Como criar um calendário editorial para planejar o conteúdo?

Por Capa, Dicas, Email Marketing, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital, Redes Sociais

calendário editorial

calendário editorial Quando trabalhamos com marketing de conteúdo, organizar e planejar nossa rotina pode se tornar uma tarefa difícil. Além disso, muitos profissionais sofrem com a dificuldade de concentração e produtividade por falta de disciplina. Por isso, contar com um calendário editorial pode ser a solução para ter mais efetividade ao produzir conteúdo.

No mundo digital, a organização é fundamental, já que há diversas possibilidades à nossa disposição que ameaçam nos dispersar. Pensando nisso, criar um calendário editorial pode ajudar muito. Com ele, você pode planejar as próximas semanas ou meses de uma só vez, o que vai facilitar o seu trabalho.

E agora, será que você consegue criar o calendário ideal? Bem, não se preocupe, pois neste post, nós vamos te dar um passo a passo pra você se organizar de uma vez por todas! Continue lendo para saber mais sobre:

  • O que é um calendário editorial;
  • Por que ter um calendário editorial é importante;
  • Como criar um calendário editorial: passo a passo.

Vamos lá?


calendário editorial O que é um calendário editorial?

Um calendário editorial é um cronograma de todas as ações relacionadas ao seu conteúdo. Ali, você define questões como os tipos de conteúdo que serão produzidos, o formato, a frequência das publicações, as estratégias de divulgação e os prazos de entrega.

Você pode usar um calendário editorial tanto para organizar seus posts para as redes sociais quanto para blogs ou até mesmo para newsletters. O importante é que, a partir dele, você tem uma visão macro de todo o seu planejamento. Dessa maneira, é possível detectar erros e organizar melhor o seu tempo.


calendário editorial Por que ter um calendário editorial é importante?

O desenvolvimento de um calendário editorial é parte fundamental de qualquer estratégia de marketing de conteúdo. Ele não é necessário somente para grandes empresas com grandes equipes, mas também para profissionais liberais e produtores de conteúdo.

O calendário editorial contribui para um alcance maior das publicações e para a criação de estratégias mais eficazes. Isso acontece porque, através dele, é possível determinar os melhores dias e horários para a sua postagem de acordo com os seus objetivos.

Além disso, ele também:

  • Ajuda a aumentar a frequência de publicações na página;
  • Propicia uma visão macro das suas estratégias;
  • Garante um maior alinhamento entre as equipes;
  • Evita a não repetição exagerada de temas e palavras-chave;
  • Reduz riscos de atrasos ou de esquecimentos.

calendário editorial Como criar um calendário editorial: passo a passo

Bom, agora que você já sabe um pouco mais sobre os benefícios de um calendário editorial, vamos aos trabalhos. Veja o passo a passo abaixo.

1. Determine o seu objetivo

A primeira coisa a fazer é estabelecer os seus objetivos para que você possa definir as ações estratégicas. Por exemplo, se você deseja captar leads, pode investir seu tempo criando materiais ricos para o seu blog. É importante também que especifique o objetivo com algum número. Dessa forma, você pode mensurar o progresso das ações.

Pegando o mesmo exemplo de cima, se você tem o objetivo de captar leads, estabeleça quantos leads você quer captar para a sua lista de contatos.

2. Escolha uma ferramenta

Para criar o seu calendário editorial, você precisa escolher uma ferramenta que te auxilie para que você tenha controle sobre o seu conteúdo. Uma dica: dê preferência para ferramentas que contenham uma versão mobile no celular.

Veja onde você pode criar o seu calendário:

  • Asana: esse aplicativo na versão web e móvel é um software de gerenciamento de projetos. Nele, você pode criar sprints, quadros kanban e muito mais;
  • Notion: o notion é outra ferramenta super completa com calendários, quadros, listas e páginas onde você pode adicionar textos e anexos;
  • Trello: o trello também é ótimo para gerenciar tarefas e você pode personalizá-lo do seu jeito;
  • Google Calendar: é um calendário do Google simples e intuitivo;
  • Plugin Editorial Calendar para WordPress: se você possui um blog no WordPress, você pode ter acesso a um calendário editorial através de um plugin da própria ferramenta de CMS.

3. Determine os detalhes de cada conteúdo

O próximo passo é definir os detalhes dos seus conteúdos. A frequência é especialmente importante nessa etapa, já que, ao definir uma frequência de postagem, você deve se comprometer a cumpri-la à risca.

Se você trabalha em equipe, deixar claro os detalhes é mais importante ainda para que todos façam as tarefas do jeito certo. O calendário editorial vai ajudar a manter tudo organizado.

Em resumo, estabeleça os seguintes detalhes:

  • Nome do projeto;
  • Descrição da tarefa;
  • Responsável pelo conteúdo;
  • Data de publicação;
  • Horário de publicação;
  • Prazo para entrega;
  • Referências.

4. Monitore tudo

Depois disso, você vai compartilhar a tarefa com seu time para que todos possam entrar em ação. Você pode monitorar todas as tarefas que estão sendo feitas, as que já foram concluídas e as que estão para aprovação. Dessa forma, caso alguma coisa não esteja sendo feita no prazo estipulado, você pode se comunicar com seus colegas.

5. Parta para a produção

Pronto! Chegou a hora de produzir o seu conteúdo. Lembre-se de que você não precisa se ater estritamente ao seu planejamento do calendário editorial. Qualquer estratégia pode sofrer mudanças e alterações. Então, não se preocupe com isso.

Caso surja algum assunto ou tendência do momento que a sua empresa possa aproveitar, é só fazer as alterações no calendário e jogar os outros conteúdos para frente. Saiba que isso pode acontecer com frequência!

6. Analise os resultados

Depois que você produziu o conteúdo e postou, a próxima etapa é analisar as métricas e resultados. Sempre que uma campanha ou uma ação for lançada, defina os KPIs (indicadores-chave de performance) mais relevantes para a sua empresa e reveja o que deu certo e o que deu errado.

Por exemplo, se o seu objetivo era criar um post para levar as pessoas a realizar uma compra, analise quantas conversões você teve, quantos acessos na página de vendas, quantas visitas na página do post, entre outros detalhes.

Muitas pessoas acham que criar e usar um calendário editorial é algo simples que não faz muita diferença na rotina do produtor de conteúdo. Mas acredite se quiser: a organização e a definição dos dias de postagens influenciam muito no desempenho dos conteúdos e no diagnóstico de marketing.

E aí, curtiu o conteúdo? Então, leia também:

Infoprodutos: como ganhar dinheiro online com conteúdo

Monetizze: como funciona essa plataforma para infoprodutores?