Inbound e Outbound Marketing: qual é a diferença?

Por Capa, Dicas, Inbound Marketing, Marketing Digital

Inbound marketing e Outbound Marketing

Inbound marketing e Outbound MarketingAntes de ler este texto sobre inbound e outbound marketing, é necessário fazer uma pergunta. Quantos conteúdos publicitários impactaram você hoje? É natural que as pessoas deixem essas contagens para os institutos de pesquisa, pois, em uma rotina tão acelerada, ninguém possui tempo hábil para isso.

Acredite, os dados vão surpreender você.

De acordo com estudos recentes, indivíduos moradores de grandes cidades e usuários de Internet são expostos a milhares de campanhas. Os números variam entre 6.000 a 10.000 propagandas por dia. É um volume grandioso e também impossível de ser absorvido.

Nessa verdadeira disputa pela sua atenção, vale retirar proveito de quase tudo. Televisão, rádio, podcast, outdoor, redes sociais, entre outras mídias. Em um cenário como esse, qualquer marca, por mais popular que seja, corre o risco de ser esquecida pelo consumidor.

Como exemplo, veja o caso da Samsung. Entre 2017 e 2018, a companhia investiu U$ 11, 2 bilhões em publicidade. Os gestores têm noção de que, por mais que a empresa coreana seja uma das maiores vendedoras de Smart TVs e smartphones do mundo, seus clientes podem ser atraídos pela concorrência a qualquer momento.

Para que isso fique de lado, a maior parte desses investimentos vai direto para as duas estratégias primordiais de negócios: inbound e outboud marketing.

A seguir, você vai conhecer as características desses modelos fundamentais para se aproximar do público-alvo e vender mais.


Inbound marketing e Outbound MarketingO que é Outbound Marketing?

O outbound marketing pode ser visto como o marketing “tradicional”. É quando uma empresa tem uma postura mais dinâmica ao atrair seus leads. É possível ressaltar nessa tática a divulgação por meio de comerciais na televisão, anúncios na mídia impressa e spots de rádio.

Eventos e feiras corporativas também são bons exemplos de outbound marketing. Assim como serviços de telemarketing, em que um call center tenta concretizar uma venda pelo telefone.

Contudo, é preciso deixar claro que o outbound marketing necessita de muitos recursos financeiros. O mais surpreendente é que, por mais que seja caro, o seu retorno de investimento pode ser bem pequeno.

Ainda assim, boa parte do orçamento de marketing das companhias é destinado a esse tipo de comunicação, o que levou muitos CEOs a questionarem a sua eficácia e aplicarem mais dinheiro no inbound marketing.


Inbound marketing e Outbound MarketingO que é Inbound Marketing?

Ao contrário do outbound marketing, no inbound marketing quem tem a presença mais ativa é o cliente. É quando ele está em busca de uma solução para resolver uma necessidade. Nesse contexto, a empresa deve se apresentar como a melhor saída disponível.

Por isso, ela deve usar todos os atributos para se destacar em meio a tanta informação. Além disso, o inbound marketing requer menos investimento, e tem um retorno bem mais atrativo.

Em diferentes fases, o objetivo do inbound marketing é guiar o consumidor por meio de um conteúdo que o atraia, encante e o motive a ratificar a compra.

Abaixo, em destaque, estão algumas das premissas e estágios que devem estar em estratégias de inbound marketing de sucesso.

1 – No inbound marketing é fundamental proporcionar uma boa experiência

Imagine que o cliente se interessou pelo seu produto ou serviço. Ao visitar o site, infelizmente, ele se viu perdido. Essa situação acontece todos os dias, nos mais variados negócios. Por isso, conheça a jornada dos usuários em seus canais, ainda mais se você tem alguma plataforma de e-commerce.

Tenha certeza de que, ao pesquisarem pela sua empresa, os consumidores terão a melhor experiência possível.

2 – Invista em SEO

Primeiro, o seu conteúdo deve ser interessante para os consumidores. Você deve lembrar que, ao procurarem por suas soluções em sites de buscas como o Google, a sua empresa tem de ser encontrada. Por último, quanto mais você investir em palavras-chave relevantes para o seu negócio, maiores serão as chances de os clientes encontrarem você na Internet.

3 – Ofereça conteúdo de qualidade

Estar nas primeiras posições de busca do Google é crucial para uma estratégia de inbound marketing vencedora. Ainda assim, é insuficiente para cativar os consumidores. Por isso, ao produzir um conteúdo, apresente informações que possam auxiliar o cliente na decisão de compra.

Mostre suas vantagens competitivas, e faça o melhor uso de técnicas como copywriting. Desta forma, além de valioso, o seu conteúdo será bastante vendedor.

4 – Tenha um software de CRM para gerenciar suas redes sociais

O tempo em que os clientes usavam apenas um canal para manter contato com as empresas ficou no passado. Hoje, o público usa diferentes mídias sociais e plataformas de mensagens, como o Instagram e o Facebook, para se relacionar com diversos tipos de empreendimentos. Sejam pequenos, sejam grandes.

Para administrar todas essas conversas com seus leads, o ideal é usar um software de CRM. Em apenas uma plataforma, é possível organizar todas essas interações. Há também modelos sob medida, como o WhatsAPP CRM, perfeito para se trabalhar no Brasil. Afinal, o WhatsAPP está presente em 99% dos celulares no país.


As diferenças entre inbound e outbound marketing

Em resumo, o outbound marketing vai atrás do cliente. Já com o inbound marketing, ocorre o inverso. É o cliente que vai em busca das soluções de uma empresa. É por isso que a produção de conteúdo se tornou um dos principais artifícios para se atrair leads de alto valor.

No outbound marketing, uma campanha pode alcançar milhões de pessoas. Agora, se você deseja conquistar um target bem específico, o mais indicado é o inbound marketing. O número de prospects impactados pode ser bem menor. Por outro lado, o percentual de retorno sempre será elevado.

Como exemplo, é possível utilizar esse próprio post. Elaborar uma campanha em rede nacional de TV para divulgar ações de Inbound e Outbound marketing poderia funcionar. O problema com esse tipo de ação é que a maior parte do público impactado desconhece o assunto, ou seja, uma parcela considerável do capital investido seria desperdiçada.

Por outro lado, os interessados no tema podem fazer uma busca pela Internet com os termos “Inbound e Outbound marketing” e acharem esse post. Para assim fazer conexões com parceiros que possam ajudá-los.


Inbound marketing e Outbound MarketingOs benefícios ao integrar as estratégias de inbound e outbound marketing

Apesar das diferenças, o outbound e inbound marketing podem existir dentro da mesma estratégia. Na verdade, eles se complementam. Nada impede você de usar o outbound marketing para englobar grandes audiências, e, ao mesmo tempo, escolher o inbound marketing para atingir certos nichos.

Até empresas com 100% dos seus negócios online, como por exemplo a Netflix, criam campanhas integradas, com direito a filmes publicitários em horário nobre e peças em mobiliário urbano.

Tenha em mente que, para o seu cliente, se a estratégia será integrada ou tradicional, pouco importa. O significativo mesmo é fazer com que a comunicação possa chegar com clareza, criatividade e contenha a informação que ele precisa.