Tags no YouTube: como escolher para aparecer mais nas pesquisas?

Por Capa, Dicas, Ferramentas, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital, Redes Sociais, SEO

tag no youtube

tag no youtube

O YouTube é uma das principais redes sociais do Brasil e uma fonte de renda incrível para criadores de conteúdo e empreendedores. Dependendo do seu modelo de negócio, ter um canal no YouTube pode mudar o jogo da sua marca e tornar ela ainda mais conhecida.

Se você usar as técnicas certas de otimização de vídeos, conseguirá ganhar mais views, inscritos e até patrocínios. A escolha das tags no YouTube é uma dessas estratégias. Contudo, ela continua envolta em mistério, já que são poucos aqueles que realmente entendem sua utilidade e funcionamento.

Quer aparecer ainda mais nas pesquisas do YouTube? Então, continue lendo os próximos tópicos, pois nós vamos te explicar tudo sobre tags no YouTube. Você vai aprender:

  • O que são as tags no YouTube;
  • Por que elas são importantes;
  • Como escolher as melhores tags no YouTube.

Então, vem com a gente!


tag no youtubeO que são as tags no YouTube?

As tags no YouTube são palavras ou frases que descrevem o assunto do seu vídeo e dão maior contexto para que as pessoas encontrem o seu conteúdo nas buscas. Muitas pessoas confundem as tags com as palavras-chave, mas essas são duas coisas diferentes.

As palavras-chave são fundamentais para que mais pessoas encontrem seu vídeo nas pesquisas do Google e elas também ajudam na categorização do vídeo. No entanto, elas não são as únicas responsáveis por isso. As tags têm a função de categorizar o conteúdo internamente no YouTube, além de fazer o algoritmo entender como o vídeo se relaciona com outros assuntos e conceitos.

A única pessoa que consegue ver as tags de um vídeo é o próprio dono do canal. Os usuários que pesquisam não conseguem visualizá-las, a não ser que usem uma extensão. Mas falaremos sobre isso mais tarde.


tag no youtubePor que elas são importantes?

Sem as tags no YouTube, os seus vídeos terão menos chances de serem recomendados para pessoas que assistiram conteúdo relacionado. As tags ajudam a otimizar o seu conteúdo para que ele apareça tanto na reprodução automática (na seção de próximo vídeo) quanto na seção de vídeos relacionados.

Apesar do próprio YouTube ter citado o título, thumbnail e descrição do vídeo como sendo mais importantes para o SEO no Youtube, as tags ainda assim têm um papel crítico para desempenhar. Sem elas, seu conteúdo não ficará tão bem distribuído e atingirá menos pessoas.

Além disso, elas são ótimas para pesquisas com erros de ortografia. Ao incluir etiquetas com erros ortográficos e de digitação, o seu vídeo poderá aparecer para pessoas que escreveram errado.


tag no youtubeComo escolher as melhores tags no Youtube?

Agora que você já sabe o que são as tags no Youtube e qual a sua importância para a otimização de vídeos, veja como definir as tags da maneira mais estratégica possível. Leia a seguir!

1. Coloque a sua palavra-chave como a primeira tag

É importante que a sua primeira tag seja a palavra-chave principal do vídeo. No Youtube, a relação entre tags e palavras-chave deve ser reforçada ao máximo. Segundo estudos do backlinko, o ranking dos vídeos e a presença da palavra-chave na primeira tag têm certa relação.

palavra-chave em tag

Quanto ao resto das etiquetas, você pode ordenar por importância.

2. Escreva tags abrangentes e específicas

Assim como no SEO para Google existem palavras-chaves long-tail e short-tail, no Youtube o mesmo acontece com as tags. Você deve utilizar tanto tags abrangentes quanto específicas para descrever o conteúdo do seu vídeo e fazer o algoritmo entender o contexto no qual ele está inserido.

Por exemplo, se o nome do seu vídeo é “Como criar o seu próprio bullet journal”, você pode usar tags abrangentes como “bullet journal” e outras tags mais específicas sobre o assunto como “DIY bullet journal”, “tutorial de papelaria criativa” e “como criar um diário”.

3. Não passe de 4 palavras por tag

Uma dica fundamental que serve como uma boa prática de otimização do Youtube é o uso de 2 a 4 palavras por etiqueta. A rede social mais querida dos vídeos prefere que os conteúdos tenham tags com esse limite, então, cuidado para não extrapolar.

4. Adicione palavras relevantes de vídeos no top ranking

De onde tirar inspiração para criar tags no Youtube? Bem, você pode investigar e examinar as etiquetas dos vídeos mais bem rankeados nas buscas da rede social, dentro do seu assunto.

Para fazer isso, basta instalar uma extensão para Chrome do VidIQ. Com a extensão funcionando, pesquise pela sua palavra-chave nas buscas do Youtube. Abra os 5 vídeos mais relevantes no ranking. Você conseguirá ver as tags utilizadas para cada um deles com a ajuda do VidIQ.

Pronto! Agora você já sabe como ter ideias de termos para a sua otimização.

como escolher tags no Youtube

5. Inspire-se com o auto-suggest do Youtube

O auto-suggest do Youtube é um recurso que você pode usar para achar sugestões de palavras-chaves e tags. Ele é uma ótima maneira de tirar ideias e inspirações tanto para o conteúdo do vídeo quanto para a otimização.

Para usá-lo é só digitar um termo na barra de pesquisas do Youtube e esperar. Em seguida, você vai ver que inúmeras sugestões relacionadas à palavra digitada vão aparecer.

definir tags no Youtube

6. Não use o nome de outros canais

Outra dica que vale ouro: nunca use o nome de outros canais nas suas tags, pois o Youtube consegue perceber quando você está tentando se promover através de outro canal ou marca. Essa não somente é uma prática ruim como pode te prejudicar no ranking, pois você pode ser penalizado.

7. Não exagere na quantidade de tags

Evite escrever centenas de tags no seu vídeo do Youtube, pois exagerar na quantidade também pode te prejudicar. Além disso, o ideal é que todas as suas tags sejam escolhidas com estratégia. Portanto, não adianta inserir toda e qualquer palavra que venha na sua cabeça.

Procure definir termos que estejam relacionados ao assunto macro e micro do vídeo e que faça sentido no contexto do conteúdo. Misturar muitas tags irrelevantes para o seu vídeo vai confundir o algoritmo do Youtube, então, muito cuidado.

8. Mensure o desempenho das suas tags

Por último, não se esqueça de mensurar e monitorar o desempenho das suas tags. Entre na guia “Estatísticas”, dentro do Youtube Studio, para ver como as suas tags estão performando.

Para entender quais são as melhores tags e definir a frequência com a qual você deve usá-las, entre na guia “Alcance” e depois em “Origem do tráfego: pesquisa do Youtube”.

Mas e aí, este post ajudou você? Então, leia também:

Aprenda como anunciar no Youtube

Webinar – O que é? Como produzir? Como divulgar?


Referências:

What are youtube tags and which ones should you add?