Interagindo com o sucesso: Conheça o Sales Engagement

Sales EngagementWalt Disney uma vez disse que a melhor forma de iniciar é parar de falar e começar a fazer. Com certeza, é uma boa recomendação. Mas admitimos que no caso da técnica que traremos nesse artigo, a citação desse grande artista não é uma verdade absoluta.

É que, quando o assunto é Sales Engagement, a conversa é essencial. Afinal, estamos tratando de uma metodologia que utiliza o diálogo e as interações como prioridade, não apenas utilizando oportunidades de engajamento, mas de fato criando essas movimentações para que a relação entre cliente e marca possam ir além do consumo.


O que é o Sales Engagement e por que ele é tão relevante

Quando você publica uma foto em suas redes sociais, com certeza passa ali de tempos em tempos para verificar os comentários, as curtidas e as mensagens que você pode ter recebido. Com as marcas, acontece algo similar. Em tempos em que os brasileiros passam o equivalente a 197 dias por ano utilizando redes sociais, criou-se uma verdadeira batalha para conseguir conquistar a atenção do público no meio de uma avalanche de posts institucionais.

Seguindo a filosofia do Sales Engagement, se a visualização vale ouro, o engajamento é um diamante. Afinal, estamos falando de criar um diálogo entre você e o seu consumidor. Muito mais do que um discurso onde ele apenas ouve sobre os seus benefícios, vantagens, sua história e sua jornada, é uma alternativa para que ele fale um pouco sobre ele.

Em tempos em que a comunicação e marketing digital orgânico são cada vez mais relevantes, é preciso ter empatia. Quando você está em uma conversa com alguém, é indelicado falar só sobre si mesmo, não é? Para que a conversa flua e chegue em algum lugar, é preciso que as duas partes falem.

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No marketing digital é igual. Quando entram no Instagram, as pessoas querem ver os amigos, os familiares ou os influenciadores de quem gostam. Dificilmente alguém se interessa por participar de um diálogo que é uma via de mão única.

O Sales Engagement vem justamente com essa proposta e pode ser usado em todas as etapas das suas vendas. Ele parte do pressuposto de que quando os consumidores se sentem incluídos, eles ganham mais confiança para investir seu tempo e seu dinheiro em uma marca, alguém de trazerem um tom de legitimidade para quem visualiza os diálogos.

Até porque nos dias de hoje, boa parte das interações é feita de forma pública, principalmente no meio digital. Em outras palavras, você pode iniciar uma conversa com uma marca nos comentários de uma publicação e contar com uma série de espectadores.

Daí, surge uma nova versão de corrida das marcas: não mais pela intenção, e sim pela interação com o público.


Formas de praticar o Sales Engagement

Tempos modernos representam novas formas de interação, e disso você já sabe. Mas você sabe exatamente quais são as maneiras de criar uma conversa com seus consumidores? Pois é, existem muitas ferramentas estratégicas para alcançar esse objetivo, e trouxemos as mais interessantes para você.


Comentários em redes sociais

Esse é clássico, mas vale ressaltar. Quando você tem interesse em comprar um produto, muito provavelmente procura por opiniões de pessoas próximas ou até mesmo desconhecidas para garantir que está fazendo um bom investimento, não é mesmo?

Com as marcas acontece algo muito similar. É comum pesquisar pelas contas das empresas com quem nos relacionamos online. E um bom filtro para que o público faça uma avaliação é o nível de engajamento das últimas publicações na página em questão.

Os comentários são excelentes, pois diferente dos likes, eles apresentam uma visão mais específica da opinião das pessoas.

Para aumentar seu desempenho nesse sentido, procure criar conteúdos que terminem com perguntas e sempre se questione “a provocação que estou fazendo é suficiente para fazer meus seguidores pararem de rolar o feed para responder?”


Mensagens inbox

Quem não gosta de receber uma notificação de mensagem? Seja de uma pessoa na qual você tem interesse ou de um possível cliente, saber que alguém entra em contato é sempre empolgante.

As mensagens inbox têm muitas facetas: podem ser mais objetivas, com alguém perguntando qual é seu site ou endereço, podem ser um feedback positivo ou negativo e podem ser uma dúvida relativa ao produto ou serviço.

Mas de qualquer forma, é sua obrigação transformar esse contato inicial em um diálogo. Procure terminar suas frases sempre em forma de pergunta e crie uma conversa que seja humanizada e permita que o usuário se sinta realmente ouvido e respondido pessoalmente.


Avaliações

Se você acha que as avaliações dos clientes são uma via de mão única, precisa aprender mais sobre Sales Engagement. Afinal, essa é uma excelente oportunidade de agradecer pela preferência dos clientes ou de se desculpar pelo que não foi tão bom.

Utilize esse formato para estender seus elogios ou virar o jogo das críticas!


Email marketing

Ah, o bom e velho email marketing. Um clássico atemporal e que quando feito do jeito certo, sempre funciona. Apesar de soar como uma fonte única de conversa, ele pode sim ser usado como estratégia de Sales Engagement. O segredo está em selecionar conteúdos leves, que soem como um email orgânico e que promova informações interessantes o suficiente para que o leitor tenha vontade de responder para continuar a conversa.

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Diálogos no formato presencial

Se você achou que as ferramentas de Sales Engagement se limitavam ao online, é válido repensar essa ideia. Afinal, há muito tempo, as conversas em ambientes físicos têm sido fundamentais no processo comercial de milhares de empresas de diferentes perfis.

Para ter melhores resultados nesse quesito, é fundamental contar com uma equipe de vendas engajada, consciente das suas estratégias e muito bem preparada para lidar com interações de forma profissional.

Em termos de Sales Engagement, todas as interações são oportunidades de fortalecer a imagem da sua empresa e posteriormente converter isso em vendas. Por isso o ambiente presencial é tão importante.

O que começa nas redes sociais pode partir para o físico e vice-versa. Portanto, procure alinhar o pensamento do seu time de vendas para que ambos os ambientes tenham a mesma linguagem e tom de voz. Isso com certeza vai ajudar muito!


Hora de interagir

Com todas essas dicas, você está com tudo pronto para transformar a jornada de compra dos seus leads em um fluxo de cadência com conversas, entrosamentos e compartilhamento de ideias. Lembre-se de que seu processo de vendas começa ainda nos primeiros contatos que você e seu cliente possuem.

Utilize todas as etapas do funil para criar uma ponte através da qual o seu produto ou serviço possa virar uma parte relevante da rotina do cliente, facilitando a vida dele ao invés de soar apenas como mais um anúncio.

Do email marketing ao SMS marketing, passando pelo inbox e chegando ao presencial: todos esses contextos são telas em branco para que você possa colorir uma nova história entre você e seu público-alvo.

Se o Sales Engagement pareceu promissor, mas você está sentindo uma certa insegurança de começar e não ter a taxa de engajamento que você imaginou, não se preocupe. Esse texto vem com um bônus!

Isso aí: como você leu até aqui e provou estar realmente interessado, aí vai uma boa notícia: a Dinamize, uma plataforma de automação de marketing digital, está oferecendo sete dias gratuitos com todas as funcionalidades para você melhorar seus resultados. Trata-se de uma semana inteira para aproveitar gratuitamente uma das principais referências em marketing do país! É uma ótima ajuda para conseguir caprichar no pré-venda e no pós-venda, principalmente no email marketing e SMS.

Experimente, conte o que achou e converse com a gente. Afinal, como nós dissemos antes, o seu engajamento vale muito, e a sua participação é valiosa para nós.

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Carolina Mulero

Autora, redatora, publicitária, produtora de conteúdo. De tudo um pouco, mas sempre com o mesmo objetivo: trazer informações de maneira humana e orgânica, abordando temas diversos com leveza e é claro, com um toque de excentricidade.

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