Como melhorar o SEO com a ajuda da ferramenta SEMrush

Por Capa, Dicas, Ferramentas, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital, SEO, Tecnologia

SEMrush

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No contexto do marketing digital, as empresas precisam fazer análises constantes do seu desempenho e buscar formas de aprimorar suas estratégias. Antigamente, essa prática era muito mais difícil, pois não havia ferramentas digitais que pudessem ajudar os profissionais a otimizar seus resultados.

Hoje, é diferente: diversos recursos digitais auxiliam o trabalho de marketing das empresas, principalmente nas áreas de dados. Um desses recursos é a ferramenta SEMrush, um serviço completo de SEO que está disponível na versão gratuita e paga.

Empresas que desejam ter um site eficiente para entregar conteúdo de qualidade aos seus clientes precisam começar a investir mais em SEO. Nesse contexto, o SEMrush pode ser uma ótima alternativa. Quer saber mais? Então, vamos explicar:

  • O que é o SEMrush;
  • Como funciona;
  • As principais funcionalidades do SEMrush.

Leia até o final para descobrir!


SEMrush O que é o SEMrush?

O SEMrush é uma ferramenta de web analytics que entrega dados relevantes sobre o SEO de uma página, ao mesmo tempo em que a analisa e sugere melhorias. Através de suas funcionalidades, é possível fazer uma busca completa de palavras-chave e visualizar dados sobre o posicionamento do seu site e dos seus concorrentes no Google.

O SEMrush é ideal para fazer análises de domínio e para auxiliar no processo de otimização do seu site. Afinal, sabemos que escrever um bom conteúdo não basta para que você tenha destaque no ranking do Google. Por isso, é preciso trabalhar o SEO e entender o que sua audiência está buscando.

Acima de tudo, desenvolver uma boa estratégia de marketing de conteúdo sem contar com ferramentas de análise pode ser complicado. Há tantos dados na web que é impossível rastrear tudo sem automação. No fim das contas, você só vai perder oportunidades.


SEMrush Como funciona?

Se você ainda não tem dinheiro para investir em uma ferramenta, pode usar o SEMrush de forma gratuita. Contudo, saiba que essa opção é bem limitada comparada à versão paga.

Na versão gratuita você possui um limite de 10 pesquisas por dia, além de só poder examinar 10 resultados. Já no plano pago, você pode fazer 3.000 solicitações diárias de relatórios analíticos.

Com o SEMrush, você pode por exemplo:

  • Fazer pesquisas de palavra-chave e analisar as opções mais relevantes pra você;
  • Fazer uma análise competitiva;
  • Entender quais foram as estratégias de PPC mais usadas pela concorrência;
  • Visualizar os backlinks da sua página.

SEMrush As principais funcionalidades do SEMrush

Agora que você já entendeu o que é o SEMrush, vamos ver quais são suas principais funcionalidades e como você pode aproveitá-las.

Análise de Domínio

No campo de análise de domínio, é possível escrever qualquer endereço para que a ferramenta lance um relatório de análise. Lá, você consegue visualizar gráficos e dados relacionados ao desempenho do seu site.

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Veja então o que significa cada um deles:

  • Pesquisa orgânica: aqui, você encontra relatórios referentes às principais palavras-chave que geram tráfego para o seu site e os principais concorrentes orgânicos do seu domínio;
  • Backlinks: o SEMrush também apresenta relatórios com informações sobre os links que direcionam para o seu site, te ajudando a entender quais links estão sendo prejudiciais e quais estão sendo benéficos;
  • Pesquisa de PLA: com essa ferramenta, você descobre os produtos que seus concorrentes estão vendendo e como eles estão te superando;
  • Pesquisa publicitária: analisa os dados e desempenhos das pesquisas pagas;
  • Mídia display: os relatórios de mídia display te ajudam a entender quais anúncios do Google estão tendo mais conversões;
  • Análise de tráfego: nessa aba, é possível verificar o tráfego de referência, os afiliados mais ativos e quais domínios possuem mais autoridade;
  • Domínio x domínio: comparação de até 5 domínios através de relatórios completos.

Análise de palavra-chave – Keyword Magic Tool

A ferramenta de análise de palavras-chave do SEMrush permite que você encontre os melhores termos para a sua estratégia de conteúdo. No Keyword Magic Tool, você insere uma keyword no campo de busca e a ferramenta sugere milhares de opções relacionadas.

É possível visualizar o volume de buscas para cada termo e aplicar diversos filtros, que te ajudam a criar palavras-chave long tail, pois eles especificam sua busca. E sabemos que quanto mais específico for o seu termo, mais fácil será se destacar em meio a concorrência.

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Análise de lacunas

A análise de lacunas é uma funcionalidade relativamente nova no SEMrush. Assim como o “domínio x domínio”, ela faz comparações entre concorrentes, porém focadas nas palavras-chave e nos backlinks.

semrush palavras chave

Para você entender melhor:

  • Lacunas nas palavras-chave – função que compara as palavras-chave entre concorrentes, podendo analisar termos orgânicos, pagos e PLA;
  • Lacunas nos backlinks – função que compara os backlinks entre concorrentes e auxilia na descoberta de novas oportunidades para parcerias.

Topic Research

O topic research é outra funcionalidade interessante do SEMrush, porque ele oferece assuntos e tópicos relacionados que possuem um alto potencial de engajamento. A ideia é entender quais conteúdos estão sendo mais procurados nos buscadores pela sua audiência.

Por exemplo: se você é do nicho de decoração, pode pesquisar “decoração ano novo” e analisar os tópicos relacionados. Dessa forma, você descobre tudo sobre os interesses da sua audiência nessa época. Com esses dados, você não somente produz conteúdo relevante, mas também desenvolve produtos mais adequados para o seu público.

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SEO Content Template

O SEO não deve ser deixado de lado quando se fala em escrita. Nessa seção da ferramenta, você encontra várias dicas e sugestões para a produção de textos mais otimizados.

Escreva a palavra-chave escolhida no campo de busca, defina a sua localização e clique em Create SEO Template. A ferramenta vai analisar a estrutura do seu conteúdo e então dar recomendações técnicas e textuais, como:

  • Legibilidade – análise do uso de palavras de transição, tamanho das frases e dos parágrafos;
  • Densidade da palavra-chave;
  • Listagem de palavras-chave relacionadas para enriquecer o texto;
  • Dicas de meta-descrição, título e subtítulos;
  • Sugestões de backlinks para inserir durante o texto.

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Se você costuma escrever seus textos no Google Docs, pode instalar uma extensão do SEO Writing Assistant no programa, o que vai facilitar muito a sua produção textual, pois é possível visualizar todas as sugestões da ferramenta enquanto você escreve.

Lead Generation Tool

Já o lead generation tool funciona mais como um widget, pois ele pode ser instalado na sua página para ajudar na captação de leads. Acima de tudo, é ótimo para empresas que estão no ramo B2B, pois oferece uma auditoria de SEO gratuita para os visitantes do site, solicitando apenas o nome do domínio e email do usuário.

Depois, é só utilizar esses dados na sua lista de contatos e iniciar sua estratégia de email marketing!

Com certeza o SEMrush é uma das ferramentas de SEO mais completas em sua versão paga. Portanto, se você pensa em investir mais no seu site, fique tranquilo que ele não vai te decepcionar.

Mas e aí, gostou do conteúdo? Então, leia também:

4 ferramentas gratuitas para testar a velocidade do seu site


Referências:

Como usar o SEMrush para alavancar os resultados de SEO