4 técnicas de marketing de atração para você atrair clientes mais engajados

marketing de atração

Quando o celular de uma pessoa toca e está muito ocupado, ela possivelmente não vai atender a ligação de imediato. É mais fácil deixá-la retornar a ligação quando ela estiver mais livre e disposta a ir até você, não acha? Dessa maneira, sua mensagem será absorvida completamente, sem distrações.

É com base nessa premissa que o marketing de atração funciona. O marketing tradicional, também chamado de marketing de interrupção, focava em interromper as pessoas no meio de seu dia a dia, gerando assim pouco resultado e até mesmo irritando quem era abordado.

Afinal, quem nunca ficou com raiva de propagandas que apareciam em meio ao seu programa favorito?

Em outras palavras, o marketing de atração trabalha contra a interrupção. E por isso, se tornou uma das maneiras mais eficientes de atrair clientes e realizar vendas. No post de hoje, portanto, veremos o que é marketing de atração e como usá-lo em seu benefício.

Você vai ler sobre:

  • O que é marketing de atração?
  • A metodologia do marketing de atração;
  • 4 estratégias de marketing de atração para atrair e manter clientes.

Acompanhe!


o que é marketing de atraçãoO que é marketing de atração?

O comportamento do consumidor muda conforme as décadas vão passando. E hoje, já não faz mais sentido empurrar propagandas a todo custo no nariz do público. Foi assim que surgiu o Inbound Marketing ou marketing de atração: como uma onda contrária ao movimento tradicional do marketing.

O objetivo do marketing de atração é atrair e fidelizar clientes fazendo-os irem até as empresas, ao invés das empresas irem até eles. Isso pode ser feito de diversas formas: de marketing de conteúdo, redes sociais, de captação e retenção de leads, entre outros.

Segundo pesquisas, o Inbound Marketing gera 54% mais leads que o marketing tradicional. Além disso, 95% dos consumidores escolhem soluções de empresas que fornecem conteúdos amplos que os auxiliam em todas as etapas do processo de compra.

Portanto, o Inbound Marketing se tornou essencial no contexto em que vivemos. Isso porque ele é uma das formas de marketing que proporciona um custo-benefício maior.


marketing de atraçãoA metodologia do marketing de atração

O marketing de atração pode ser dividido em quatro etapas. Em cada uma delas, você usará estratégias de marketing digital para atrair as pessoas certas. Afinal, de nada adianta ter uma loja lotada com pessoas que não estão realmente interessadas na sua empresa.

Essas quatro etapas, que configuram a jornada do cliente, são:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Fechamento;
  • Encantamento.

É importante ressaltar que elas não precisam ser seguidas necessariamente de modo linear. Bom, vamos ver abaixo como aplicar cada uma delas no seu negócio.

Atração

Como já comentamos antes, o primeiro objetivo do marketing de atração é atrair as pessoas certas para o seu negócio. Para isso, você pode empregar técnicas de marketing de conteúdo, como gestão de redes sociais e produção de conteúdo em blogs.

Isso trará mais visibilidade para a sua marca, além de ajudar seu público a descobrir qual o seu problema e como resolvê-lo. Depois, é só conduzir ele ao longo das demais etapas.

Conversão

Na etapa de conversão, você deve começar a captar leads, conseguindo seus dados de contato para que no futuro eles se tornem clientes. Faça isso oferecendo materiais ricos de qualidade que agreguem valor ao lead, como ebooks e pesquisas.

Um bom exemplo de estratégia de captação de leads é a criação de uma landing page com um formulário para que o lead o preencha com seus dados em troca do material rico.

Fechamento

Nesse momento, o lead se aproxima cada vez mais da compra. Ele já sabe qual o seu problema, mas pode estar em dúvida se sua empresa realmente é a melhor opção. Dessa forma, você deve nutri-lo com conteúdos que comprovem a eficácia do seu produto, através de email marketing.

Gráficos comparativos, consultas gratuitas, testes e depoimentos de clientes são alguns exemplos de conteúdos que funcionam bem nesse sentido.

Encantamento

Depois da compra feita, o seu trabalho ainda não acabou. Portanto, foque no pós-venda. É importante que seu cliente se mantenha fiel à sua empresa. A fidelidade é justamente o que pode levar um consumidor a promover uma empresa de graça.

Envie emails com pesquisas de satisfação, dicas para o uso adequado do produto e inicie o processo de cross selling.


estratégias de marketing de atração4 estratégias de marketing de atração para atrair e manter clientes

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre marketing de atração, vamos às 4 estratégias de inbound marketing que vão aumentar suas vendas e potencializar seus resultados.

1. Crie um blog

Sua empresa ainda não tem blog? Saiba que seu cliente não vai conseguir achar seu negócio na Internet se você não possuir ao menos um site. E, para maximizar ainda mais seu tráfego orgânico, postar conteúdos relevantes em um blog é essencial.

Afinal, como você vai atrair clientes que desejam resolver um problema, se você não oferece soluções interessantes e educativas através de conteúdo? E isso não é tudo: seu blog e seus conteúdos precisam estar otimizados para SEO. Falaremos mais sobre esse tópico a seguir.

2. Aplique técnicas de SEO

Para que seu público-alvo encontre você nos mecanismos de busca, aplique técnicas de SEO em seu site. Isso vale tanto para o conteúdo quanto para a usabilidade do seu blog. O Google ama um site bem otimizado e, para alcançar as primeiras posições do buscador, há muito trabalho a fazer.

Veja algumas estratégias de SEO que você pode usar em seu blog:

3. Tenha um perfil nas redes sociais

As pessoas adoram compartilhar conteúdo em suas redes sociais e é justamente por isso que você deve estar presente no Instagram, Facebook ou em qualquer outra plataforma que esteja de acordo com o seu nicho.

Quanto mais você produzir conteúdo de qualidade, mais chances do conteúdo da sua empresa viralizar e acabar sendo compartilhado por milhares de pessoas. Outra estratégia interessante é pedir a seus clientes que postem Stories marcando seu negócio quando eles receberem seu produto, por exemplo.

Existe uma infinidade de estratégias que você pode fazer nas redes sociais. Esses exemplos apresentados acima são apenas duas das diversas alternativas. Portanto, mãos à obra!

4. Faça email marketing

Como vimos na metodologia do marketing de atração, o email marketing é uma ferramenta necessária para que você estabeleça uma relação mais pessoal com o seu lead e continue nutrindo-o com conteúdos de seu interesse.

É no momento da conversão que você terá o contato do seu lead. Comece com um email de boas vindas e, logo depois, defina qual será sua estratégia: fazer envios de newsletter semanalmente, enviar materiais ricos, ofertas, dentre outras.

E aí, gostou do conteúdo? Então, leia também:
Funil de vendas: o que é e como implementá-lo em seu negócio

Monetizze: como funciona essa plataforma para infoprodutores?

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: