5 plataformas de CMS para a criação de sites

plataformas de CMS

Com o mundo cada vez mais conectado ao digital, as empresas que insistem em fugir da inovação e da tecnologia só tem a perder. Até mesmo porque o mundo online está aí pra facilitar as nossas vidas, não é? Então, porque se recusar a incorporá-lo no dia a dia?

Existem vários recursos que podem ser utilizados para alavancar negócios e gerar mais vendas, mas muitos deles ainda não são totalmente aproveitados por empreendedores, talvez pela crença errada de que eles requerem grandes investimentos.

Diversas marcas e empresas não possuem seu próprio site, por exemplo. Pode parecer espantoso, mas é a realidade. E é aí que entram as plataformas de CMS como uma solução para empresas que não querem gastar muito.

Não sabe o que é isso? Não tem problema! A gente explica. Para ajudar você a entender como criar um site com a ajuda desse sistema, vamos explicar:

  • O que é CMS?
  • Quais as funcionalidades de um sistema CMS?
  • 5 plataformas de CMS para você usar na criação do seu site.

Acompanhe!


o que é CMSO que é CMS?

CMS é uma sigla em inglês que significa Content Management System ou Sistema de Gestão de Conteúdo. Ou seja, é um sistema online que permite a publicação e o gerenciamento do conteúdo de sites. No entanto, essa é uma definição simplificada. Isso porque maior parte das plataformas de CMS fazem muito mais do que isso.

Através dessas plataformas, você consegue criar um site, um blog ou uma loja virtual sem grandes complicações. Além disso, a grande maioria delas possuem ferramentas que auxiliam na criação do design e de outras customizações.

Antigamente, para que uma empresa pudesse manter um site mais profissional no ar era um suplício que exigia conhecimentos de HTML. Hoje em dia, com o CMS, você não precisa se preocupar com detalhes técnicos, somente com o conteúdo.


funcionalidades de uma plataforma de cmsQuais as funcionalidades de um sistema CMS?

Continua confuso? Calma, agora vamos explicar no que consiste exatamente uma plataforma CMS e de quais ferramentas ela dispõe para te ajudar na criação do seu site.

Veja abaixo:

  • Criação e publicação de páginas através de ferramentas de edição;
  • Criação de posts e de artigos;
  • Edição de textos e de códigos;
  • Moderação de comentários;
  • Controle de estoque e de sistema de vendas (para ecommerces);
  • Instalação de plugins e widgets;
  • Biblioteca de mídias para upload de imagens e vídeos.

Tudo isso você consegue fazer através de uma plataforma de CMS sem precisar de auxílio de nenhum profissional especializado em códigos ou webdesign. No caso de sistemas gratuitos, como o WordPress, você terá custo zero.


as 5 melhores plataformas de CMSAs 5 melhores plataformas de CMS para criar sites

Como começar seu site? Bem, essas são as primeiras coisas que você deve fazer:

  1. Compre um domínio;
  2. Contrate um serviço de hospedagem;
  3. Defina qual plataforma de CMS você vai usar.

Feitos os passos 1 e 2, escolha a melhor plataforma pra você. Existem opções pagas e gratuitas. Na lista abaixo, reunimos os CMS mais utilizados no mundo. Todos são softwares de código aberto que podem ser instalados com apenas um clique, dependendo do serviço de hospedagem que você contratar.

Veja logo abaixo!

1. WordPress

O WordPress é a plataforma de CMS mais popular no mundo. Ele é totalmente gratuito e pode ser utilizado para criação de blogs, portfólios, lojas virtuais e outros projetos. O grande diferencial desse sistema é sua interface intuitiva e seus diversos plugins personalizados que ajudam a enriquecer a experiência do usuário.

O WordPress também oferece templates prontos que você pode personalizar do seu jeito. E a comunidade da plataforma é muito ativa: ela reúne vários desenvolvedores e programadores que estão prontos pra te ajudar em qualquer dificuldade nos fóruns de suporte.

As plataformas da Dinamize possuem ainda um plugin de fácil integração com o WordPress. Portanto, você insere de maneira fácil e rápida formulários de newsletter, de contato e outras captações em seu site. Veja abaixo o vídeo explicando como integrar seu WordPress com a Dinamize:

2. Joomla

O Joomla é um CMS premiado de código aberto. Seu sistema de gerenciamento também é muito utilizado por empresas e marcas ao redor do mundo. Suas extensões funcionam de forma similar aos plugins do WordPress e, sobretudo, ajudam na otimização de SEO, personalização e saúde do seu site.

A comunidade e o suporte do Joomla não é tão grande quanto a do WordPress, mas mesmo assim, essa plataforma gratuita é uma das mais confiáveis e é uma ótima alternativa ao WordPress.

Nossas plataformas também possuem integração direta ao Joomla, facilitando assim a captação de leads para sua plataforma de automação de marketing ou de email marketing. Veja então como integrar o Joomla à Dinamize.

3. Drupal

Ainda que o Drupal fique atrás do WordPress e do Joomla no market share, ele não deixa de ser uma alternativa notável. A plataforma oferece um sistema bem flexível para o gerenciamento de posts personalizados. Além disso, o software é considerado muito mais seguro do que o WordPress e o Joomla.

Seus principais recursos são:

  • Sistema flexível de gerenciamento e pós-criação;
  • Gerenciamento avançado de usuários e configurações de permissão;
  • Suporte para sites multilíngues;
  • Sistema de taxonomia detalhado;
  • Alto nível de segurança.

4. Shopify

Talvez você já tenha ouvido falar no Shopify. Essa plataforma de CMS é focada no mercado de ecommerces e possui o objetivo de facilitar a venda de produtos em diversos canais. Primordialmente, ela se integra a uma variedade de apps de envio que ajudam a automatizar os processos de atendimento e de pedidos.

Se você não quer depender de um plugin como o Woocommerce para criar sua loja online, o Shopify é uma boa solução, pois seu sistema foi feito exclusivamente para atender ecommerces. A única desvantagem é que, ao contrário do WordPress e outras plataformas, não é gratuito.

5. Blogger

O Blogger é um serviço do Google focado em blogs e foi uma das primeiras plataformas do setor a surgir. Ele é uma boa opção para blogueiros que não têm nenhuma noção de criação de sites. Seus pontos fortes são a possibilidade de ter um domínio gratuito e, dessa forma, não precisar gastar com hospedagem.

Contudo, aquilo que é 100% gratuito normalmente vem com algumas desvantagens. No Blogger, as opções de templates e personalizações são bem limitadas. Além disso, ele não oferece tantos plugins e extensões como outras plataformas. Portanto, se você deseja algo mais profissional, recomendamos outros tipos de CMS.

Aqui na Dinamize dizemos que o site funciona como uma vitrine digital da sua empresa. Através dele, você vai apresentar a sua marca de uma maneira muito mais profissional e completa do que nas redes sociais, por fim, podendo usufruir de tráfego pago e orgânico gerados pelo Google.

Portanto, para ser levado a sério pelos seus clientes, você precisa sim investir nisso. Boa sorte!

Esse conteúdo foi útil? Então, leia também:
Como criar e instalar o Google Analytics em seu site ou blog


Referências:

8 best CMS Plataforms to start a website in 2020

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: