Como fazer um briefing bem elaborado

Por Capa, Dicas, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital

briefing como fazerTodos os projetos precisam de um documento que guie e oriente os passos a serem seguidos. As grandes ideias só surgem a partir de informações que esclarecem os objetivos a serem alcançados e outros detalhes relevantes para o desenvolvimento do projeto. Em suma: nada brota do nada. É preciso pesquisar e pensar sobre o que estamos fazendo constantemente.

Seja qual for o tipo de ação que sua empresa quer fazer, estruturar tudo em etapas aumenta as chances do sucesso dessas empreitadas significativamente. Essa estrutura ou guia se chama briefing.


O que é briefingO que é um briefing?

Um briefing é um documento que guia e orienta um projeto específico, detalhando de forma sucinta e clara todas as informações necessárias para que esse projeto seja realizado de forma adequada. Ele é um instrumento muito utilizado na administração, nas relações públicas, no design e na publicidade. Agências de propaganda constantemente usam briefings para guiar seus criativos na elaboração das campanhas dos clientes.

No caso das agências de publicidade, o briefing é formulado a partir das informações que o cliente providencia sobre sua empresa. Então, é feita toda uma estrutura detalhada com os objetivos do cliente, as características da empresa e o objetivo da campanha. No entanto, é preciso lembrar que para que um briefing seja eficiente, ele não pode ser muito extenso.

Um briefing traz informações organizadas e centralizadas, facilitando o trabalho dos diversos departamentos das empresas. Além disso, aumenta a assertividade dos projetos. Afinal, já pensou em fazer um trabalho sem saber nada sobre a história do cliente? Impossível, não é? No mínimo, o projeto deixaria muito a desejar.


como fazer um resumo de seus objetivosComo fazer um briefing bem elaborado?

Agora, nós vamos entrar mais nos detalhes de como realmente fazer um briefing. Como você já percebeu, a importância desse documento é grande para o sucesso dos projetos das empresas. No entanto, cada empresa pode possuir seu próprio modelo de briefing de acordo com seu negócio, então não existe um único modelo que é o correto.

Leia também: Scrum – O que é, suas etapas e como funciona na prática

Apesar disso, vamos ver agora quais os elementos principais que não podem faltar em um briefing.

História do cliente

Saber a história do cliente é fundamental para desenvolver um trabalho preciso que converse com a trajetória da empresa. Então aqui, você precisa investigar sobre o passado da marca e o que anda acontecendo no mercado onde ela atua. Portanto, monte um cenário mercadológico.

Problema de marketing

Para fazer uma campanha, você precisa saber qual o problema que o cliente está enfrentando. Quais são os obstáculos pelos quais a empresa passa atualmente e que tipo de solução o cliente busca?

Objetivos

Esse é um ponto que não pode faltar. Portanto, pergunte quais metas e objetivos o cliente quer atingir com o projeto. É necessário que esses objetivos espelham o problema de marketing e que sejam escritos de forma clara e sucinta no briefing.

Mais tarde, sua equipe poderá ver se esses objetivos foram alcançados medindo os resultados da campanha através de métricas e indicadores (KPIs).

Padrão de ação

Esse item geralmente é subestimado e esquecido por muitos clientes na hora do briefing. O padrão de ação é aquela atitude que o cliente vai tomar depois de obter os resultados. Saber qual a próxima decisão e o próximo passo de uma empresa depois que uma campanha é feita com sucesso é importante para que se tenha uma visão macro do marketing.

Por exemplo, se a campanha de e-mail marketing institucional do seu cliente foi realizada com sucesso, o próximo passo poderia ser realizar uma ação de e-mail marketing focada em vendas e no e-commerce da empresa.

Questões Específicas

Aqui, é o momento do cliente acrescentar informações e questões que ele ache relevante para o desenvolvimento do projeto. Muitas vezes, ele pode sugerir algo ou destacar alguma coisa que poderia ser feita nesse projeto e que não foi feita em projetos anteriores. Nesse sentido, melhorias, sugestões e observações entram neste tópico.

Público-alvo

O público-alvo é um ponto crucial para a realização de qualquer campanha de marketing. É preciso saber para quem estamos direcionando a mensagem publicitária, então, ele precisa constar no briefing.

Além de informações sociais, demográficas e econômicas, considere pesquisar sobre os comportamentos de consumo e hábitos no geral do público-alvo. Definir a buyer persona do cliente nesse momento é uma boa ideia para que os dados sejam mais detalhados.

Anexos

Os anexos são os materiais de apoio que ajudarão as equipes a desenvolver um projeto. Assim, campanhas de referências ou apresentações em Power Point do cliente com informações a mais sobre a empresa são um exemplo de anexos que você pode colocar no briefing.

Prazo e custo

Pergunte para o cliente qual o orçamento disponível para o projeto e qual o prazo estipulado. Com essas informações no briefing, você ajuda na organização mais eficiente das equipes da agência, evitando atrasos e mal entendidos.


briefing em 3 passosAprenda a desenvolver um briefing em 3 passos simples

Você já sabe quais os tópicos essenciais de um briefing. Mas como se preparar para criar um na prática?

Vamos ver a seguir.

1. Faça as reuniões

Defina quem é o melhor representante da empresa para explicar a situação e os objetivos da marca, e marque uma reunião com essa pessoa. Ela pode ser presencial ou online, desde que você se lembre de questionar e perguntar ao cliente tudo o que for necessário.

2. Pratique simplicidade

Se ninguém entender o que você está querendo dizer e aonde quer chegar, os profissionais dificilmente entregarão um trabalho satisfatório. Assim, evite termos técnicos e complicados demais e preze pela simplicidade do texto.

3. Seja sucinto

O mais importante de tudo é ser objetivo e conciso. Afinal, as equipes da agência terão o maior trabalho se receberem bíblias de texto com informações em demasia e irrelevantes. Por isso, centralize os dados e filtre tudo o que não é necessário.

Depois de aprender a fazer um briefing completo e bem elaborado, você está pronto para começar a atender seus clientes com confiança e com muita organização!

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