mais voltas você dá para chegar ao destino final, menos resultado terá. Com a quantidade de farsantes na internet, qualquer conteúdo em excesso ou promessa exagerada pode gerar uma desconfiança sobre seus produtos e serviços. Tente ser o mais direto possível.

Seja na maneira de descrever seu produto ou na especificação para que ele serve. Quanto mais clareza for exposta, maior será sua resposta em conversões. Foque nos benefícios que seu produto irá trazer para o cliente ao invés de discorrer sobre aspectos técnicos do produto, por exemplo.

Não ache que as melhores estratégias são conteúdos e páginas que criam um labirinto. Ser direto tanto no diálogo como na navegação do site pode facilitar a compra, a experiência de seu usuário e a diminuição da suspeita sobre seu serviço oferecido.

Fique atento na usabilidade de seu site! Toda experiência do usuário, seja no momento antes da venda, durante a venda e no pós-venda, será levado em conta na hora da expansão do seu retorno econômico.

pop-upsPop-ups para captação de Leads

Um formulário de informações a serem preenchidos por aqueles usuários mais interessados é fundamental. Ninguém fará isso melhor do que pop-ups. O público-alvo que deixar suas informações e aceitar os termos de captura, vira automaticamente seu lead e te dá a possibilidade de ser trabalhado até o momento de compra.

Não se esqueça! Capturar os dados de seu tráfego é muito importante. A partir disso, será possível trabalhar diversos canais de marketing digital, como o próprio Email Marketing. Todos os espaços de venda, se possível, deve ser aproveitados pela sua empresa. Isso só trará crescimento ao seu negócio.

Conclusão

Acredito que conseguimos mostrar a importância de se usar alguns elementos base para aumentar a conversão de seu site. Veja os principais pontos tratados no artigo:

  • O conteúdo de qualidade se mostra como uma questão imprescindível nessa tarefa.
  • Use vídeos, a certeza de um melhor resultado de captação e conversão é evidente.
  • Seja direto na hora de explicar seus serviços e produtos, a confiança de consumir seu produto só aumentará por parte de seu público-alvo.
  • As copys devem ser usadas de maneiras inteligentes e nos momentos certos.
  • CTA ainda são necessárias na hora de expandir e converter seus negócios em vendas.
  • O uso de pop-ups para a captação de leads te levará a um maior sucesso.

 

Caio Nogueira

Apaixonado por novas tecnologias e pelo desafio de criar soluções na internet que sejam interativas e amigáveis, é co-fundador e desenvolvedor de sites WordPress na empresa UpSites Digital.

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