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Ações para Inbound Marketing

Planejar e implementar ações para Inbound Marketing é inovador e quebra as ideias antigas sobre atração e, por isso, tem se tornado cada vez mais importante no marketing digital.

O Inbound Marketing baseia-se em dois pontos fundamentais: ganhar a atenção do usuário compartilhando um conteúdo interessante e fidelizar seu público após o objetivo principal ser alcançado. O inbound combina a criação de conteúdo com automações de envios, traçando um caminho orgânico para atrair a atenção das pessoas, depois mantendo seu relacionamento com elas e acabando por fidelizar seus clientes.

Veja mais sobre inbound marketing em nosso blog

Além de trabalhar com atração e fidelização na mesma estratégia, você ainda pode acompanhar todos os resultados de suas ações. Utilizando ferramentas como o Dinamize Automation, você consegue acompanhar o alcance de suas campanhas, as visualizações e cliques em seus envios e quão perto de se tornarem clientes estão os seus contatos.

Funil de vendas e fases do inbound

Funil de vendas e fases do inboundA estratégia de Inbound Marketing pode ser divida em diversas fases. Basicamente, são quatro processos a serem realizados: atrair, converter, vender e fidelizar. Em cada uma destas fases, você lida com contatos que estão em um estágio diferente do funil de vendas: visitante, contato, oportunidade e cliente.

Veja abaixo como planejar suas ações e elaborar sua estratégia de marketing, de acordo com cada fase e estágio que o contato se encontra.


atração dos contatosAtrair – Visitantes

A primeira etapa é a ação que foca na atração dos contatos, onde você precisa gerar tráfego e se concentrar em chamar atenção para uma possível conversão.
Os visitantes são compostos pelas pessoas que acessaram seu site, de acordo com o acompanhamento feito pelo Google Analytics. A partir deste primeiro contato com sua empresa, você pode definir o público que tem potencial para se tornar cliente, direcionando suas ações de atração. Para isso, você deve definir os “clientes ideais”, ou buyer personas.

Você pode criar ebooks ou até posts em um blog, para trazer visitantes que não buscam somente por um produto específico, mas também por assuntos que são de seu interesse. O marketing de conteúdo é uma estratégia muito interessante, pois produz conteúdo que esclarece o público e cria uma boa primeira impressão.
Investir nas redes sociais e no SEO também é fundamental. Garanta que seus seguidores também tenham acesso ao seu conteúdo, postando-o em suas páginas e mantendo links para o seu site, blog e notícias.

Já o SEO, ou Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca), é um conjunto de métodos para otimizar sites, blogs e páginas na web. Estes aperfeiçoamentos visam alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para um site ou blog.


converter seus contatos em leadsConverter – Contatos

Quando você já possui alguns dados de cadastro, você vai iniciar a nutrição a fim de converter seus contatos em leads. Estes contatos podem vir do seu sistema CRM ou loja virtual, por exemplo, contendo pessoas que já compraram em sua loja antes, ou já preencheram algum cadastro. Em algumas ferramentas de inbound, você pode integrar o seu sistema diretamente com a sua conta, tendo acesso a todos os contatos já cadastrados.

Você também pode solicitar os dados, como nome e email do contato (sem pedir muitas informações, para que o contato não perca o interesse em preencher), e oferecendo algo em troca. Aqui você pode utilizar Call to Action, Landing Pages e Formulários: deixe sempre disponível uma entrada para os contatos que querem receber as suas informações.

Geração de leads: como captar leads

O Call to Action significa em tradução literal “chamada para ação”. São botões com links que levam os usuários a realizar ações, com o principal objetivo de direcioná-los ao cadastro. As Landing Pages vêm logo após o Call to Action. Quando o usuário clica em algum botão, será redirecionado para um página com um conteúdo específico de sua estratégia e um formulário, para realizar o cadastro e poder fazer o download de um ebook ou cupom de desconto, por exemplo.

Crie Automações após as conversões pelas Landing Pages

Após ter os dados destes contatos, você deve iniciar de fato a nutrição destes leads, focando na criação de conteúdo e materiais, trazendo informações da sua empresa. Faça posts no seu blog e em suas mídias sociais, ofereça treinamentos e ebooks e crie uma régua de nutrição, com envios automatizados.
Você também pode aliar ferramentas de monitoramento de redes sociais com sua estratégia, acompanhando as reações à sua marca e até encontrando influenciadores que possam lhe ajudar na captação de leads.

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potencial à uma vendaVender – Oportunidades

Chegando na etapa de vendas – uma fase crucial do inbound – você deve analisar e separar os contatos que apresentam mais potencial à uma venda. Estes são os contatos “oportunidade”, que já converteram em algum formulário ou solicitaram alguma informação, ou seja, já mostraram um interesse inicial em seu negócio.

Utilizar o Email Marketing e criar Automações de envios para oferecer seus produtos (sempre segmentando a base de contatos, a fim de evitar o desinteresse no conteúdo e descadastros) é a estratégia mais recomendada para conseguir que o contato se torne um cliente.

Como criar um email marketing – passo a passo completo!

Por que criar email marketing?

Você pode criar uma régua de relacionamento com uma série de automações baseadas no interesse de seus contatos, seja em conteúdo ou produtos de seu site. Comece com um email de boas-vindas, siga com envios de outros emails, dependendo do comportamento do contato, atualize-o em sua base e assim por diante, conduzindo-o à compra.

Para ajudar nesta fase, você pode utilizar o lead scoring, que atribui pontuações aos leads de acordo com o engajamento deles nas campanhas. Ele permitirá que você saiba o quão inclinado está o seu contato a realizar uma compra, e acompanhar todo este desenvolvimento.


onde você fascina seu clienteFidelizar – Clientes

A última etapa do funil é a de Fidelização, onde você fascina seu cliente! Afinal, de que adiantaria todo o trabalho de atração, conversão e finalização da venda, para depois abandonar o contato e perdê-lo?
Aqui entra novamente o e-mail marketing e automações, porém você deve focar ainda mais na segmentação destes contatos. Pode configurar automações através da navegação no site e criar campos personalizados, como data de última compra.

Crie automações de lembrete de aniversário

Personalize os e-mails que você envia para cada contato

A ferramenta de Lead Scoring é uma ótima estratégia também para a fidelização. Você pode modificar a pontuação de seus clientes de acordo com as ações deles e oferecer promoções e descontos, conforme sua pontuação for aumentando.
Além disso, crie monitoramentos, crie depoimentos e/ou pesquisas, para verificar se o contato está satisfeito com seu conteúdo. Construa conteúdos ricos e que irão cada vez mais deixar seu cliente satisfeito, pois melhor do que conseguir apenas vender é manter seu cliente e fazer com que ele recomende sua empresa.

contatos que têm interesse em seu negócioBusque contatos que têm interesse em seu negócio, que procuram os conteúdos que você produz e optam por receber os seus envios. Melhore suas taxas de retenção, e assim aumente tanto seu faturamento quanto a reputação de sua marca. Use call-to-actions bem direcionados, divulgue melhorias, interaja em mídias sociais e faça réguas de conteúdo com automação de email marketing.

Ao encantar seus clientes, você cria maiores oportunidades de vendas, já que eles mesmos irão compartilhar suas experiências positivas. Portanto, seguir os passos do Inbound Marketing pode ser uma boa estratégia para captar e manter clientes, além de aumentar seu faturamento.


Fontes:
Os 4 pilares do Inbound Marketing que toda agência deve oferecer – Contentools
What is Inbound Marketing?
Inbound Marketing: qué es, origen, metodología y filosofía

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