Email marketing para Ecommerce: 5 ações que você deve fazer

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email marketing para ecommerce

Muita gente pensa que fazer email marketing para ecommerce é enviar aquela newsletter uma vez por semana, com seus produtos para uma grande base de contatos e que isso vai fazer, como que por passe de mágica, com que suas vendas aumentem e sejam muito boas.

Mas…. isso não é bem assim.

Veja as 5 ações que devem estar na sua campanha:

  • – Segmentação de contatos;
  • – Cupons de desconto;
  • – Estratégia com os contatos mais engajados;
  • – Email marketing com desconto para aniversariantes;
  • – Fidelização utilizando pesquisas de satisfação.
E por que o Email marketing?

Porque é uma ferramenta simples, com o preço acessível, ROI alto e altamente eficaz em estratégias de marketing digital: assim é como o email marketing é reconhecido hoje.
Podemos entender então que quem quer melhorar seus resultados e aumentar suas taxas de conversão tem o email como um de seus maiores aliados, contudo, precisa fazer isso da forma correta.

Quer saber mais sobre o ROI do email? Confira esse artigo

Segmente sua base de contatos

Pensando pelo ponto de vista mais simples, importar aquela base de contatos “quentinha” para sua ferramenta de email marketing parece ser uma das maneiras mais efetivas de iniciar sua estratégia.
Após isso, bastaria disparar o envio para esses emails e esperar a conquista de ótimas vendas. Só que não.

Se você pensa assim ou já ouviu falar que essa é uma estratégia interessante, está na hora de rever as boas práticas dos envios de email marketing, principalmente quando estamos tratando de um Ecommerce.

Além de saber qual é o seu público-alvo e ter certeza de que essas pessoas desejam receber seu conteúdo, é preciso segmentar a base de contatos. Dessa forma, você evita erros comuns – como enviar email sobre um evento que acontecerá em São Paulo para pessoas que são de Porto Alegre, por exemplo, ou até mesmo sobre áreas de cursos que os contatos não possuem o menor interesse.

Existem várias formas de segmentar seus contatos.
Algumas delas são:

  1. Por produto de interesse;
  2. Localização;
  3. Contatos que visualizaram algum envio nos últimos três meses;
  4. Data da última compra;
  5. Gênero;
  6. Contatos que clicaram em alguma URL específica;
  7. Informações de registro dos contatos.

A segmentação de contatos dependerá muito da sua estratégia. Por isso, planeje com antecedência quais são seus objetivos e ficará mais fácil segmentar o público.

Use cupons de desconto

Existem diversos ecommerces que possuem ótima estrutura de captação de contatos no site, com formulários, scripts de navegação, etc.

Contudo, sabemos o quanto clientes amam um desconto.

Você pode trabalhar arduamente em fluxos de automação, enviar emails segmentados e com um espaço de tempo muito bons, contudo se você não oferece cupons de desconto de vez em quando para manter o cliente engajado, está perdendo uma ótima oportunidade de conquistar novas vendas.

Essa ação pode ser feita em um email de boas-vindas, ou para contatos que já compraram alguns produtos, contatos que não tem visualizado os envios – como uma forma de reengajamento -, sem esquecer dos aniversariantes.

Sendo assim, nossa dica é que use e abuse dos cupons, pois todo mundo se interessa em promoções, ofertas e descontos inesperados, desde que, as promoções se encaixem no perfil do seu cliente.
Email de aniversário

Solicitar a data de nascimento do contato, seja via formulário no site ou importando as informações de algum CRM, é interessante para suas campanhas de marketing digital no Ecommerce.

Dessa forma, você consegue configurar um envio de email automático com conteúdo personalizado para os aniversariantes do dia!

Além de oferecer o desconto no corpo do email, você pode personalizar o assunto com o nome do contato para que haja mais chances de abertura.

miauQuem é que não gosta de receber um bom desconto da sua loja favorita no aniversário? Mesmo que nem considere aquela loja a favorita, depois de receber um presente assim por email, as chances de subir no conceito do seu cliente são bem grandes 🙂

Ah! Não esqueça do Call-to-action com os links dos produtos, para que ele já possa aproveitar o desconto. Também é interessante adicionar alguns dos produtos mais comprados como sugestão na peça.

Veja um exemplo de email de aniversário:

Envie email para os contatos mais engajados

Assim como foi mencionado no primeiro tópico deste artigo, podemos enviar emails utilizando segmentações, importações recentemente realizadas, grupos de contatos, entre outros.

Porém, uma ação indispensável em uma estratégia de marketing para ecommerces é analisar quem são as pessoas que realmente têm aberto seus envios e principalmente aqueles que já realizaram alguma compra no site.

Para enviar emails para os contatos mais engajados você pode criar uma segmentação em sua ferramenta de automação de marketing, como no exemplo abaixo:

Contatos que visualizaram qualquer um de seus envios > entre hoje e 90 dias atrás

Filtrando quem abriu algum email marketing nos últimos 3 meses, você possui mais chances de ter uma taxa de visualização satisfatória ao invés de enviar para toda a base de contatos – onde, com certeza, existe uma quantidade de pessoas que não deseja mais receber o conteúdo ou deixaram de utilizar o email cadastrado.

E os contatos tão esperados que já efetuaram uma compra no site?
Basta apenas que comprem uma vez? Nada disso!

Você não pode esquecer de deixar uma régua de relacionamento ativa para os consumidores que compraram recentemente.

Para isso, tenha o campo de data da última compra dos contatos preenchido em sua ferramenta e crie uma automação com o seguinte gatilho:

Data da última compra > igual a > X dias atrás

Assim, você pode trabalhar em emails personalizados dependendo de qual foi a data da última compra do contato, oferecendo produtos complementares e até lembrando de comprar novamente – sempre mantendo o contato ciente dos produtos da sua loja.


Pesquisa de satisfação

Ter clientes constantes é a necessidade de qualquer empreendedor.

Conquistar a confiança da clientela é de suma importância entre varejistas e comerciantes, porém, consolidar essa relação é um processo lento e requer uma interação entre as partes que ultrapasse aquela simples relação criada durante a transação comercial.

Uma forma para descobrir o nível de satisfação dos consumidores é a pesquisa de satisfação, atualmente conhecida como NPS (Net Promoter Score)

Essa estratégia oferece a possibilidade de se aprofundar nas preferências e necessidades dos clientes, além de auxiliar a definir melhor o perfil do público-alvo de cada ecommerce.


E pra finalizar confira 3 dicas para ajudar na criação de uma pesquisa de satisfação de qualidade:

E ai meu consagrado!

1. Diga “Olá”

Apresente-se e não deixe de fazer uma saudação antes de explicar o motivo pelo qual a sua pesquisa está sendo realizada.

Escolha o tratamento mais adequado ao seu público-alvo. Por exemplo, nada lhe impede de ser informal, desde que seja o mais natural possível à maioria do público.

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2. Explique-se

Seu cliente não iria gostar nada de ser abordado sem entender o real motivo de sua pesquisa.

Pode ser uma abordagem mais pessoal ou apenas aproveitando o fato dele ter realizado alguma compra recentemente.


Exemplo:
Estamos entrando em contato pois você realizou uma compra recentemente no site!


Além de informar o motivo do contato, o cliente deve saber qual o objetivo da pesquisa, se essa ação está sendo feito para melhorar o atendimento, compreender quais produtos o cliente pretende encontrar ou saber o seu perfil do consumidor.

Tudo deve ser informado de maneira precisa antes que o questionário seja preenchido.


3. Seja objetivo

O convite para a pesquisa deve ser claro e objetivo.

Não esqueça de que o intuito principal é o cliente fornecer seu feedback. Portanto, nada de frases longas e desnecessárias.

Uma estratégia de marketing digital para Ecommerces não é como uma receita de bolo, na qual temos ingredientes e modo de preparo praticamente iguais.

Executar ações para que seu negócio tenha sucesso exige muita pesquisa para entender o melhor possível sobre seu público-alvo, uma equipe de marketing de qualidade e diversas ações de inbound marketing para manter o relacionamento e a sintonia com o consumidor sempre em dia.

O email marketing para ecommerce deve ser encarado como uma das ações mais importantes para alavancar seus resultados.

E aí, pronto para aplicar essas dicas e dar um salto nas vendas?


Referências:

https://ecommercenapratica.com/email-marketing-para-ecommerce-voce-esta-fazendo-isso-certo/
https://neilpatel.com/br/blog/como-usar-o-email-marketing-para-aumentar-suas-vendas-no-ecommerce/


Por Tamiris Arias e Francis Fussiger