99 Melhores Ferramentas de Marketing Digital [2022]

ferramentas de marketing digitalPara trabalhar de maneira eficiente, todo profissional de marketing precisa ter à disposição uma série de ferramentas de marketing digital para automatizar e acelerar processos, além de ter um maior controle para analisar seus resultados.

Atualmente, existem muitas opções de ferramentas para equipes de marketing e, grande parte das empresas não precisam de apenas uma, mas de um conjunto de ferramentas para auxiliar nas estratégias de marketing digital e expandir ainda mais os negócios.

Mas quais são as melhores ferramentas de marketing digital? A resposta é: a que melhor atende suas necessidades!

E para ajudá-los a encontrar as melhores soluções, realizamos um levantamento das melhores ferramentas de marketing digital para diferentes tarefas. Então, vamos à lista:


ferramentas de marketing digital (1)Ferramentas de Analytics

Investir na análise de dados e comportamento dos potenciais clientes ajudará sua equipe de marketing a tomar as decisões certas ao criar e otimizar uma campanha de marketing, além de entender quais ações estão gerando bons resultados. Por isso, as ferramentas de Analytics são tão importantes! Abaixo, listamos as principais ferramentas de Analytics do mercado:

1. Google Analytics

ferramenta de Analytics: Google Analytics

Criar uma conta no Google Analytics permite a análise do desempenho do seu site. Inserindo um código Javascript em cada uma das páginas, você conta com um relatório com informações relevantes para suas ações futuras.

Número de visualizações, páginas de maior acesso, tempo de navegação e volume de buscas são alguns dos dados disponíveis.

2. Facebook Insights

Se você está no meio do processo de mapeamento da buyer persona ou então está com dificuldades de atingir as pessoas certas por meio de suas campanhas de marketing digital, o Facebook Audience Insights pode ser a solução.

Essa ferramenta gratuita pode ser acessada dentro do próprio Facebook. Com ela, você ganha uma compreensão mais profunda do seu público e, dessa forma, vai criar conteúdo mais relevante para os seguidores.

ferramenta de Analytics: Facebook insights

 


ferramentas de marketing digital (2)Ferramentas de SEO

SEO é um conjunto de técnicas e estratégias que ajudam a aumentar o tráfego orgânico dos sites, otimizando as páginas da web para que elas estejam bem posicionadas nos resultados de buscas. Portanto, quando o algoritmo do Google entende que seu conteúdo está bem otimizado, ele prioriza o seu site, aumentando a visibilidade da sua empresa.

Dessa forma, ter algumas ferramentas online de SEO para ajudar na otimização é uma mão na roda para empreendedores e profissionais de marketing. Vamos então conhecer as principais ferramentas de SEO:

3. SEMRush

O SEMRush é uma ótima ferramenta para otimizações inteligentes de conteúdo. Ele avalia o desempenho do seu site, destacando falhas e posições de palavras-chave, mas também pode ser usado enquanto você escreve um artigo.

ferramenta de seo semrush

4. Ubersuggest

O site Ubersuggest foi criado por Neil Patel, um especialista em marketing muito renomado. Basta escrever uma palavra-chave em sua barra de pesquisa e a ferramenta te mostrará sugestões de palavras relacionadas e ideias de conteúdos.

Ferramenta de marketing digital e seo Ubersuggest

5. Moz

A Moz é uma plataforma que faz análises completas de SEO de páginas da web. Ela disponibiliza informações sobre a performance do seu site nos mecanismos de busca, identificando falhas e sugerindo melhorias. Se você quer conseguir uma boa posição nas SERPs, é recomendado utilizar uma ferramenta como a Moz.

ferramenta de marketing digital e SEO MOZ

 

6. Google Keyword Planner

O Google Keyword Planner (ou Google Planejador de Palavras-chave) é um planejador de palavras-chave do Google. Ele é mais focado em palavras-chave para mídia paga, mas também ajuda ao longo da produção de conteúdo orgânica para sites.

Google Keyword Planner ferramenta de marketing digital

 

7. Google Search Console

Com o Google Search Console (anteriormente chamado de Webmaster Tools), é possível analisar o desempenho do seu site nas pesquisas do Google. Informações como por exemplo tráfego da pesquisa, frequência de pesquisas no Google e quantidade de cliques podem ser obtidas.

Nesta ferramenta você também pode identificar problemas de indexação e reindexar conteúdos que tenham sido atualizados.

google search console relatório

8. Keyword Explorer

O Keyword Explorer é uma nova ferramenta da Moz, uma das maiores experts em SEO no mundo. A ferramenta é muito completa e ajuda os profissionais a definirem suas palavras-chave e analisar as páginas do site de acordo com suas posições no ranking.

Linkstant

9. Check My Links

O Check My Links é, na verdade, uma extensão do Google Chrome que identifica links quebrados e inválidos nas páginas selecionadas. Todavia, apesar dessa função já existir em outras ferramentas de análise SEO, o Check My Links é muito útil para fazer um checkup mais prático.

ferramenta de marketing Check My Links

10. Help a Reporter Out (HARO)

Esse site é muito útil para quem deseja construir backlinks poderosos. Sobretudo, ele conecta você a jornalistas e te ajuda a desenvolver networking para aparecer em sites de notícias e veículos de imprensa. No entanto, é uma ferramenta paga.

ferramenta de marketing digital Help a Reporter Out (HARO) seo

11. Linkstant

Através do Linkstant, toda a vez que seu site for referenciado em outro site, você receberá uma notificação. Dessa forma, você ficará sabendo sobre todos os backlinks que está recebendo, possibilitando uma análise da relevância e abrangência do seu post.

ferramenta de seo Linkstant

Leia também: As 11 melhores ferramentas de SEO para você rankear no topo dos buscadores


ferramentas de marketing digital (3)Ferramentas para testar a velocidade do seu site

Como você deve saber, a velocidade do site impacta diretamente no seu desempenho em buscadores. Portanto, se o seu site não está bem otimizado para SEO e se o principal problema é a velocidade dele, o Google dificilmente vai te colocar no topo das pesquisas. Existem diversas ferramentas que ajudam você a medir a velocidade das páginas do site.

Elencamos abaixo 4 delas (todas gratuitas):

12. Page Speed Insight

O Page Speed Insight é uma ferramenta do Google que pertence ao seu setor de desenvolvedor que analisa a velocidade de carregamento tanto em mobile quanto em desktops. Para isso, ela cria um relatório que dá uma nota para o seu site de 0 a 100, sendo 100 o melhor índice e 0 o pior.

Page Speed Insight

13. Web Page Analyzer

O Web Page Analyzer também é uma ótima opção para sites que querem testar sua velocidade. Ele avalia o desempenho da página, as requisições feitas e o tempo de download de cada objeto.

Além disso, ele também recomenda algumas ações para você fazer que podem melhorar a otimização do site em todos os sentidos.

Web Page Analyzer

14. GTmetrix

Essa ferramenta faz uma análise completa da performance da sua página. Seu grande diferencial é a avaliação dupla de velocidade: ela utiliza critérios definidos pelo Page Speed Insight do Google e pelo YSlow, uma ferramenta do Yahoo.

A página traz uma pontuação de acordo com as ferramentas, além de mostrar recomendações do que fazer para melhorar. Além disso, é possível identificar o tempo de carregamento e, se desejar, pode pagar por um serviço com mais funcionalidades.

ferramenta de marketing e seo GTmetrix

15. Pingdom Website Speed Test

A ferramenta Pingdom avalia a performance de uma página a partir de variadas localizações. Ela também mostra o tempo de carregamento, a pontuação da performance e a quantidade de requisições feitas.

Além disso, o relatório do Pingdom apresenta tudo sobre os response codes encontrados na análise. Esses códigos de status HTTP identificam erros de direcionamento, requisição e outros erros de servidor.

Pingdom Website Speed Test

16. Smush

O Smush é um plugin para WordPress que tem o objetivo de acelerar o carregamento das imagens do seu site. Nesse sentido, ele otimiza, redimensiona e comprime imagens grandes demais que podem prejudicar a velocidade de carregamento da página.

Ferramenta site Smush

Continue lendo em: 4 ferramentas gratuitas para testar a velocidade do site


ferramentas para anúncios Ferramentas para Anúncios

Por mais valiosas que sejam as ações de SEO para a sua marca, muitos usuários clicam em anúncios nos mecanismos de busca. Dentre estes usuários que clicam, 50% têm maior probabilidade de comprar do que aqueles que visitam seu site por meio de conteúdo orgânico. Por esse motivo, a vinculação de anúncios pagos pode fazer sua empresa alavancar resultados de maneira rápida. Veja abaixo as principais ferramentas de anúncios do mercado:

17. Google ADS

É uma ferramenta de publicidade disponibilizada pelo Google, em que você cria anúncios que são divulgados no próprio serviço de pesquisa e também em sites ligados a ele. No Google Ads, você trabalha tanto a criação do anúncio quanto questões de investimento e acompanha o alcance de cada divulgação.

ferramenta para anuncios google ads

18. Facebook Ads

O Facebook Ads é um sistema de mídia paga focado em anúncios para o Facebook e Instagram. Graças às diversas opções de segmentações possíveis, ele é muito eficaz, pois atinge públicos mais específicos e preparados para a compra. Além disso, é fácil acompanhar o desempenho das campanhas, pois ele fornece relatórios de análise completos.

Pesquisas indicam que 70% dos consumidores já realizaram compras ao serem impactados por anúncios online. Isso acontece porque, no digital, os anúncios se tornaram muito mais assertivos do que no mundo físico. Com a ajuda de Big Data, é possível rastrear o comportamento dos usuários e direcionar os anúncios para as pessoas certas.

facebook ads - anuncio

19. LinkedIn Ads

O Linkedin é considerado, por 92% dos profissionais do segmento B2B, a rede social mais importante. Anunciar no Linkedin Ads é ótimo para quem busca uma estratégia que segmente públicos de acordo com cargos, profissões, empresas ou até investidores. Além de localizar usuários mais influentes, que têm até duas vezes mais poder de decisão de compra do que o restante dos usuários da web.

Além disso, a concorrência entre anunciantes é menor no Brasil. Isso porque nem todas as marcas brasileiras utilizam o Linkedin Ads. Portanto, o alcance das campanhas se torna maior e, consequentemente, tem um custo menor.

lead gen linkedin

 


Ferramentas para E-commerceFerramentas para E-commerce

Uma plataforma de e-commerce são softwares para facilitar a gestão, venda e até envio dos produtos para seus clientes. Muitas ferramentas de ecommerce permitem, por exemplo, criar uma loja virtual sem nenhuma habilidade de programação, com baixo orçamento inicial ou sem precisar ser um designer especialista.

Selecionamos aqui algumas das principais ferramentas para a criação de uma loja virtual. Vamos a lista:

20. VTEX

Com marcas como por exemplo Sony, Walmart, Whirlpool e Coca-Cola em seu portfólio, a VTEX disponibiliza um sistema que permite criar uma loja virtual realizando a gestão de produtos, clientes e marketplaces.

Valores da VTEX: a partir de R$1.500,00/mês

21. Magento

Magento é um sistema para e-commerce de código aberto, ou seja, você pode baixá-lo e instalar em um servidor diretamente, sem necessidade de pagar uma mensalidade para uma plataforma específica. Apesar de se tornar muito mais barato esse uso, você precisa contar com conhecimentos técnicos para implementação e manutenção dessa plataforma.

Valores do Magento: possui plano gratuito Open Source, mas os planos pagos são a partir de $1500/mês

magento loja virtual ecommerce

 

22. Woocommerce

O WooCommerce é o plugin do WordPress que permite a construção de uma loja virtual dentro do seu site. Ele é ideal para quem já tem familiaridade com o WordPress e seus plugins, pois toda a gestão da plataforma é feita através do painel do WordPress.

Valores do Woocommerce: possui plano gratuito Open Source dentro da plataforma WordPress

woocommerce ferramenta de ecommerce

23. Loja Integrada

A Loja integrada é uma ferramenta para gestão de loja virtual com mais de um milhão de e-commerces criados e integração com os principais recursos do mercado.

Valores da Loja Integrada: possui plano gratuito, mas os planos pagos são a partir de R$49,00/mês

loja integrada ferramenta de marketing digital para ecommerce

24. Moovin

A Moovin é uma plataforma para gerenciamento de e-commerce integrada aos principais marketplaces, que conta com diversos recursos para a criação de uma loja virtual do zero.

Valores da Moovin: não disponibiliza os valores na página

Ferramenta de marketing digital Moovin

25. Tray

A Tray atua no Brasil há mais de 17 anos com uma ferramenta para gestão de e-commerce ideal para todos os bolsos, pois você pode criar sua loja com um baixo investimento inicial. Ela permite também que você otimize a loja com upgrades de planos, aumentando assim suas funcionalidades.

Valores da Tray: a partir de R$49,00/mês

Loja virtual Tray

26. Dooca Commerce

A plataforma Dooca Commerce existe há mais de 10 anos e tem como objetivo fornecer soluções simples e efetivas para empresas venderem online.

Valores da Docca Commerce: a partir de R$ 99,00/mês

Dooca Commerce

27. Irroba

O Irroba e-commerce é uma empresa com mais de 20 anos de existência, que atende mais de 5.000 lojas online em todo Brasil. Com objetivo de ajudar empresas a crescer, a Irroba traz diversos benefícios para impulsionar seu negócio.

Valores da Irroba: a partir de R$120,00/mês

ferramenta de marketing digital para ecommerce Irroba

28. Nuvemshop

A plataforma Nuvemshop e-commerce foca na facilidade de utilização do sistema, baixo custo e ter os recursos necessários em apenas uma plataforma. Ou seja: com a integração, você encaminha seus contatos para as plataformas da Dinamize e mantém todas as informações sobre cada atividade atualizadas.

Valores do Nuvemshop: Planos a partir de R$49,90/mês

29. Mercado Shops

O Mercado Shops é uma plataforma de e-commerce que permite a criação de uma loja virtual integrada com o Mercado Livre. Realizando a integração do Mercado Shops com a Dinamize, você pode trazer seus contatos para a ferramenta e realizar ações de marketing para engajá-los ainda mais.

Valores do Mercado Shops: o pagamento não é mensal, mas em cima de suas vendas, ou seja, você só paga quando vende. A tarifa de venda será de 5,5% se você anunciar no Clássico e de 10% se anunciar no Premium

30. Shoppub

A Shoppub é uma plataforma de e-commerce que disponibiliza ferramentas para o gerenciamento e apresentação da sua loja virtual na internet, permitindo que seu negócio escale rapidamente com a sua tecnologia e atendimento.

Valores da Shoppub: a Shoppub não disponibiliza valores na página

31. Digital Manager Guru

A Digital Manager Guru é uma plataforma de controle do negócio para vender, analisar, gerenciar e integrar todo o processo de vendas online.

Valores do Digital Manager Guru: planos a partir de R$156.48/mês

32. Flexy

A Flexy é uma plataforma de E-commerce completa para B2B, Marketplace ou B2C. Tem funcionalidades para desenvolvimento de sites como por exemplo catálogo de produtos, sistema de correios e entregas para cálculo de preços e prazos e API de integração com outros sistemas.

Valores do Flexy: não disponibiliza valores na página

33. Shopify

A Shopify é uma empresa de comércio que desenvolve softwares para lojas online e sistemas de varejo de ponto de venda. É uma ferramenta que oferece todos os recursos de e-commerce e pontos de venda necessários para começar a administrar e expandir o negócio de uma empresa.

Valores do Shopify: o plano Shopify Lite inicia em USD 9,00/mês

34. PrestaShop

O PrestaShop é uma ferramenta de E-Commerce Open Source e, a partir da integração, é possível realizar diversas ações em combinação com nossas plataformas.

Valores do PrestaShop: Possui plano gratuito Open Source, mas que necessita ter uma hospedagem

Ferramenta para ecommerce PrestaShop

35. Fastcommerce

Fastcommerce é uma plataforma que possibilita a criação de lojas virtuais, oferecendo ferramentas para o gerenciamento e apresentação da sua loja virtual na internet.

Valores do Fastcommerce: possui plano gratuito, mas também conta com planos pagos (a partir de R$39,00/mês)

Saiba mais em: Como escolher a melhor plataforma para seu e-commerce


Ferramentas de gerenciamento de conteúdo (CMS)Ferramentas de gerenciamento de conteúdo (CMS)

Em nossa lista de ferramentas de marketing digital não poderia faltar as plataformas de gerenciamento de conteúdo, os CMS. CMS é uma sigla em inglês que significa Content Management System, ou Sistema de Gestão de Conteúdo. Ou seja, é um sistema online que permite a publicação e o gerenciamento do conteúdo de sites. No entanto, essa é uma definição simplificada, já que a maior parte das plataformas de CMS fazem muito mais do que isso.

Existem opções pagas e gratuitas de ferramentas para gerenciamento de conteúdo. Na lista abaixo, reunimos os CMS mais utilizados no mundo. Todos são softwares de código aberto que podem ser instalados com apenas um clique, dependendo do serviço de hospedagem que você contratar.

36. WordPress

O WordPress é a plataforma de CMS mais popular no mundo. Ele é totalmente gratuito e pode ser utilizado para criação de blogs, portfólios, lojas virtuais e outros projetos. O grande diferencial desse sistema é sua interface intuitiva e seus diversos plugins personalizados que ajudam a enriquecer a experiência do usuário.

37. Joomla

O Joomla é um CMS premiado de código aberto. Seu sistema de gerenciamento também é muito utilizado por empresas e marcas ao redor do mundo. Suas extensões funcionam de forma similar aos plugins do WordPress e, sobretudo, ajudam na otimização de SEO, personalização e saúde do seu site.

38. Wix

O Wix disponibiliza um conceito de que qualquer pessoa pode criar seu próprio site e estar online. Por isso, a criação do site é totalmente voltada para a facilidade de criação, com editores de arrastar e soltar e modelos prontos.

39. Drupal

Ainda que o Drupal fique atrás do WordPress e do Joomla no market share, ele não deixa de ser uma alternativa notável. A plataforma oferece um sistema bem flexível para o gerenciamento de posts personalizados. Além disso, o software é considerado mais seguro do que o WordPress e o Joomla.

40. Blogger

O Blogger é um serviço do Google focado em blogs e foi uma das primeiras plataformas do setor a surgir. Ele é uma boa opção para blogueiros que não têm nenhuma noção de criação de sites. Seus pontos fortes são a possibilidade de ter um domínio gratuito e, dessa forma, não precisar gastar com hospedagem.

Leia mais em: 5 plataformas de CMS para a criação de sites


Ferramentas para webinarFerramentas para webinar

Como parte muito importante na estratégia de marketing digital de uma empresa, a criação de um webinar exige a escolha de uma ferramenta ideal. Para ajudar você a encontrar a ferramenta para fazer webinars em sua empresa, elencamos as principais plataformas utilizadas no mercado.

41. YouTube Live

O YouTube conta com um recurso gratuito de transmissões ao vivo, que pode ser utilizado como uma ferramenta para produção de webinars. Além disso, assim que a transmissão é finalizada, o webinar gravado fica disponível para visualização na íntegra pelo próprio YouTube.

ferramenta de marketing digital para webinar
42. Facebook Live

O Facebook Live permite realizar transmissões ao vivo para os contatos do seu perfil pessoal ou da página da empresa. Ou seja: o cenário ideal para realizar um webinar com os fãs da sua página.

webinar no facebook live
43. Instagram ao vivo

A plataforma com layout simples e intuitivo, iniciando uma transmissão de forma imediata com “Ao vivo no Instagram” onde, assim que você começar a transmitir, alguns dos seus seguidores serão notificados. A plataforma também mostra quantos seguidores estão online durante a transmissão.

ferramenta de marketing digital instagram ao vivo
44. Google Hangouts

Google Hangouts é uma plataforma de comunicação que inclui mensagens instantâneas, chat de vídeo, SMS e VOIP. Foi lançada em 15 de maio de 2013, durante a conferência de desenvolvedores Google I/O. O Google Hangouts substitui três produtos de mensagens que a Google havia implementado simultaneamente: Google Talk, Google+ Messenger e Hangouts, um sistema de vídeo chat presente no Google+.

ferramenta de marketing digital hangouts
45. StreamYard

O StreamYard é uma plataforma totalmente online que permite a criação e transmissão de uma live nas redes sociais. A ferramenta ainda permite que usuários compartilhem a tela e sejam vistos ao mesmo tempo, sem a necessidade de estarem no mesmo local.

Em outras palavras, utilizando o StreamYard você consegue fazer uma transmissão ao vivo no YouTube como apresentador, ter outros convidados apresentando com você e ainda compartilhar um material, como por exemplo um powerpoint, durante a transmissão.

comentário na live

46. OBS Studio

O OBS Studio é um software de transmissão e gravação de vídeos. Ele é uma ótima opção para professores, consultores e instituições que desejam usar uma ferramenta gratuita para criar vídeos ou então gravar uma sessão de encontro online.

configutações obs studio (1)

47. GoToWebinar

A plataforma permite participar de conferências na internet de qualquer lugar ou através de um telefone fixo. Através de uma parceria com a Gummy Conteúdo Digital, a GoToWebinar tem como objetivo educar o mercado brasileiro a encontrar e construir suas estratégias de geração de leads através dos webinars.

48. WebinarJam

É uma plataforma virtual online de alta capacidade e inúmeros recursos para webconferência. Desenvolvida pela Genesis Digital em 2013, está disponível apenas em versão paga e em inglês.

49. Zoom

É uma plataforma simples e econômica para hospedagem de eventos online que atraem pequenos e grandes públicos.

50. ClickMeeting

O ClickMeeting é uma plataforma para webinars que permite uma personalização total dos eventos online, desde a criação da landing page do webinar, até configurações para webinars pagos, por exemplo. Possui recursos bem avançados de fluxos de relacionamento com os participantes do webinar.

51. Livestorm

O Livestorm é uma opção de ferramenta de webinar que funciona 100% em um navegador, incluindo no celular ou Internet Explorer. Possui recursos interessantes, como um dashboard completo de métricas, opções de segmentações e ainda integrações com diversas ferramentas de marketing digital e CRMs.

52. WebinarNinja

O WebinarNinja possui alguns diferenciais como, por exemplo, a integração de comentários do Facebook, que são atualizados em tempo real. Outro recurso importante é o plugin disponível no WordPress, que facilita a integração para quem utiliza o CMS para gerenciar suas páginas.

53. Join.me

O Join.me é um aplicativo que permite criar e participar de reuniões remotamente, de qualquer lugar. Em seu compartilhamento de tela, é possível mostrar documentos, sites, planilhas ou o que mais estiver passando em seu display para todos os membros da transmissão.

Saiba mais em: 12 ferramentas para fazer seu webinar


ferramentas de marketing digital (8)Ferramentas para edição de imagens

Com cada vez mais soluções de edição online de imagens disponíveis no mercado, já é bem comum ver profissionais de marketing digital abrindo mão da instalação de softwares pesados e muitas vezes caros para a produção de conteúdos. Portanto, agilidade, rapidez, interface simples e integração com redes sociais são o diferencial, mas não apenas isso: é possível produzir material com aspecto bastante profissional, através destas ferramentas especializadas em criação, edição e otimização de imagens.

Veja algumas das ferramentas de marketing digital mais importantes quando o assunto é edição de imagens!

54. Canva

O Canva, que também oferece uma versão gratuita, é considerado um dos aplicativos de edição online mais simples para criação de designs. Funcionando na lógica de “drag and drop”, possui uma quantidade enorme de templates com tamanhos de mídia que vão do simples banner, ao formato de impressos e também infográficos bastante personalizáveis.

ferramenta de edição de imagens canva

55. Befunky

A Befunky é uma suíte online que oferece opção gratuita, composta de 3 ferramentas muito interessantes e úteis: O Photo Editor, o Collage Maker e o Designer.

Ferramentas de Marketing Digital

56. Pixlr

O Pixlr é uma suite de tratamento edição de imagens e fotos, que conta com dois aplicativos:

O editor tem o objetivo de redimensionar, recortar, aplicar efeitos e é bastante semelhante à versões mais antigas do Adobe Photoshop e Fireworks. Permite trabalhar com camadas e salva nos formatos de internet como PNG, BMP, JPG, TIFF, além de um formato próprio chamado PXD, usado para manter layouts de edição do próprio PIXLR.

Ferramentas de Marketing Digital

Veja mais ferramentas em: 5 melhores aplicativos online para edição de imagens, fotos e infográficos


Ferramentas de Bancos de ImagensFerramentas de Bancos de Imagens

Quando falamos em marketing digital, uma imagem pode falar por muitas palavras. Portanto, caso você não disponha de um acervo muito extenso de imagens, o jeito é recorrer a banco de imagens gratuitos. Neles você encontra diversas imagens grátis para criação de email marketing, hotsites, landing pages etc.

57. Magdaleine

Neste banco de imagens, as imagens são organizadas por categorias e cores, é possível buscar imagens abstratas, imagens de animais ou por meio de cores, imagens que tenham verde como a cor dominante, por exemplo.

Ferramentas de Marketing Digital

58. Compfight

O site conta com imagens gratuitas e também imagens pagas. O leque de imagens pagas, como você deve imaginar, é maior. É possível fazer uma busca e o site tem opções de imagens abstratas, com animais, pessoas, plantas, entre outras.

Ferramentas de Marketing Digital
59. Free Images

Esse é um dos sites de banco de imagens mais antigos. As imagens são bem diversificadas e disponíveis em altíssima resolução.

Ferramentas de Marketing Digital

60. Freepik

Site com vetores gratuitos para download. Separados por categorias, é possível encontrar uma ampla variedade, material bem produzido. São vetores para o fundo de uma arte, logotipos, entre outros.

Ferramentas de Marketing Digital

Veja mais opções de ferramentas de bancos de imagens


Ferramentas para otimização e compactação de imagensFerramentas para otimização e compactação de imagens

Estima-se que o processo de otimização e compactação de imagens pode reduzir em até 70% o peso de uma imagem. Além disso, imagens otimizadas aumentam a velocidade de carregamento das páginas de seu site, email marketing e também landing pages. Por essa razão, estas ferramentas de marketing digital não poderiam faltar em nossa lista:

61. TinyPNG

O TinyPNG e TinyJPG são projetos irmãos que usam uma técnica de compressão chamada quantização, reduzindo o tamanho do arquivo diminuindo a quantidade de cores e mantendo a qualidade. Remove também cabeçalhos desnecessários, colocados por programas de edição de fotos. O resultado pode ser uma redução no tamanho de cerca de 70%.

62. Compressor.io

Compressor.io é uma poderosa ferramenta online para reduzir drasticamente o tamanho de suas imagens e fotos mantendo fielmente a qualidade visual depois da compressão. Suporta JPEG, PNG, GIF, SVG e permite dois tipos de compressão. Além disso, o Compress.io promete resultados de até 90% de redução em comparação a imagem original.

63. Optimizilla

O Optimizilla combina os melhores algoritmos de otimização e compressão para reduzir as imagens JPEG e PNG para o menor tamanho possível, mantendo o nível de qualidade desejado. Além disso, permite processar até 20 imagens simultaneamente. Através de uma interface simples, você pode controlar o nível de compressão e comparar o resultado com a imagem original.


Ferramentas para edição de vídeos onlineFerramentas para edição de vídeos online

O vídeo é muito mais interessante do que uma imagem estática, pois permite numa dimensão e tempo reduzidos, transmitir muito mais informação visual e também tem a possibilidade de ser narrado (um fator de acessibilidade que aumenta o seu público).

Porém, obviamente essas ferramentas de marketing não permitem fazer tudo o que um software tradicional poderia, mas possibilitam que você faça edições rápidas, simples e com qualidade, diretamente no navegador, sem precisar comprar e instalar aplicativos caros no seu computador ou celular.

64. Kapwing

Antes de tudo, o Kapwing é uma suite de pequenos apps gratuitos, pensados para tarefas comuns de edição de vídeos. Dessa forma, lá é possível ajustar seu vídeo para as dimensões de cada rede social, cortar partes da tela, legendar vídeos, fazer montagens etc. Entretanto, um ponto interessante é que a interface é bem simples de usar.

Ferramentas de Marketing Digital

65. Voice2V

De acordo com as informações levantadas, o Voice2V é um serviço cuja principal função é colocar áudio em uma imagem. Aliás, também é possível escolher diversas animações usando a imagem escolhida como fundo e fazer legendas.

Ferramentas de Marketing Digital

66. Clipchamp Create

O Clipchamp Create é um editor de vídeo com todas as ferramentas básicas de criação que você precisará para trabalhar em projetos de vídeo. Por isso, os recursos disponíveis incluem cortar trechos, recortar áreas, girar, controlar velocidade entre outros. Surpreendentemente, você ainda pode adicionar texto, faixas de áudio e imagens, ajustar cores e aplicar filtros.

A grande vantagem desse editor é, sobretudo, que ele edita os arquivos diretamente em seu computador.

Ferramentas de Marketing Digital

67. WeVideo

O WeVideo é uma ferramenta que combina recursos avançados de edição de vídeo com uma interface de simples utilização. Nele, você controla tudo em seu vídeo, incluindo efeitos de movimento, transições e, a partir dos recursos disponíveis, é possível criar animações de foto, transformação de clipe e narração. Por exemplo, você pode adicionar marcas personalizadas e faixas de música gratuitas da biblioteca WeVideo.

Ferramentas de Marketing Digital

68. Ezgif.com

O Ezgif.com é uma ferramenta que cria e edita gifs animados, mas evoluiu e agora também permite a edição de vídeos. Além disso, não é necessário criar conta para usar.

Ferramentas de Marketing Digital

Leia também: 5 ferramentas grátis para edição de vídeos online


ferramentas de marketing digitalFerramentas para Podcasts Gratuitas

Um dos formatos de conteúdo mais utilizado recentemente é o conteúdo em áudio. Seja um podcast ou então uma versão em áudio de um determinado texto, esse formato acompanha as pessoas nas atividades do dia e deve ser utilizado para engajar seu público.

Por isso, separamos algumas opções de ferramentas de marketing digital para edição de áudio, tanto em dispositivos móveis quanto para desktop, que podem ser utilizadas online ou depois da instalação.

68. Audacity

Presença confirmada em todo o tipo de listas sobre edição de áudio, o Audacity é relativamente simples de usar, levando em consideração a quantidade de recursos de edição disponíveis nele. Além de contar com recursos de mixagem, efeitos, importação e exportação de formatos de áudio, o Audacity também pode ser utilizado para captar áudio.

Ferramentas de Marketing Digital

69. Online MP3 Cutter

Essa é uma opção online que possibilita a edição, corte e inserção de efeitos em arquivos de áudio pelo navegador. Para editar, basta importar um arquivo de áudio do computador ou que esteja no Dropbox ou Google Drive.

Por outro lado, a extensão possibilita recursos básicos, como início e fim de corte, suavização de entrada e saída dos arquivos de áudios importados. O aplicativo permite ainda, entre outros recursos, editar músicas, criar trilhas e extrair áudio de conteúdos em vídeo.

ferramentas de marketing digital
70. AudioTrimmer

Se você busca por uma opção para fazer edições simples, aqui está uma boa dica. Para editar com o AudioTrimmer, basta carregar o arquivo de áudio e, por fim, indicar os pontos em que deseja fazer os cortes.

Além dos cortes, o AudioTrimmer conta com recursos para alterar a velocidade do áudio, reproduzir faixas de trás para frente e ainda converter arquivos para o formato MP3. Também é possível criar toques personalizados, inserindo efeitos de fade in e fade out no áudio.

ferramentas de marketing digital
71. Bearaudio

O Bearaudio, além de apresentar recursos de corte do arquivo de áudio, permite a captação de áudio. Assim, você pode editar arquivos já existentes e produzir outros! Ainda é possível incluir trilhas, com base nas opções disponibilizadas pelo próprio aplicativo.

72. Anchor

Se você quiser, além de editar áudios, uma opção para publicar o conteúdo editado, o Anchor pode ajudar. Também é possível apenas importar arquivos editados em outros apps para o Anchor, caso queira utilizar o serviço apenas para distribuir conteúdo.

Para isso, o aplicativo permite, de forma simples, gravar, editar e divulgar podcasts em diversas plataformas, como por exemplo Apple Podcasts, Castbox, Google Podcasts, Stitcher e, é claro, Spotify.

ferramentas de marketing digital
Leia também: 5 ferramentas para edição de áudio grátis


ferramentas de marketing digital (13)Ferramenta de Email Marketing

Email marketing é uma das principais ferramentas de marketing digital e também o canal com maior retorno sobre investimento. Por isso, nada melhor que uma ferramenta que facilite a criação de peças de email, páginas para captação de contatos e uma série de relatórios para comprovar o sucesso das suas campanhas!

73. Dinamize Mail

O Dinamize Mail é uma ferramenta de email marketing completa, com recursos como: editor de email e landing pages, fluxos de automação de marketing, relatórios das ações, segmentação de contatos, disparo de SMS marketing, templates personalizados, email de carrinho abandonado, integração com plataformas de ecommerce, testes em filtros anti-spam, análise de comportamento pós-clique, fluxo de aprovação de email e muito mais.

Email com o produto visitado: veja como aumentar as vendas no seu e-commerce!

Email marketing que gera resultados: conheça o
Dinamize Mail!

Conheça agora


Ferramenta de Automação de MarketingFerramenta de Automação de Marketing

Outra ferramenta de marketing digital fundamental é a automação de marketing. Portanto, é fundamental que as empresas que estão online faça automação de marketing digital para atrair mais leads e clientes, comunicando-se com base no comportamento deles.

74. Dinamize Automation

A plataforma de marketing digital que vai além de envios de email. Para facilitar a criação de ações para atrair leads, vender e fidelizar o público, desenvolvemos o Dinamize Automation. Alguns dos principais recursos do Dinamize Automation: captação de contatos, análise de navegação no site, funil de vendas, landing pages, segmentação avançada de contatos, análise de comportamento de leads e clientes e relatórios para mensurar a efetividade das ações.

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!


Ferramentas para Criação de Landing PagesFerramentas para Criação de Landing Pages

Criar uma landing page para atrair novos leads é essencial para qualquer estratégia de marketing digital orientada para resultados. Por essa razão, ter uma ferramenta para criar landing pages rapidamente de maneira prática, rápida e atrativa é fundamental. Veja algumas delas:

75. Unbounce

A Unbounce foi uma das primeiras ferramentas para criação de landing pages. Totalmente focadas em campanhas de marketing de alto desempenho, é uma das favoritas neste seguimento.

76. Instapage

O Instapage não fica muito atrás do Unbounce quando o assunto é facilidade na criação de landing pages. Possui um editor muito simples de “arrastar e soltar” e em cerca de minutos, você consegue colocar no ar páginas responsivas e com layouts bem atrativos.


Ferramentas para publicação e gestão das Redes SociaisFerramentas para publicação e gestão das Redes Sociais

Todos nós sabemos como é vital para as empresas estarem presentes nas redes sociais. Mas, para muitos negócios, pode ser desafiador manter uma presença social ativa tendo em vista a quantidade de redes sociais no mercado e tempo que pode levar a dedicação da equipe de marketing para cada uma delas.

Por isso, ferramentas para agendamento de publicações e gestão de redes sociais são fundamentais para tornar o trabalho menos árduo. Veja então alguns exemplos de plataformas que podem facilitar sua vida:

77. Buffer

O Buffer permite que você agende até 10 publicações sem custo e agendamento ilimitado na versão paga. Ele também permite que você personalize as postagens para cada rede social, além de possuir um app para celular e uma extensão no navegador que facilitam a adição rápida em suas publicações de links de sites, títulos e imagens.

No entanto, um dos recursos mais legais da plataforma é a sugestão de melhores horários para publicação com base em ações anteriores.

78. Mlabs

O Mlabs é uma plataforma nacional de agendamento de publicações nas mídias sociais. Possui praticamente todas as redes sociais mais utilizadas no momento e, recentemente, incluiu a opção de agendamento de Reels pela plataforma.

79. Etus

Com recursos bem similares ao Mlabs, o Etus se destaca com módulos de SAC para redes sociais, além de possuir possibilidade de agendamento na mídia Tumblr.

80. Swonkie

O Swonkie vai além do agendamento de publicações, oferecendo recursos mais avançados de gestão de redes sociais, comunidades, além de diversas métricas e insights sobre cada mídia.


ferramentas de marketing digital (17)Ferramentas de CRM

Uma ferramenta de CRM permite que você gerencie interações que levam ao sucesso. Você pode armazenar informações sobre seus consumidores e prospects, identificar problemas com o serviço, enxergar oportunidades de vendas e gerenciar campanhas de marketing em um só lugar.

Dessa forma, você torna qualquer interação com seus clientes visível para os seus colaboradores. Todos dentro da empresa poderão ver com quem o consumidor se comunicou, qual foi sua última compra, quando foi a compra e quanto ele pagou. Como você pode ver, com toda essa inteligência de dados, sua empresa conseguirá crescer muito mais rápido.

81. Pipedrive

O CRM Pipedrive atua em 170 países e é uma plataforma criada para vendedores, por vendedores. A Dinamize possui uma integração nativa com a ferramenta de CRM, ou seja, você pode integrar os dados de entrada e saída de ambas as plataformas de forma simples.

ferramentas de marketing digital

82. Piperun

O Piperun CRM é considerado um dos três melhores sistemas de CRM no Brasil, de acordo com a B2BStack. O foco principal da plataforma é manter os seus times de marketing e vendas conectados. Além disso, clientes Dinamize conta com benefícios exclusivos na contratação do CRM PipeRun.

ferramentas de marketing digital
83. Salesforce

O Salesforce é um dos sistemas de CRM mais utilizados no mundo e a partir de nossa integração, será possível realizar diversas ações em combinação com nossa plataforma de email marketing, o Dinamize Mail e também com nosso sistema de automação de marketing digital, o Dinamize Automation.

84. Microsoft Dynamics

O CRM Microsoft Dynamics, também conhecido como Dynamics CRM e Dynamics 365, é uma linha de software da Microsoft destinada ao CRM. Ao passo que é feita a integração, é possível realizar diversas ações em combinação com a Dinamize.

ferramentas de marketing digital

85. WiFire

O WiFire é uma solução na área de marketing de relacionamento baseada em HotSpot Social Wi-Fi. O objetivo da plataforma é apresentar a você perfil da sua clientela de modo a aumentar o nível de satisfação e fidelização de clientes por meio da ferramenta.

86. Hypnobox

A Hypnobox é uma plataforma que oferece soluções de CRM com foco no mercado imobiliário. Essa plataforma possibilita, sobretudo, ações de geração de leads e chatbot, facilitando também o gerenciamento da base de contatos, ideal para quem precisa fazer automação de marketing para imobiliária.

87. Followize

O CRM Followize é um software desenvolvido para apoiar empresas que recebem leads através da internet, mas que eventualmente encontram dificuldade em gerenciar as novas demandas, desde o primeiro contato com o público até a decisão de compra.

ferramenta de marketing digital

88. Hubspot CRM

O Hubspot é um CRM gratuito, ou seja, qualquer empresa pode utilizá-lo para organizar contatos e vendas. Enquanto você gerencia informações sobre os leads, pode estruturar ações efetivas para vender mais.

ferramenta de marketing digital

 

89. SugarCRM

Distribuído gratuitamente na versão SugarCRM Community Edition, é um produto de código aberto, ou seja, permite uma maior facilidade para personalizar produtos.

Portanto, se trata de um produto de CRM corporativo, com módulos para gerenciamento de empresas e suas divisões, como contatos, oportunidades, ocorrências, campanhas de marketing, projetos, documentos, agenda e histórico.

Bônus: Kommo

Com a Kommo, sua marca cria uma conexão muito mais próxima com os consumidores. Este software de CRM conta com todas as ferramentas necessárias para um funil de vendas mais fluido, um atendimento ao consumidor mais humano e um marketing mais afinado com os interesses dos clientes.

Em resumo, a Kommo é uma solução para empresas que desejam aprimorar a comunicação.

 

Leia também: 9 ferramentas de CRM de vendas integradas à Dinamize


ferramentas de marketing digital (18)Ferramentas para Afiliados

Marketing de afiliados é uma vertente do marketing digital que visa gerar mais vendas para empresas através da indicação de produtos, sejam eles físicos ou não. Funciona assim: o afiliado promove produtos disponibilizados em plataformas de afiliados e ganha uma comissão por isso.

O afiliado pode divulgar o produto através de links no blog, por exemplo. A vantagem desse tipo de divulgação é que ela garante muita credibilidade para a marca, pois o afiliado vai escrever uma avaliação honesta do produto para a audiência dele.

Essas são algumas marcas que contém programas de afiliados que vale a pena conferir:

90. Hotmart

A Hotmart é uma das plataformas de hospedagem e venda de produtos digitais mais completas do Brasil, pois ela hospeda e distribui seu produto, processa pedidos, controla o acesso de compradores e muito mais.

Com o serviço da Hotmart, você não precisa necessariamente ter um e-commerce próprio para vender seus produtos. E isso é muito legal, pois ajuda aqueles infoprodutores que trabalham diretamente e somente com o Instagram. Além disso, a empresa fica responsável pela segurança dos pagamentos e transações.

Para criar uma conta na Hotmart, você não precisa pagar nada. Contudo, eles cobram uma taxa para cada venda feita.

cadastrar uma conta no hotmart

91. Monettize

Nascida em 2015, a Monetizze é uma plataforma de pagamentos para produtos digitais e físicos. Ela faz o intermédio entre consumidor, produtor e afiliado. A Monetizze ainda oferece uma série de recursos e ferramentas para ajudar o empreendedor na criação de todas as etapas da jornada de compras, como suporte ao usuário, integração com outras plataformas, entre outros.

Esses são alguns dos produtos que você pode vender na Monetizze:

  • Produtos físicos;
  • Cursos online;
  • Ebooks;
  • Templates;
  • Imagens, fotos e ícones;
  • Clube de assinaturas;
  • Softwares;
  • Serviços de consultoria ou mentoria;
  • Apps de celular;
  • Eventos, workshops e palestras;
  • Áudios, músicas e podcasts;
  • Screencasts e filmes.

92. Google Adsense

O Google AdSense é uma plataforma desenvolvida para a exibição de propagandas em diversos sites e blogs relacionados ao Google. Através do AdSense, o proprietário da site define o local da página onde o anúncio será mostrado e os anunciantes participam de leilões, para exibir anúncios nesses espaços.

Google AdSense é um serviço gratuito onde você, como proprietário do website, lucra a partir do momento em que os usuários interagem com o anúncio divulgado. Logo, os anunciantes pagam somente pelos anúncios que tiverem algum tipo de interação, seja pelo clique que levará a sua página ou se alguém ligar para o telefone configurado no anúncio.

Continue lendo em: Marketing de afiliados: como ganhar dinheiro com o seu blog


Ferramentas de marketing digital para geração de ideias de conteúdoFerramentas de marketing digital para geração de ideias de conteúdo

A criação de conteúdo, ou marketing de conteúdo, dispõe de uma série de ferramentas de marketing que pode lhe auxiliar na identificação e na obtenção de ideias para a criação e otimização de conteúdos. Veja abaixo!

93. Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta de marketing digital que apresenta as principais tendências mundiais e regionais. Na primeira página do site, você encontra os temas e assuntos que mais estão sendo discutidos e pesquisados ao redor do mundo. Mas você também pode pesquisar por uma palavra-chave específica.

Ao pesquisar por um termo, o Google Trends vai te mostrar assuntos relacionados em alta. Além disso, você pode filtrar os resultados por região, categoria, período e pesquisa na web.

ferramentas de marketing digital para ter ideias de conteúdo

Essa ferramenta é ótima para ter ideias, já que ela dá diversas opções de assuntos do momento, podendo gerar algum insight valioso para criadores de conteúdo.

94. Answer the Public

O Answer the Public é uma ferramenta de marketing digital para angariar ideias de conteúdo através de perguntas. Ao escrever uma palavra-chave no campo de pesquisas do site, ele vai mostrar perguntas, preposições, comparações e outros termos relacionados ao assunto.

Ou seja, com o Answer the Public, você conta com perguntas 100% já formuladas pela ferramenta, baseadas nas pesquisas feitas no Google e em outros buscadores. A única desvantagem é que a ferramenta é em inglês; portanto, seus resultados em outras línguas é mais limitado.

como ter ideias de conteúdo com answer the public

95. AlsoAsked

O AlsoAsked é uma ferramenta de marketing digital parecida com o Answer the Public, pois também fornece mapas mentais com ideias de perguntas e frases relacionadas a uma determinada palavra-chave. Entretanto, a vantagem com relação ao site anterior é que o AlsoAsked é como um mapa que se expande cada vez mais, especificando as ideias.

Ao pesquisar por um termo, você vai se deparar com diversas perguntas e ideias. Você pode clicar em uma dessas ideias para ele te mostrar ainda mais ideias relacionadas à frase que você clicou. Outro ponto legal é que ele aceita pesquisas em português.

ferramentas de marketing digital para gerar ideias de conteúdo

96. Feedly

O Feedly é um agregador de conteúdo e notícias. Ele facilita muito o trabalho de pesquisa do criador de conteúdo, afinal, você consegue reunir as notícias dos seus sites favoritos em um só feed. Através de um filtro de categorias, o Feedly pede para que você selecione seus assuntos de interesse e, a partir disso, o algoritmo vai te mostrar somente conteúdos relacionados, em tempo real.

feedly criação de conteúdo

97. Quora

O Quora é um fórum de Internet que também pode funcionar como uma ferramenta de marketing digital quando se fala em conteúdo. Ele é mundialmente conhecido por conter perguntas e respostas sobre tudo. Dentro do fórum, os usuários podem filtrar os tipos de temas que preferem consumir. Com base nessa informação, o Quora te mostra perguntas e discussões em alta.

Se você é do nicho de confeitaria, por exemplo, pode encontrar as maiores dúvidas do seu público pelo Quora. Outra plataforma interessante é o Reddit, um fórum conhecido por reunir comunidades diversificadas sobre todos os temas possíveis.

98. Pinterest

O Pinterest é uma rede social cujo principal objetivo é inspirar as pessoas. Seus conteúdos são muito visuais; portanto, ele pode ser ideal para empresas e profissionais que vendem produtos esteticamente atraentes ou que trabalham muito com imagens.

Ali, você consegue achar inspirações de fotografia, design, arte, culinária, viagens e muito mais. Mas não pense que lá só existem fotos: no Pinterest há diversos pins que direcionam o usuário para posts de blog com textos mais informativos.

como ter ideias no Pinterest

99. Slideshare

O Slideshare é outra rede social que você também pode usar como uma ferramenta de marketing digital. Ali, você pode procurar por um tema específico e encontrar apresentações de slide que falem sobre conteúdos relacionados.

O legal do Slideshare é que olhar as apresentações da rede é uma experiência mais dinâmica do que ler um post longo, por exemplo, pois elas contém um conteúdo bem resumido e direto. Se você está em busca de assuntos diferentes e pouco comentados, vale a pena dar uma olhada.

Mas e aí, gostou das dicas? Esperamos que tenha encontrado a ferramenta de marketing ideal para sua necessidade!

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!

Caroline Gomes - Diretora de Conteúdo e Ensino na Dinamize
Caroline Sands

Especialista em E-mail Marketing e Entregabilidade de Email, trabalho a mais de 7 anos diretamente com a implementação de softwares de e-mail marketing e automação de marketing digital na empresa Dinamize.

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: