Estratégias de pagamento recorrente para introduzir nos seus serviços

 

Em dias de extrema competitividade, saber que os seus clientes mais fiéis estarão com você no próximo mês é um grande alívio, além de fazer uma enorme diferença na hora de avaliar o capital de giro de uma marca. O pagamento recorrente surgiu justamente para ajudar gestores que visam a estabilidade em suas contas e a parceria a longo prazo com clientes.

A seguir, você vai descobrir o que é o pagamento recorrente, como ele funciona, quais são os seus desafios e os benefícios que ele pode trazer para a sua gestão. Também ficará sabendo de dicas para ter mais sucesso na implementação dessa técnica. Aproveite a leitura!

O que é o pagamento recorrente?

Trata-se de um modelo de negócios focado em prolongar a relação com o cliente. Ao invés de apenas adquirir um produto ou serviço, o consumidor pode optar por assinaturas que vão seguir renovando o seu estoque por meses ou anos.

Um ótimo exemplo disso são os clubes de assinatura, que estão tendo uma alta significativa. De acordo com a Forbes, essa categoria movimenta cerca de R$1 bilhão por ano no Brasil, e a expectativa é de aumento nos próximos semestres.

Produtos como livros, roupas, itens de beleza, materiais colecionáveis e até alimentos de uso diário estão entre as mercadorias que chegam na casa dos clientes mensalmente, gerando um benefício mútuo. Afinal, enquanto a loja tem a certeza de uma venda garantida, o consumidor consegue ter um acesso muito mais fácil ao que gosta de comprar sem precisar sair de casa e com uma ampla variedade, tendo muitas vezes o seu estilo levado em consideração.

Vantagens do pagamento recorrente para empresas

Mas por que será que até mesmo as grandes multinacionais estão abrindo setores focados no pagamento recorrente? A resposta está nos muitos benefícios que esse formato proporciona. A seguir, você conhecerá alguns deles:

  • Previsibilidade financeira: por ser programado com uma frequência pré-definida, o pagamento recorrente aumenta as chances de conseguir uma receita constante previsível. Isso é ótimo para quem quer ter um planejamento a longo prazo.
  • Fidelização de Clientes: é claro que o pagamento recorrente também tem um grande impacto na fidelização de clientes, uma vez que firma um compromisso de entrega constante com o público.
  • Redução da Taxa de Inadimplência: como o valor total do pagamento recorrente é programado automaticamente, é possível enxergar uma redução nos problemas com prazos e inadimplência.
  • Eficiência Operacional: uma vez que as entregas já foram definidas, diminui a necessidade de fazer transações manuais. Isso economiza tempo e recursos importantes.
  • Facilidade de Gerenciamento: o contato direto com clientes permite mais oportunidades de monitoramento de comportamento e ajuda na criação de ofertas baseadas no gerenciamento das assinaturas.
  • Maior retenção de clientes: quando os clientes estão satisfeitos em um pagamento recorrente, a taxa de retenção tende a aumentar, uma vez que a conveniência faz toda a diferença para eles.
  • Oportunidades de Upsell e Cross-sell: um dos principais diferenciais do pagamento recorrente está em melhorar as ofertas de produtos e serviços adicionais com inteligência e eficiência.
  • Acesso a Dados Valiosos: ter consumidores fixos em pagamento recorrente é praticamente contar com uma pesquisa mercadológica todo mês.
  • Facilidade de Introdução de Novos Produtos: que tal incluir um novo produto na sua assinatura e descobrir como os clientes reagem antes de disponibilizá-lo ao público geral?
  • Redução de Custos de Aquisição de Clientes: é muito mais barato manter um consumidor do que conquistar um novo, e o pagamento recorrente é um grande aliado nessa jornada.

Como implementar o pagamento recorrente na sua empresa?

Com o aumento do uso dessa estratégia, muitas dúvidas têm surgido acerca de como ela pode ser implementada em empresas de diferentes segmentos. Aqui estão algumas dicas que vão desde a configuração de processos financeiros até a adoção de boas práticas para potencializar as suas chances de sucesso.

  • Escolha da plataforma de pagamento recorrente: faça pesquisas, negocie e converse com diferentes plataformas de pagamento. Tente encontrar uma que ofereça interfaces intuitivas e maior controle de negociação.
  • Configuração da Conta e Integração: uma vez determinada a plataforma, siga as instruções para integrá-la ao seu sistema. Pode ser preciso incluir novas configurações ou plugins.
  • Definição de Planos e Preços: determine planos que fazem sentido para o seu público. Um bom truque é oferecer pacotes dos mais básicos aos mais completos para atingir mais perfis.
  • Configuração da Cobrança Recorrente: o seu produto ou serviço pode ser entregue mensal, trimestral ou anualmente. Estruture esse formato e inclua métodos de pagamento, limite do cartão de crédito, políticas de cancelamento e reembolso.
  • Teste: antes do lançamento oficial, aplique testes e tenha certeza de que tudo está funcionando como deveria.
  • Monitoramento e manutenção: quando o sistema estiver no ar, fique sempre de olho para conferir se ele está performando da melhor forma.
  • Comunicação com clientes: essa é uma das partes mais importantes do pagamento recorrente. A divulgação é essencial para essa modalidade de vendas e o email marketing pode ser a ferramenta perfeita para alcançar as pessoas certas . Se você precisa de ajuda com isso, vale a pena consultar os conteúdos produzidos pela Dinamize.

Como ter sucesso no Pagamento Recorrente

O marketing digital é essencial para alcançar os seus objetivos nesse formato. Afinal, quem investe nesse tipo de serviço quer comodidade, facilidade de comunicação e acessibilidade. Atualmente, existem várias maneiras de proporcionar isso.

Imagine que você criou uma assinatura de produtos geek. Por oferecer algo específico, você já terá uma ótima dica de que tipo de conteúdo os seus consumidores consomem. Portanto, nada mais justo do que criar materiais condizentes com isso.

Capriche nos assuntos de email marketing e traga notícias, curiosidades, informações e tudo o que for relevante para o mundo geek. No final, você pode mostrar que no próximo mês, sua assinatura vai entregar um produto temático para um lançamento que está bombando nesse meio. Essa é uma forma de aquecer um público-alvo muito promissor.

Como automatizar o pagamento recorrente

Uma vez que você começar a oferecer o pagamento recorrente, vai precisar dedicar muitas horas à preparação de pedidos e inovações. Por isso, muito do seu sucesso vai depender de um bom gerenciamento de tempo.

A automatização de marketing digital é um ótimo recurso para o pagamento recorrente, sendo usada pelos principais nomes dessa modalidade no Brasil e no mundo. Para conseguir usá-la adequadamente, você precisará contar com uma empresa parceira de qualidade.

A Dinamize é uma marca especializada nisso, oferecendo serviços de alto nível de automatização de email marketing, integração de sistemas e gerenciamento de anúncios. Para quem vai investir no pagamento recorrente, vale muito a pena conferir as soluções oferecidas por essa plataforma e descobrir como elas podem ser uma vantagem competitiva.

carolina-mulero
Carolina Mulero

Autora, redatora, publicitária, produtora de conteúdo. De tudo um pouco, mas sempre com o mesmo objetivo: trazer informações de maneira humana e orgânica, abordando temas diversos com leveza e é claro, com um toque de excentricidade.

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: