Como usar marketing digital no Instagram para crescer na rede? Descubra!

Por Dicas, Geração de Leads, Inbound Marketing, Marketing Digital

marketing digital no instagram

marketing digital no instagramO Instagram é uma das redes sociais que mais cresceu nos últimos anos. Não é de se espantar que cada vez mais as empresas estão investindo em posts, anúncios e até em publicidade com influencers dentro da mídia social. Por isso, apostar em marketing digital no Instagram é essencial para o crescimento da sua marca.

Mesmo que seja uma rede que pareça ter mais foco em entretenimento e diversão, há muito conteúdo de valor no Instagram. Além de ver o que seus amigos, familiares e conhecidos estão fazendo, também é possível acompanhar de perto diversas celebridades e marcas.

É aí que o Instagram apresenta uma excelente oportunidade. O marketing digital oferece muitas possibilidades para crescer na rede e fazer com que a sua empresa fique mais conhecida. A partir disso, você fortalece a imagem da sua marca e atrai mais pessoas que podem se tornar seus clientes.

Por isso, venha aprender como usar essa rede social a seu favor!


DefiniçãoO que é marketing digital no Instagram?

O marketing digital é um conjunto de ações de comunicação que as empresas podem utilizar para divulgar e vender seus produtos e serviços. Portanto, o marketing digital no Instagram nada mais é do que a utilização dessas estratégias aplicadas a essa rede social.

Diferentemente de outros canais de comunicação, o Instagram permite a criação de conteúdos mais espontâneos, gerando assim maior aproximação com o público. A possibilidade de fazer stories, posts, reels e lives abre portas para múltiplas chances de conquistar uma audiência fiel.

No entanto, muitas marcas ainda não sabem como fazer marketing digital no Instagram. Conteúdo amador, ao invés de aproximar seu público, pode afastá-lo. Por isso, continue lendo e saiba como criar uma estratégia eficaz para essa rede social!


marketing digital no instagramComo atrair público no Instagram?

Além de atrair o público certo, ainda há um outro desafio: manter os seguidores engajados. Mas, para isso, você deve entender o porquê dos usuários estarem aquela rede. O Instagram é uma rede muito visual e se destacam os conteúdos em imagens e vídeos. Mesmo que sejam alguns textos nos posts, o primeiro impacto é sempre visual.

Então, já fica mais fácil saber por onde começar, não é?

Crie conteúdo de qualidade e relevante

A criação de conteúdos que sejam realmente interessantes para o público faz toda diferença. Afinal, é isso que fará com que os usuários comecem a seguir o perfil da sua marca.

Muitos negócios acreditam que fazer marketing digital no Instagram é apenas postar sobre a venda de produtos e serviços que eles oferecem. Contudo, isso é um erro que pode comprometer a estratégia.

Você conhece a regra 80/20? No marketing, ela indica que 80% das postagens devem ser conteúdos gratuitos para o público, e apenas 20% deve ser sobre a marca e o que ela oferece. É preciso lembrar que as postagens devem ser úteis para a persona e ajudá-la na solução do problema.

Receba o conteúdo no email

Aprenda tudo para criar um eBook de qualidade

Baixe o material: Como Criar um Ebook do zero.

Foque na sua persona

Criar conteúdos genéricos e que não têm um objeto certo se perde no mar de postagens feitas diariamente na rede social. Por isso, se você quer chamar atenção e atingir as pessoas certas, é necessário criar materiais focados na sua persona.

Tanto em posts no feed quanto nos stories, reels e lives, estabeleça temas que sejam realmente interessantes para a audiência. É muito fácil se perder entre o grande volume de publicações, mas se o seu conteúdo for relevante, ele atrai os olhos do público.

Tenha um calendário de postagens

Uma das piores coisas a se fazer em qualquer plano de mídia social é não ter um cronograma de publicações. Ficar muito tempo sem postar ou fazer vários posts em um único dia são péssimas ações. Desse modo, não tem como gerar engajamento, algo essencial nas redes sociais.

Uma das maiores características do Instagram é que a interação na rede é constante. Esse é um dos motivos pelos quais os influencers gostam tanto de usar essa mídia social. Além disso, as publicações devem ser feitas em horários que façam sentido para o seu público.

Portanto, o calendário de postagem é usado para fazer o planejamento e controle das publicações. Nesse sentido, o fluxo é mais efetivo, com posts para datas comemorativas, conteúdos especiais e outros.


Primeiros passos da sua comunicação no InstagramComo criar uma estratégia para fazer sua marca crescer no Instagram?

Não há segredos para criar uma estratégia de sucesso no Instagram. As boas práticas indicadas para redes sociais já são metade do caminho. O restante depende apenas do seu conhecimento sobre sua persona e produção de conteúdo de qualidade. Então, aprenda um pouco mais sobre como fazer isso!

Tenha um objetivo claro

Você sabe qual é o motivo pelo qual foi criado o perfil da sua empresa na rede social? Saber isso é fundamental para dar prosseguimento em uma estratégia no Instagram.

Se você quer aumentar a autoridade da marca e atrair mais leads, a rede social é uma boa opção. Mas se o objetivo é realizar mais vendas diretas, talvez seja melhor rever o planejamento. É importante saber o que a sua persona faz na rede. Ela utiliza o Instagram para que?

Se suas vendas são B2B, talvez seu cliente não esteja presente nessa mídia social, por exemplo. Determinar um objetivo é o que direciona todas ações é indispensável para conseguir criar a estratégia adequada.

Use o Instagram for Business

Criar uma conta comercial permite que você use mais recursos na rede social. O Instagram for Business conta com espaço para colocar informações como contato e localização. Além disso, possibilita o acompanhamento da sua estratégia por meio das métricas, entre elas:

  • Alcance;
  • Impressões;
  • Compartilhamentos;
  • Vezes que a publicação foi salva.

marketing digital no instagram

Também há vantagens para acompanhar os dados dos stories no perfil da sua marca. Assim, é possível verificar ações como:

  • Quantos usuários visitaram o perfil;
  • Número de cliques no link do story (o “arrasta para cima”);
  • Quantidade de cliques nos contatos, em links na bio e outros.

Crie conteúdo exclusivo

É muito comum encontrar empresas que compartilham o mesmo conteúdo em todas as redes sociais. Entretanto, fazer isso é um tiro no pé, já que o canal tem suas especificidades. Portanto, sempre crie materiais focados apenas na rede social para impactar seus seguidores.

Analisar como os usuários reagem aos conteúdos também é um bom termômetro. Dessa forma, você avalia o que gera mais engajamento, os temas que eles mais se interessam e outras informações relevantes que podem ser usadas nos próximos posts. Outras dicas para ter maior repercussão são:

  • Utilize imagens e vídeos de ótima qualidade;
  • Crie publicações inovadoras;
  • Use os recursos do Instagram (caixa de perguntas, enquetes, stickers e outros);
  • Aposte em CTAs fortes;
  • Fortaleça a relação com a audiência;
  • Crie hashtags para a sua marca e utilize junto com outras mais comuns.

Anúncios no Instagram para aumentar o alcance do seu perfil

Invista em anúncios

O Instagram Ads é a ferramenta de criação de anúncios pagos na rede social e pode ter resultados muito positivos na sua estratégia. As campanhas podem aparecer para não-seguidores e aumentar o alcance das publicações. Para isso, são criadas campanhas que podem aparecer no feed ou nos stories.

No entanto, você faz a segmentação para atingir as pessoas certas. É possível separar pela localização, faixa etária, gênero e outras opções. A partir disso, a rede social mostra seus anúncios somente para o público certo.

Viu como não é difícil criar uma estratégia de marketing digital para o Instagram? A rede social é muito interessante para divulgar sua marca, uma vez que ela é uma das mais usadas no mundo. Portanto, aproveite para colocar em prática esses aprendizados!

Para complementar, que tal descobrir 8 maneiras de atrair mais seguidores no Instagram?

Leia também: Técnicas de Marketing Digital: descubra as melhores para o seu negócio!

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!