Como fazer seu conteúdo rankear no Google Featured Snippet?

Google Featured Snippet

Será que alcançar a primeira colocação nos resultados de pesquisa do Google ainda é o suficiente? Com as frequentes mudanças que o mecanismo de busca implementa, sempre com o objetivo de melhorar a experiência do usuário, surgem também novas táticas de SEO.Uma delas é a otimização para o Google featured snippet. Nunca ouviu falar? Calma que a gente te coloca a par desse formato recente. Conhecido também como rich snippets ou posição zero do Google, esse pequeno quadrado aparece acima da primeira posição das buscas orgânicas.

Então, respondendo à nossa primeira pergunta: alcançar a primeira colocação pode ser o suficiente para alguns, mas não para outros. Afinal, ela nem sempre é o lugar de maior privilégio e de maior destaque no Google.

Quer aprender a atingir a posição zero? Então continue lendo. Nesse post, vamos abordar:

  • O que é o Google Featured Snippet?
  • Tipos de featured snippets;
  • Como aparecer no Google Featured Snippet?

Acompanhe a leitura para saber mais!


o que é o snippetO que é o Google Featured Snippet?

Um featured snippet é uma caixa de respostas direta e resumida que responde a uma pesquisa de palavras-chave nos buscadores. Ele aparece antes dos resultados orgânicos e, por isso, é chamado de posição zero.

O que você precisa saber é que um site que rankeia como um snippet nem sempre está classificado nas posições orgânicas mais altas. Isso significa que os primeiros sites abaixo de um snippet podem ter conquistado muito mais autoridade e relevância do que aquele que está acima dele.

Então um site com menos autoridade e qualidade do que o meu pode aparecer antes de mim?

Basicamente, sim. E por isso, o featured snippet é vantajoso para as empresas cujos sites ainda possuem dificuldade de se destacar.

Veja o exemplo a seguir. Ao digitarmos o termo “como fazer conteúdo“, um Google featured snippet da página klickpages aparece respondendo à pergunta do usuário em uma lista.

Google Featured Snippet

O objetivo do Google com os snippets é fazer com que o usuário receba uma resposta imediata e ao mesmo tempo tenha acesso a uma prévia do conteúdo de um blog. Veja como o featured snippet chama atenção!

Contudo, é evidente que o principal propósito do buscador, no início, era gerar menos cliques. Com respostas prontas, o usuário supostamente não precisaria acessar os links.

Mas hoje, sabemos que isso não funcionou: segundo pesquisas, as SERPs com snippets recebem apenas 4% menos cliques do que SERPs sem snippets.


os tipos de snippetsOs tipos de Snippets

Antes de vermos como otimizar suas páginas da web para aparecerem no Google featured snippet, vamos ver os tipos de rich snippets que são mais comuns no buscador.

Parágrafo

Nessa categoria, o Google dá uma resposta em forma de parágrafo. E além disso, ele também pode vir acompanhado de uma imagem. Veja abaixo:

snippets

Geralmente, a caixa de respostas em parágrafo aparece para perguntas e definições de palavras e conceitos. Portanto, palavras-chave que contém “por que“, “onde“, “o que é” e “quem” costumam gerar resultados em snippets de parágrafos.

Lista

Os snippets em formato de listas são muito comuns, já que muitos usuários têm o hábito de pesquisar termos com as palavras “como fazer“, “passo a passo” e “melhores alguma coisa“. Veja o exemplo abaixo:

snippet de lista

Tabela

Os quadros e tabelas são os tipos de Google featured snippets mais raros. Eles aparecem quando há alguma comparação, mas também podem surgir em outras situações, como na pesquisa de horários de eventos ou até de receitas.

tabela rich snippets

Veja também: As 11 melhores ferramentas de SEO para você rankear no topo dos buscadores


Como aparecer no Google Featured Snippet?

como aparecer no snippet

Agora, vem a parte que você mais esperava: como aparecer no Google featured snippet?

Bem, teremos que desapontar você, pois não existe uma fórmula definitiva para aparecer ali. No entanto, existem algumas boas práticas recomendadas por profissionais de marketing de conteúdo e SEO.

Mas lembre-se: mesmo que você aplique essas estratégias, pode ser que ainda encontre dificuldade em se classificar como um snippet. Ou pode ser que seu site se classifique, mas logo em seguida perca o lugar, o que é muito comum.

Mas chega de papo furado! Veja a seguir como aumentar suas chances de chegar na posição zero do Google.

Verifique o tamanho dos snippets

Um fator que influencia nos featured snippets é a otimização do tamanho do conteúdo. Procure escrever blocos de textos que não sejam muito longos, nem muito curtos, afinal há um espaço mínimo e máximo para o snippet.

Veja uma média de tamanho ideal para cada tipo de snippet:

  • Parágrafos: entre 40 e 50 palavras;
  • Listas: máximo de 64 palavras. Não se preocupe com o número de itens das listas, já que alguns snippets permitem que o usuário clique no link “ver mais”;
  • Tabelas: máximo de 3 colunas. Quanto ao número de linhas, vale o mesmo que para as listas: quanto mais, melhor!

Leia também: Palavras de transição: torne o seu texto mais fácil de ler

Faça uma pesquisa de palavra-chave

Para saber quais palavras-chave usar para rankear no Google featured snippets, use uma ferramenta gratuita. A Serpstat é uma ótima opção que mostra facilmente quais termos exibem featured snippets nos resultados.

Além disso, se seu site já estiver bem posicionado no Google para alguma palavra-chave específica, vale a pena pesquisar se existe alguma oportunidade de gerar um featured snippet relacionado a ela.

Leia também: Como definir as palavras-chave da sua estratégia de marketing digital

Encontre ideias de conteúdo pelo Google

Você também pode pesquisar um termo diretamente no Google e verificar se existem rich snippets de concorrentes. Analise se o formato da caixa de respostas é em parágrafo, lista ou tabela e otimize seu conteúdo de acordo.

Uma dica legal é procurar algumas ideias similares ao termo que você buscou através da área de buscas relacionadas.

Google Featured Snippet buscas

Cada uma dessas perguntas possui um Google featured snippet. Para visualizá-lo, é só expandir a caixinha clicando na seta ao lado direito.

Responda a várias perguntas em um só artigo

De acordo com algumas pesquisas, se o conteúdo de um site aparece no Google featured snippet, as chances de algum outro conteúdo do mesmo artigo rankear em outros snippets também se tornam mais altas.

Como o objetivo do featured snippet é responder a perguntas, procure escrever artigos que respondem a mais de uma dúvida no mesmo conteúdo. Dessa forma, uma só página do seu site poderá rankear para mais de um snippet!

Apesar de não existirem dados suficientes para comprovar quais práticas são as melhores para alcançar a posição zero do Google, pode ter certeza que essas dicas vão te ajudar muito, aumentando suas chances e criando oportunidades para o seu site. O segredo é não parar de tentar!

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