Como identificar os melhores espaços para inserir formulários no site

formulários no site

A criação de formulários é uma das etapas mais importantes na geração de novos leads. Algumas simples mudanças ao inserir formulários no site podem impedir que o visitante se cadastre para se tornar um lead no seu funil de vendas.

Além da solicitação de algumas informações básicas, como nome e e-mail, o local do site em que você posiciona o formulário faz toda diferença. Os componentes podem mudar, mas é essencial estudar para saber quais dados serão pedidos e o posicionamento em que o cadastro será colocado na página.

Portanto, se você quer criar formulários que tenham altas taxas de conversão, escolha bem onde a ferramenta de cadastro ficará posicionada na página. Isso deve ser pensado com cuidado, pois a localização ajuda a qualificar a geração de leads.

Quer identificar os melhores espaços para inserir formulários no site? Confira nossas dicas!


formulários no siteConsidere o movimento dos olhos de seus visitantes

Essa dica está além das técnicas e estratégias de marketing. Na verdade, a explicação é científica e você deve usar isso a favor da sua marca!

Talvez você nunca tenha percebido, mas nossos olhos seguem uma determinada lógica quando nos deparamos com algum tipo de leitura. Nesse sentido, quando olhamos para uma página na internet, os globos oculares fazem uma sequência de movimentos.

Dessa forma, os olhos fazem movimentos rápidos ao longo do texto, que são chamados de movimentos sacádicos (ou sacadas). Ao mesmo tempo, também fazemos pequenas pausas, que são chamadas de fixações.

Portanto, o que acontece é que nossos olhos passam na linha de texto fazendo saltos, que podem ser curtos ou mais rápidos. Assim, olhamos rapidamente a página para observar as informações mais relevantes.

Esse é um aspecto bem interessante e que mostra a importância da escaneabilidade, sobretudo em um período em que temos cada vez menos tempo para nos dedicarmos a conferir cada detalhe das páginas.

Ao saber como os visitantes enxergam as páginas do seu site, você consegue pensar em métodos para deixar os formulários mais visíveis e acessíveis.

Da esquerda para a direita

As línguas ocidentais foram desenvolvidas seguindo a lógica de leitura da esquerda para direita e de cima para baixo. Sendo assim, essa informação já dá bons indícios de como criar formulários que chamem atenção, certo?

O modo como lemos indica alguns pontos em que nossos olhos possam pousar na página. Portanto, identificar esses espaços ajuda a situar seus formulários em pontos estratégicos e aumentar a captação de leads.


formulários no siteAtente-se para a usabilidade e responsividade

Adotar as boas práticas de usabilidade são muito importantes para garantir que os usuários tenham experiências positivas em seu site. Nesse sentido, existem diversos detalhes que podem ser pensados para encontrar os melhores espaços para colocar seus formulários.

A facilidade de navegação na página também pode afetar os índices de conversão, afinal sites desorganizados e que não tenham boa usabilidade fazem com que o visitante desista e feche a aba do seu site no navegador.

O design da interface e dos formulários, as cores utilizadas, a fonte e outros elementos também contribuem para que nossos olhos pousem naquele espaço em que o formulário está.

Ou seja, isso também influencia e pode ser algo decisivo entre o cadastro ou a desistência do usuário.

Provavelmente já teve algum momento em que você já passou por isso, certo? Tem aqueles formulários que são bagunçados, extensos ou até mesmo alguns em que inserimos nossos dados e não conseguimos concluir a ação. Tudo isso prejudica a conversão de novos leads.

Além de saber os movimentos que nossos olhos fazem na leitura, conhecer outras informações melhoram a usabilidade do site e o deixam mais responsivo. Então, veja alguns erros que você pode evitar se quer que seus formulários fiquem bem posicionados e gerem muitas conversões:

  • Não use fontes muito pequenas e prefira as que tenham maior contraste;
  • Insira um call to action bastante visível;
  • Ordene os campos de preenchimento de acordo com a prioridade dos dados;
  • Não esqueça de adaptar seu site e o formulário para que seja Mobile Friendly.

formulários no siteAposte nos mapas de calor

Os mapas de calor (ou Heatmaps, em inglês) são perfeitos para apontar espaços em que os visitantes mais interagem nas páginas, assim como os pontos em que quase não há interação.

O uso do mapa de calor pode gerar informações valiosas para o time de marketing. Compreender as interações dos usuários dá dicas de como melhorar a arquitetura do site e apontam melhores estratégias. A movimentação dos visitantes indicam os espaços que merecem mais atenção.

Essas informações são conseguidas ao observarmos uma escala de cores: os locais com maior interação ficam com cores quentes, como o vermelho, e as outras áreas ficam em tons de azul. Assim, são divididas 3 tipos de interação:

  • Click Heatmaps: áreas mais clicadas na página;
  • Move Heatmaps: locais em que o usuário passou o mouse;
  • Scroll Heatmaps: até onde o visitante rolou a página.

Com base nessas informações, é possível entender melhor sobre o comportamento dos visitantes no seu site. Portanto, é só observar as áreas que parecem atrair mais o olhar e cliques dos usuários para editar o layout das páginas.

Desse modo, pontos mais relevantes, como os formulários de cadastro, podem se localizar nos espaços mais quentes para que tenham mais cliques e convertam mais leads.


formulários no sitePense em usar formulários pop-up

Sabe aquelas caixinhas que saltam na tela quando você abre um site ou faz determinados movimentos com o mouse (como ir perto dos botões para fechar a aba ou rolar a página)? Pois bem, essas janelas são chamadas de pop-up e abrem um tipo de informação extra. Assim, ela chama atenção do usuário, o que faz com que o conteúdo da janelinha seja notado.

Há pessoas que acreditam que o uso de pop-up afeta a experiência do usuário. Entretanto, o resultado pode ser o inverso e melhora muito a captação de leads!

Quando o formulário é inserido como pop-up, a janela salta e atrai o olhar do visitante. Nesse caso, é quase como uma espécie de interação, em que a caixinha se abre oferecendo algum benefício.

Você pode adicionar materiais ricos para download, assinatura de newsletter, cupons de desconto ou outras vantagens — desde que a oferta esteja contextualizada com a página.

Podem até pensar que o pop-up é uma forma intrusiva, que atrapalha o visitante e que os efeitos são negativos. No entanto, essas janelas têm call to actions que incentivam a ação do usuário ao oferecer algo que tenha valor para ele. Como você já sabe, o visitante recebe essa vantagem ao compartilhar suas informações de contato, assim como nas landing pages.

Os formulários são uma parte fundamental para a conversão de leads. Veja outras dicas para converter mais:

  • Crie formulários simples;
  • Siga uma sequência lógica para preencher os dados;
  • Opte por formulários de uma coluna;
  • Destaque o campo que será preenchido;
  • Mostre quais campos são obrigatórios;
  • Aponte erros e informações inválidas imediatamente.

Ao seguir essas dicas, você vai poder identificar quais os melhores espaços para inserir formulários em seu site. Na prática, as suas métricas vão mudar e você vai notar a sua taxa de conversões subir.

Para gerir todas as informações de contato dos seus leads, contacte a sua conta Dinamize Automation e gere melhores resultados!

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!

Mayara Mira

Jornalista, especialista em Marketing Digital e apaixonada por escrita e produção de conteúdo. Acredita que a vida é bem melhor com trilha sonora e tem playlists para todos os momentos da vida.

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: