SEO e Certificado SSL: entenda a correlação entre eles

SEO e Certificado SSL

Não dá para falar em presença digital sem levar em consideração as técnicas de SEO. São essas técnicas que permitem um site, blog ou canal de vídeo, obter um ranqueamento satisfatório nas páginas de resultado.

Não é segredo para ninguém que o uso de palavras-chaves, de links corretos e de outros recursos fazem parte do pacote para melhorar o posicionamento de um blog, por exemplo.

No entanto, nem todos dão a devida atenção a um outro recurso que pode impulsionar os resultados de um site na busca: o certificado SSL.

Há alguns anos, mais precisamente em 2014, o Google anunciou que os sites que possuem certificado SSL, ou seja, aqueles que possuem o famoso “https://” na URL, teriam vantagem nos resultados.

Sendo assim, se você quer sair na frente na disputa por visualização e tráfego, é bom investir nesta ferramenta.

Quer saber mais sobre o famoso certificado de segurança SSL, como ele pode melhorar a experiência do usuário e ser útil para o SEO do seu projeto online? Confira os tópicos a seguir!


SEO e Certificado SSLO que é Certificado SSL?

O certificado SSL é uma tecnologia de segurança para o ambiente digital, também chamada de Secure Sockets Layer.

O objetivo do SSL é criar um link criptografado entre um servidor da internet e um navegador. Com esse link, é possível garantir a proteção dos dados transmitidos entre esses dois pontos, tornando-os privados.

Na prática, quando um usuário acessa um site que possui o “https”, a presença do SSL garante que qualquer informação trocada entre o seu navegador e o site não será divulgada.

Para quem gerencia uma loja online, por exemplo, e quer transmitir segurança e confiança para os clientes, ter o certificado SSL instalado é um aliado indispensável.


SEO e Certificado SSLCertificado SSL e os mecanismos de busca

Para compreender um pouco mais sobre como esse certificado digital se relaciona com o SEO, é bom entender mais sobre essas duas áreas.

Conforme o próprio nome indica, o SSL consiste em uma camada de segurança para proteger as informações que os usuários compartilham com um site, blog ou e-commerce.

Já SEO significa Otimização para Mecanismos de Buscas e se refere a um conjunto de ações e práticas que resultam em melhores posições nas páginas de resultados do Google, por exemplo.

O SEO funciona com uma série de requisitos a serem seguidos para que um site seja visto como relevante pelos buscadores.

Sendo assim, a influência do certificado SSL nos mecanismos de pesquisa ocorre dos seguintes modos:

Otimiza a experiência do usuário

O Google valoriza conteúdos na internet que atendem os usuários de forma correta, permitem uma navegação amigável e não despertam no visitante aquela vontade de abandonar o site pela lentidão ou conteúdo mal apresentado.

A segurança, nesse sentido, é um importante requisito para melhorar a experiência do usuário.

Caso um usuário se depare com um site suspeito, ele encontrará indícios e alertas de que o site não possui recursos de proteção e, muito provavelmente, não continuará navegando.

A questão da segurança digital, especialmente em tempos de LGPD (Lei Geral de Proteção dos Dados) é uma pauta importante. A maioria dos usuários está muito mais consciente e não pensa duas vezes antes de fechar sites não criptografados.

Lembre-se: uma mensagem de “site não seguro”, hoje em dia, é um duro golpe para quem quer investir em marketing digital.

O Google percebe quando vários usuários abandonam um site e, por isso, ele irá rebaixá-lo nos mecanismos de busca.

SSL impulsiona o ranqueamento nas páginas de resultado

Obter um dado preciso sobre o impacto do certificado SSL nas classificações de SEO é praticamente impossível.

O fato é que os gestores que investem na presença online de seus respectivos negócios devem ter em mente que um certificado SSL não irá fazer o site ranquear da noite para o dia.

No entanto, aliado a outros requisitos de classificação dos mecanismos de pesquisa, o SSL pode dar aquele empurrãozinho para ganhar a corrida contra sites que atuam no mesmo segmento.


SEO e Certificado SSLConheça algumas situações que mostram como o SSL é indispensável

Você já sabe que o certificado SSL é indispensável para trazer mais segurança ao seu site. Para entender como ele também melhora o SEO, basta saber que ele é essencial em algumas circunstâncias.

Veja abaixo para quais situações ele se aplica!

Oferecer autenticação

O certificado SSL possibilita a comprovação da identidade do seu servidor para que os usuários tenham a certeza de que estão acessando um site autêntico.

Essa confiança denota a preocupação que você tem em oferecer uma navegação segura e, portanto, acaba melhorando a experiência do usuário com o seu site, reforçando o SEO.

Melhorar a atuação no e-commerce

Quem gerencia sites de vendas deve priorizar o certificado SSL. Além disso, é necessário levar em consideração algumas exigências do PCI (Payment Card Industry).

Uma delas tem relação com os pagamentos via cartão de crédito realizados na internet, pois essas opções de pagamento exigem a instalação do certificado SSL no site.

Empresas de registro de domínio e sites de hospedagem costumam oferecer certificados SSL gratuitos na aquisição dos planos. Verifique se o seu já está instalado!

Saiba como enviar email marketing autenticado

Baixe o ebook sobre Configurações para Email Marketing

 

Trazer mais segurança para os projetos web

Vale destacar que a partir do momento em que você efetua a instalação de um certificado SSL, a transmissão de dados é configurada para ser feita via HTTPS. As duas tecnologias formam um casamento perfeito quando o assunto é garantir mais segurança.

Além disso, quando a URL de um site é precedida por HTTP (Hypertext Transfer Protocol), significa que ela não possui o certificado.

Por outro lado, quando ela possui o HTTPS (Hypertext Transfer Protocol Secure), significa que ela possui o SSL e, portanto, os dados são protegidos com criptografia.


SEO e Certificado SSLConclusão

SEO e certificado SSL são indispensáveis para qualquer projeto na internet.

O certificado SSL torna o seu site mais seguro para os usuários por meio da criptografia, sendo um recurso essencial, inclusive para e-commerces.

Além de atestar que o site é seguro e de confiança, o certificado SSL auxilia melhorando o posicionamento do site nos mecanismos de busca, visto que a segurança é um requisito importante de classificação do Google.

Isso foi comprovado há alguns anos quando um dos executivos do Google, Gary Illyes, confirmou que o SSL pode agir como um fator de desempate entre os sites.

Portanto, para garantir a segurança e manter o seu site bem posicionado, agradando os olhos atentos dos usuários e do Google, vale investir em um certificado SSL.

 

Texto produzido por PRable.

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: