Marketing para psicólogos: como criar uma estratégia para atrair mais clientes

Por CRM e Vendas, Email Marketing, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital

marketing para psicólogos

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A prospecção de clientes é importante em qualquer área. No entanto, quando se trata da psicologia, surgem algumas dúvidas, sobretudo pela questão ética. As estratégias de divulgação geram discussões no setor, mas saiba que é possível investir em marketing para psicólogos e ter bons resultados.

O ponto é que a prestação de serviços também pode utilizar ferramentas de divulgação, desde que sejam adequadas com o ramo. Por exemplo, você já deve ter visto publicações de médicos, não é? Entretanto, é importante ter cuidado com a abordagem e temas expostos.

O marketing digital usa a internet para auxiliar empresas por meio de ações de comunicação. Dessa forma, é possível conquistar novos clientes, como em qualquer outro negócio.

Portanto, o marketing para psicólogos contribui para conscientizar as pessoas sobre a importância da saúde mental. Entenda mais sobre o assunto e aprenda como começar a sua estratégia!


marketing para psicólogosO que é o marketing para psicólogos?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo. Cerca de 9% da população sofre com algum nível de transtorno ansioso, enquanto 5,8% das pessoas são afetadas pela depressão. Devido a pandemia, os casos aumentaram ainda mais. Neste cenário, o marketing digital é uma saída para que os serviços oferecidos sejam encontrados pelos clientes em potencial.

Os psicólogos que trabalham por conta própria também são empreendedores. Por isso, é preciso colocar a mão na massa e mostrar seu trabalho.

A praticidade e eficiência do marketing são vantagens que os psicólogos podem aproveitar. Dessa maneira, as táticas digitais podem ser aplicadas desde o início da carreira ou até mesmo por profissionais mais experientes.

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Todavia, o marketing para psicólogos deve respeitar as diretrizes do Conselho Federal de Psicologia. Por exemplo, há regras como a não exposição dos pacientes e o que eles dizem no consultório, além de não divulgar a precificação dos serviços de atendimento. Publicações focadas na autopromoção também são vedadas.

Diante dessas restrições, algumas táticas que são comumente usadas no marketing são vedadas, como as técnicas de persuasão e vendas e até mesmo copywriting. Contudo, é possível utilizar o marketing de conteúdo para fazer publicações com informações relevantes e se posicionar como autoridade no assunto.


marketing para psicólogosPor que usar o marketing para psicólogos?

As estratégias de marketing digital são muito associadas com as vendas. No entanto, você pode usá-las para atingir diferentes objetivos, que estão além da aquisição de pacientes. Por meio de um planejamento estratégico, as ações podem ser feitas para educar o mercado, fortalecer a sua marca e muito mais.

Confira algumas das razões pelas quais psicólogos aplicam técnicas de marketing.

Atrair novos pacientes

Esse é um dos motivos mais comuns que fazem com que os psicólogos façam ações de marketing. Afinal, são muitas soluções para atrair o olhar do público. A partir disso, os usuários começam a criar confiança até se tornarem pacientes.

Portanto, o marketing para psicólogos é interessante para que você se posicione como autoridade no assunto. Além disso, é uma possibilidade de dar uma guinada na sua carreira, pois você passa maior credibilidade e o público tem uma percepção positiva sobre você.

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Educar o público e fortalecer sua marca

Às vezes os psicólogos autônomos têm dificuldade em se enxergar como uma empresa. Desmistificar essa posição é o primeiro passo para fortalecer a sua marca. A partir disso, a criação de conteúdo fica mais fácil, até mesmo para apresentar as soluções para o público.

A aproximação entre psicólogo e pacientes é mais um benefício das ações de marketing. Dessa maneira, são criados vínculos e relacionamentos que fortalecem a marca. Ou seja, é possível aderir a marca pessoal por meio de branding e conteúdos relevantes.

Fidelizar o público

A fidelização é mais uma das vantagens de usar o marketing para psicólogos. É mais simples e barato manter os pacientes que já são atendidos do que prospectar novos. Ao utilizar as ferramentas certas, é possível cativar os clientes para que eles percebam o valor que você oferece.

Uma boa estratégia de marketing é capaz de estimular o engajamento da audiência, o que é essencial para a continuidade do tratamento. Portanto, é um aspecto importante para a fidelização.


marketing para psicólogosComo criar uma estratégia de marketing para psicólogos?

Agora que você entende o que é o marketing para psicólogos e como ele funciona, que tal aprender a montar sua estratégia e saber quais ferramentas utilizar? É importante ressaltar que o trabalho de marketing digital deve estar alinhado ao que é praticado no consultório.

Explique qual é a sua especialidade

É possível trabalhar abordando assuntos mais gerais nas suas ações e campanhas de marketing, mas é preciso deixar claro para o público qual é a sua especialidade. A explicação entre os diferentes tipos de abordagens na psicologia pode até ser um tema para seus conteúdos!

Apresentar o seu trabalho é fundamental para evitar questões sobre a sua especialidade. Dessa maneira, isso serve para despertar o interesse do público sobre o seu ramo de atuação.

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Use as redes sociais de forma estratégica

As mídias sociais são incríveis para criar conteúdos e atrair clientes. Além de serem gratuitas, são ferramentas de divulgação intuitivas e que podem ser usadas por qualquer pessoa. Você pode fazer postagens em formatos de textos, vídeos, imagens e muito mais.

As redes sociais também já são usadas como buscadores, em que os usuários fazem pesquisas para solucionar dúvidas. Por isso, use-as com sabedoria para atrair as pessoas certas.

Produza conteúdo de qualidade e que sejam úteis

Esse é um dos grandes tesouros no marketing para psicólogos. A promoção de conteúdos gratuitos e relevantes é muito utilizada no marketing de conteúdo para nutrir uma relação com os potenciais clientes. Dessa forma, entenda quem são os seus pacientes e crie materiais voltados para as dúvidas deles.

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Fornecer conteúdos relevantes transmite segurança e mostra a transparência do seu trabalho. Esse profissionalismo é fundamental quando as pessoas estão em busca de atendimento psicológico. Afinal, é uma questão de saúde e que exige cuidados.

Por isso, invista em conteúdos informativos e dinâmicos sobre psicologia, como dicas de bem-estar, por exemplo. Existem muitas possibilidades que podem ser abordadas, bem como assuntos que podem ser aprofundados.

Aposte no e-mail marketing

Pode parecer um pouco fora do convencional, mas o email marketing é uma ferramenta que traz bons retornos no marketing para psicólogos. Esse mecanismo é bem interessante para estreitar a relação com os pacientes que estão cadastrados no seu sistema.

A ferramenta de email marketing é útil para enviar newsletter com novas publicações do blog, falar sobre assuntos relacionados à saúde mental e outros pontos. Ou seja, são muitas possibilidades! Entretanto, as mensagens devem ter conteúdos de interesse do destinatário.

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Cuidado com o tom de voz usado

O trabalho de psicólogo é delicado, pois costuma lidar com as dores e medos de seus pacientes. Portanto, é preciso tomar cuidado em como os temas são abordados, em como você fala com o público, o tom de voz utilizado e outros aspectos.

Desse modo, a partir do momento que são adotadas as técnicas e ferramentas certas, as chances de conseguir mais clientes por meio do marketing para psicólogos é muito maior. Assim, você pode se tornar uma referência na área e ainda ajudará mais pessoas a cuidarem da saúde mental.

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