Mapeamento de expressões e palavras-chave: faça download do modelo

DinamizeDica, Dicas do Livebuzz0 Comments

flat-vector2

É comum no inicio do planejamento de monitoramento de redes sociais, encontrarmos dificuldades em organizar as expressões e palavras-chave que vamos utilizar na criação das buscas.

Cada rede social tem sua regras na criação das buscas, algumas permitem expressões abertas, outras permitem expressões fechadas, outras permitem a utilização de operadores lógicos “e” e “ou”, algumas permitem ambos outras não.


Metodologia de mapeamento de expressões

Organize as expressões em colunas positivas, neutras, negativas, sarcasmos e memes, podem surgir mais grupos de expressões, mas esses já dão conta do recado.

Em seguida organize em cada coluna as expressões por exatas (aquelas que ficam entre aspas duplas) e abertas. Sarcasmos e memes requerem um cuidado especial pois tanto podem ser negativos quanto positivos, então crie sub-colunas positivas e negativas para sarcasmos e memes e organize também por expressões exatas (aquelas que ficam entre aspas duplas) e abertas.

Veja o modelo que montamos na planilha abaixo:

screenshot_6

Veja a planilha aqui


Sarcasmo por exemplo

Sarcasmo por exemplo, você deve identificar!

Assim quando você for criar as buscas e identificar que determinada rede social não permite um tipo ou outro de expressão fica fácil agrupar as expressões por tipos e redes sociais, além de facilitar muito na criação de regras de automatização para classificação automática e gestão de crises.

 

Valeu e até a próxima dica 🙂

 

 

Conteúdo relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *