Crie um relacionamento com seus clientes através da Dinamize

Por Capa, Dinamize Automation, Geração de Leads, Inbound Marketing

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relacionamento clientesTer um relacionamento qualificado com clientes é essencial para fidelizá-los, e uma ferramenta de automação de marketing facilita isso. A construção desse relacionamento antes do lead se tornar um cliente também deve ser considerada, pois essa relação precisa começar desde o primeiro contato.

Defina réguas de conteúdo para criar envios automáticos para os leads de acordo com cada etapa da jornada de compra em que eles se encontram. Por isso, antes de iniciarmos a criação dessas réguas e desenvolvimento das comunicações, é muito importante entendermos em qual etapa da jornada de compra cada lead está.

Nesse post, você irá entender:

  • Identificação da etapa de cada contato;
  • Como estabelecer uma comunicação a partir do primeiro contato do lead.

relacionamento clientesIdentificando a etapa de cada contato

Nem todos os leads estão prontos para realizar uma venda. Na maioria das vezes, eles podem apenas querer conhecer ou tirar dúvidas sobre algum tipo de serviço ou produto. Desta forma, é necessário que ele passe a receber conteúdos focados em responder essas dúvidas, ajudá-lo a entender melhor determinado assunto.

Quando um usuário realiza o primeiro contato com a sua empresa, ele está na etapa de “aprendizado e descoberta”. Ele ainda não sabe ou não tem certeza de que possui um problema ou necessidade, e é exatamente por isso que deve receber conteúdos que despertem o seu interesse, explicando assuntos relacionados aos produtos ou serviços disponibilizados.

Depois que ocorre o primeiro contato, é necessário acompanhar a jornada desses leads, analisando suas interações e criando ações baseadas nelas.

Logo, o caminho que um cliente em potencial irá percorrer precisa estar bem definido para que, no final, ele esteja pronto para comprar.

Em nossa plataforma, o funil de vendas indicará quantos visitantes, contatos, oportunidades e clientes você tem no mês. Abaixo, segue uma breve explicação sobre cada uma dessas etapas do funil.

Visitantes

A partir da integração com o Google Analytics, você conseguirá consultar a quantidade de visitantes do seu site diretamente em nossa plataforma.

Contatos

São todos os visitantes que se converteram em algum de seus formulários. A partir desse cadastro, conseguimos saber quem são eles e já iniciar um relacionamento com eles, definindo uma estratégia de nutrição para aproximá-los da etapa de compra.

Oportunidades

A partir da interação dos contatos com as ações realizadas na plataforma e com o seu site, é possível identificar quem está mais próximo de se tornar um cliente. Com isso, você pode criar estratégias que incentivem o contato a realizar uma compra.

Clientes

A partir do número de clientes, é possível analisar quais são as melhores estratégias para fidelizar o público e gerar novas vendas.

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relacionamento clientesComo estabelecer uma comunicação a partir do primeiro contato do lead

A geração de conteúdos de qualidade, em conjunto com ações de SEO para o site, ajuda a atrair novos visitantes. Por fim, insira formulários de cadastro no site para transformar estes visitantes em leads.

Nesse processo, é necessário entender qual é o seu público-alvo, do que ele precisa e quais são as suas necessidades, para que os conteúdos criados atraiam o interesse dos leads, assim como as abordagens utilizadas em formulários e pop-ups.


relacionamento clientesBoas-vindas

O fluxo de automação de boas-vindas é perfeito para iniciar a comunicação com seus leads. Você consegue definir que, após o cadastro em um formulário do seu site, por exemplo, o lead seja recebido com esse e-mail, que já pode apresentar o tipo de conteúdo que ele irá receber.

Como essa será a primeira impressão que o contato terá sobre a sua marca, é muito importante trabalhar para que ela seja positiva, então práticas como personalizar o início da conversa com o nome personalizado de cada contato é imprescindível, podendo ainda utilizar outros dados que tenha sobre eles, para tornar os e-mails ainda mais pessoais.

Uma estratégia que pode ser utilizada é enviar algum tipo de benefício para incentivar a realização de uma compra. Se você tem um e-commerce, por exemplo, pode enviar um cupom de desconto ou frete grátis para o primeiro pedido.


relacionamento clientesSequência de emails

Após esse e-mail, você pode fazer envios que abordem os conteúdos relacionados aos seus produtos ou serviços, chamando a atenção dos leads. Adicione um call to action para levar os usuários a produtos do seu site ou um até mesmo exibir um formulário para solicitar um contato/orçamento.

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relacionamento clientesPáginas com formulários

Para esse tipo de call to action com formulário de solicitação de contato ou algum outro como solicitação de conta teste e orçamento, crie landing pages específicas de acordo com o objetivo desejado. Nestas páginas, solicite informações relevantes para a realização dos próximos contatos de forma personalizada.

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relacionamento clientesPop-ups

Outra forma alternativa para captar leads é a criação de pop-ups para inserir em seu site, que podem ser exibidos após o usuário permanecer alguns segundos na mesma página ou então quando ele demonstrar a intenção de abandoná-la.

Esses pontos de conversão no site, tanto formulários fixos ou formulários em pop-ups, são importantes para que os visitantes se tornem contatos. Portanto, aposte em abordagens que chamem a atenção, podendo até mesmo vincular o preenchimento do formulário de um pop-up ao recebimento de um cupom de desconto para novos clientes.

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relacionamento clientesNavegação no site

A empresa deve conhecer seus leads e clientes, acompanhando o trajeto realizado por cada um. Esse acompanhamento pode ser realizado com a criação de fluxos de automação a partir da navegação deles em seu site.

Essa verificação da navegação dos leads possibilita entendermos quais produtos ou serviços o interessaram, se ele iniciou uma nova compra mas não a finalizou, ou até mesmo identificar quem adquiriu um produto.


relacionamento clientesOportunidades de venda

Verificando quem navegou até o carrinho de compras de seu site, até a página de solicitação de orçamento ou conta teste, por exemplo, é uma forma de configurar a troca de estágio para Oportunidades de forma automática. Além disso, é possível criar envios com conteúdos relacionados a página visitada.


relacionamento clientesProdutos visitados

O fluxo de automação de produtos visitados é configurado para analisar quem permanece na página de um produto por determinado período, e enviar após algumas horas um e-mail com o produto visitado.

Imagine que você visitou um site, se interessou por um produto e, após algumas horas, recebe um e-mail o relembrando desse interesse. Essas ações constroem um bom relacionamento com leads e clientes, pois diferente de um envio geral, genérico, o contato percebe que esse foi pensado para ter conteúdos relevantes para ele.


relacionamento clientesAbandono de carrinho

O envio de um e-mail com o produto que o usuário abandonou no carrinho do site pode ser decisivo para que ele conclua a compra, ainda mais se vier acompanhado de uma oferta especial para ajudar nesse momento de decisão. Às vezes o que falta para o usuário finalizar a compra é justamente esse tipo de incentivo.

Saiba mais detalhes sobre o envio automático de carrinho abandonado


relacionamento clientesPós-venda

O processo de conquista de um cliente vai além da compra de um produto ou serviço, processos bem sucedidos incluem também uma boa estratégia de pós-venda.

Ter canais de atendimento é fundamental para auxiliar em todas as dúvidas que algum lead ou cliente pode ter. É necessário então dar uma atenção especial e sempre analisar como está sendo o atendimento ao cliente em sua empresa, pois a gestão do relacionamento continua sendo essencial para todas as etapas pelas quais um lead pode passar.

No momento do pós-venda, não é diferente. Dessa forma, estruture comunicações desde o agradecimento pela realização da compra, envio do código de rastreamento do pedido até o envio de uma pesquisa de satisfação. Disponibilizar esse espaço para que o cliente possa contar como foi o processo de compra é muito importante para que ele se sinta ouvido e para que você saiba quais são os possíveis pontos que precisam ser melhorados.

Saiba como estruturar o envio de uma pesquisa de satisfação para seus clientes

Cada vez mais as empresas tem buscado formas de melhorar a experiência do cliente, em que modelos diferenciados para a embalagem dos produtos, bilhetes personalizados e brindes são utilizados nessas estratégias. Afinal, quem não gostaria de realizar uma compra e se surpreender com um mimo?!

Esse tipo de atenção para os pedidos pode fazer com que os clientes sintam vontade de compartilhar em suas redes sociais fotos do que receberam marcando a sua empresa, o que gera mais engajamento e visibilidade para ela.

Também pode pensar em incentivos para a realização de uma nova compra, como por exemplo, criar um programa de fidelidade, em que ao atingir determinada pontuação ou número de pedidos, o cliente é recompensado com algum tipo de benefício, ou até mesmo já enviar um cupom de desconto para a próxima compra.

Estratégias de vendas e marketing estão diretamente ligadas. Desta forma, não perca tempo e aposte na sua criatividade para criar uma experiência de pós-venda completa que encante e fidelize seus novos clientes!

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Autor


Larissa Olson

Analista de marketing digital, atua em treinamentos e suporte no setor de Customer Success da Dinamize

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