Blog

Descubra como criar uma estratégia de e-mail marketing para o YouTube

e-mail marketing youtube

O conteúdo é vídeo é uma das principais tendências dos últimos anos, e esse formato ainda continuará em alta por muito tempo. Os internautas já sabem que é bem mais prático e rápido se informar por meio de vídeos.

Um relatório da empresa Wyzowl mostra que 79% dos consumidores se sentiram convencidas a efetuar uma compra após assistir um vídeo — e 96% viram um vídeo explicativo para entender mais sobre determinado produto ou serviço. Portanto, esses dados mostram o quanto esse formato de conteúdo tem poder dentro de uma estratégia de vendas.

Diante de todo esse horizonte de possibilidades que o vídeo marketing oferece, outra estratégia pode ser usada para ter ainda mais impacto: o e-mail marketing.

Sendo assim, venha descobrir como você pode criar uma estratégia de e-mail marketing para o YouTube.


e-mail marketing youtubeO YouTube como um negócio

Uma vez que o consumo de conteúdos em vídeo só aumenta, por que não usar o YouTube como uma ferramenta para atrair mais e mais clientes até o seu negócio?

Muitas empresas já sabem o potencial da plataforma há bastante tempo e seguem criando conteúdos exclusivos para o YouTube. Não é tão difícil encontrar marcas que investem pesado em vídeos, e isso também não é à toa.

Afinal, se as pessoas estão buscando por mais conteúdos em vídeo na web por serem mais fáceis de compreender e mais rápidos para consumir, o que prova que esse é um investimento que vale muito a pena — além de ter um alto engajamento e melhor custo-benefício.

Portanto, juntar o conteúdo em vídeo no YouTube com e-mail marketing é uma cartada e tanto para sua estratégia. Assim, você pode produzir vídeos para atrair potenciais clientes e, com isso, direcioná-los a uma landing page ou para o seu site a fim de que os usuários forneçam seus endereços de e-mail.

Você provavelmente deve conhecer muitos YouTubers que vivem bem somente com a monetização de seus conteúdos. Dessa forma, além de ser uma ferramenta para atrair mais leads até o seu funil de vendas, a criação de vídeos também pode ser bastante lucrativa para a sua marca.


e-mail marketing youtubeConteúdos que podem ser produzidos no YouTube

É possível encontrar qualquer tipo de conteúdo no YouTube. A plataforma evoluiu tanto que existe até programa para membros de canais. A partir do Channel Memberships os canais podem criar conteúdos fechados e exclusivos somente para seguidores que pagam para acessá-los, além de ter muitas outras vantagens.

No entanto, existe uma enorme gama de vídeos que podem ser criados, sendo um canal aberto ou conteúdos fechados para membros.

  • Resenhas de produtos ou serviços
  • Tutoriais
  • Entrevistas
  • Cases de sucesso
  • Vídeos de dicas
  • Vídeos de bastidores
  • Perguntas e respostas
  • Apresentação de novos produtos
  • Parcerias com influencers

Em suma, o YouTube é um espaço infinito que possibilita a abordagem de diversos temas. Contudo, se a sua estratégia ainda não foca adequadamente na plataforma, você está desperdiçando uma grande oportunidade.

O Inbound Marketing também pode utilizar vídeos no YouTube para atrair mais leads!

Caso o seu canal tenha uma boa visibilidade, as chances de aumentar suas conversões são ainda maiores. Então, por que desperdiçar essa oportunidade?


e-mail marketing youtubeDestaque seus conteúdos na web com técnicas de SEO

A otimização SEO é importante em qualquer tipo de conteúdo. É impossível não adotar essas técnicas se você quer que a sua marca seja encontrada na internet. Desse modo, no YouTube não seria diferente. Inclusive, um estudo da SEMrush destacou que os vídeos têm 53 vezes mais chances de aparecerem entre os primeiros resultados nos buscadores.

Ao realizar qualquer busca no Google já se nota a diversidade de formatos de conteúdos. Dependendo do assunto, aparecem blogposts, PDFs e, claro, vídeos. Isso mostra a importância de investir em SEO para o YouTube. Nesse sentido, é essencial otimizar seus vídeos.


e-mail marketing youtubeE-mail marketing para o YouTube

Muitas empresas conseguem se destacar por meio do YouTube. Então, se a plataforma de vídeos é atrativa, o melhor a se fazer é utilizá-la para surpreender o público e ainda colocá-lo no seu funil de vendas.

Os usuários que acessam o YouTube e fazem login com a conta Google naturalmente têm um e-mail. Ou seja, qualquer canal na plataforma tem uma lista de assinantes — e são essas mesmas pessoas que possivelmente estariam inscritas na sua lista de assinatura de e-mails.

Portanto, por que você ainda não está aproveitando a chance de convidar os inscritos do YouTube para receberem seus e-mails? É possível até mesmo usar o disparo de e-mails para alertar sobre novos conteúdos publicados no YouTube.

Dessa forma, aproveite a visibilidade que o vídeo marketing proporciona e passe a se aprofundar mais na estratégia deste canal. Outras redes sociais sempre foram muito usadas para atrair leads, entre elas Facebook, Instagram e outras. Entretanto, nem sempre o YouTube é incluído nisso.


e-mail marketing youtubeComo ter êxito nessa estratégia

Os resultados de trabalhar com e-mail marketing e YouTube são bem surpreendentes. Aumentar a lista de assinantes não é algo que acontece do dia para a noite, mas esse esforço vale muito a pena.

Existem diversos fatores que precisam ser considerados para que os vídeos sejam realmente interessantes. Além do conteúdo ser relevante para a persona, a qualidade da imagem e áudio, o roteiro, a montagem e outros pontos são essenciais. A qualidade é algo imprescindível e o vídeo deve prender a atenção do expectador do início ao fim.

Depois que a sua estratégia no YouTube começa a dar certo fica mais fácil guiar a audiência para outros canais, entre eles para seu site — onde os usuários podem ser convertidos. A ferramenta de vídeos tem enorme potencial e os espectadores costumam ser engajados.

Utilizar o e-mail marketing e o YouTube em conjunto é uma tática que torna mais fácil a construção de um público fiel. Os benefícios são notados a médio e longo prazo, sobretudo quanto ao incentivo de fazer os espectadores se inscreverem na sua lista para aumentar o engajamento.

A automação de e-mail é uma torna sua estratégia mais eficaz e melhora muito os resultados de suas campanhas. Conheça o Dinamize Mail e descubra todas funcionalidades para deixar suas ações de e-mail marketing mais poderosas!

Email marketing que gera resultados: conheça o
Dinamize Mail!

Conheça agora

Mayara Mira

Jornalista, especialista em Marketing Digital e apaixonada por escrita e produção de conteúdo. Acredita que a vida é bem melhor com trilha sonora e tem playlists para todos os momentos da vida.

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Mas e aí, este post ajudou você? Então, leia também: