O Facebook Pixel é uma ferramenta analítica que o Facebook disponibiliza para ajudar a mensurar o sucesso de uma campanha patrocinada a partir de um código inserido em cada página de seu site.
Assim que o código do Facebook Pixel for incluído em suas páginas, é possível criar públicos para anúncios e, desta forma, você já se certifica de que seus anúncios serão exibidos para as pessoas certas.
Eventos personalizados com o Facebook Pixel
Logo após de incluir o pixel do Facebook em suas páginas, será possível criar 3 eventos personalizados, que irão contribuir com a otimização de seus anúncios e campanhas. São eles:
- 1 – Campanhas remarketing
A fim de trabalhar com aqueles que ainda não converteram, você pode criar ações de remarketing para todo o público que acessou sua landing page e não converteu, mas lembre-se, esta é uma ação que pode ser configurada somente quando você possui o Facebook Pixel em suas páginas.
Por exemplo: identifico pessoas que navegaram em um produto específico de meu site, mas não compraram e, logo após, exibo para esse público um anúncio no Facebook com uma nova chamada para esse produto.
- 2 – Rastrear conversões
O Facebook Pixel permite que você acompanhe as conversões de suas páginas, isto é, qualquer ação que envolva seu site, como por exemplo: uma compra, o cadastro em sua newsletter ou a entrada de um novo lead.
Assim que for possível mensurar as conversões de seu site, você saberá quanto gastou em anúncio para atrair um contato e quanto você recebeu de retorno.
- 3 – Otimização de anúncios
Com o pixel em suas páginas, o Facebook passará a analisar suas conversões a fim de encontrar pessoas com perfis similares às que já converteram. Dessa forma, será possível otimizar seus anúncios de maneira mais efetiva.
Atualização: tipos de cookies utilizados
Uma nova atualização do Facebook pixel permite a utilização de cookies internos. O que diferencia os cookies internos dos cookies de terceiros (opção disponível anteriormente) é a sua origem. Os internos pertencem ao site que o usuário está visualizando no momento, enquanto os de terceiros são de um site diferente do que é acessado no momento.
De acordo com o Facebook, esta opção é indicada para os que desejam utilizar o pixel para publicidade. Por isso contar com ambos os tipos de cookies resulta em maior alcance de público e também uma maior precisão nos levantamento de dados.
Contudo, a opção padrão para os pixels do Facebook conta com a utilização de cookies internos e de terceiros. Esta opção passou a valer a em 24 de outubro de 2019. Mas o interessante é que, nela, você pode desativar os cookies internos, e utilizar apenas os de terceiros.

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Como criar e configurar um pixel do Facebook
1 – Para criar um pixel do Facebook, acesse o Gerenciador de eventos. Depois que estiver entrado nessa área, vá ao canto superior direito, localize o menu Adicionar fonte de dados e escolha a opção Pixel do Facebook:
Você poderá realizar ações customizadas, como impulsionar um post patrocinado para este público.
Ou, caso prefira, poderá criar conversões personalizadas clicando em Criar conversão personalizada.
Post por Caroline Gomes
Diagramação por Tamiris Arias
Referências:
https://www.facebook.com/business/a/facebook-pixel/
https://www.facebook.com/business/help/742478679120153