Case de sucesso: Belas Letras

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A Belas Letras é uma editora que publica obras relacionadas ao universo da cultura pop, música, criatividade e estilo de vida.

Como a Belas Letras fez a automação de marketing representar 9.2% do faturamento total!

Mais tempo para construir um relacionamento de qualidade com os leitores e mais recursos para analisar os resultados de cada comunicação: conheça a história da Belas Letras com a Dinamize!

Quem conta mais sobre essa parceria é a Paloma Keil, que atua na área de Experiência e Sucesso do Cliente.

Paloma Keil

Experiência e Sucesso do Cliente

Belas Letras

Paloma Keil, editora Belas Letras

Você parou para pensar no tempo gasto para elaborar ações para promover seus produtos e manter o relacionamento em dia com leads e clientes? Quer otimizar seu tempo e criar uma comunicação recorrente com o público sem a necessidade de repetir uma série de ações?

A história da editora Belas Letras com a Dinamize vai inspirar você!

Mas, como diz a Paloma Keil – que atua na área de Experiência & Sucesso do Cliente da Belas Letras – não é possível falar sobre como funciona a comunicação da empresa agora sem voltar no tempo para mostrar como tudo era feito anteriormente.

Saiba tudo sobre as ações criadas pela editora na nossa plataforma de automação!

Antes de utilizar a plataforma da Dinamize

Na plataforma utilizada anteriormente pela Belas Letras, muitos processos não podiam ser automatizados por completo, o que resultava em mais trabalho manual.

A taxa de abertura dos envios de email marketing realizados não era tão confiável, pois os números do site – acessos e conversões a partir do email – e da ferramenta usada não batiam. Além disso, não era possível verificar o número de cliques de cada envio, o que também dificultava a análise do impacto que cada comunicação tinha para gerar engajamento do público.

Com a ajuda do nosso time de Customer Success, a Belas Letras atingiu a meta de vendas mensal com uma semana de antecedência. Além disso, todos os processos que eram realizados de maneira manual passaram a ser automatizados.

Vem com a gente para conhecer mais um pouquinho sobre os principais fluxos de automação de marketing já criados pela equipe da Belas Letras!

Com a plataforma da Dinamize

Paloma diz que contar com a plataforma de automação de marketing da Dinamize para criar as ações de relacionamento com os clientes “foi uma virada de chave muito grande.”

Com a ajuda da nossa plataforma, a equipe da Belas Letras ganhou um universo de possibilidades para promover suas obras e, principalmente, manter um relacionamento ainda mais próximo com os leitores.

Integração com a VTEX

As informações presentes na VTEX não podiam ser integradas com a plataforma utilizada pela Belas Letras para criar as ações de marketing. Assim, todos os processos que envolviam informações contidas na plataforma e Ecommerce envolviam mais tempo do que levariam com uma integração direta.

Com a integração direta entre VTEX, são enviadas informações para a plataforma da Dinamize sobre novos contatos e atualizações cadastrais diariamente. Com isso, tanto ações para os novos leitores quanto para os clientes de longa data serão criadas com todas as informações atualizadas.

A partir do momento em que a Belas Letras passou a utilizar nossa plataforma, foi possível conectar todas as informações contidas na VTEX e otimizar as ações criadas para fidelizar leitores e gerar novas vendas.

Menos tempo para desenvolver as ações

Com a plataforma da Dinamize, a Paloma conseguiu transformar todas as ações que eram realizadas de forma manual em processos automatizados. Ao integrar o site à nossa plataforma, foi possível qualificar os processos de nutrição de leads e fidelização de clientes.

De acordo com Paloma, aproximadamente uma semana de tempo ganho com a ajuda dos procedimentos automatizados na Dinamize.

Mais vendas geradas

Assim que foi possível automatizar as ações de marketing, a melhora nos resultados passou a ser percebida.

A Paloma conta que a plataforma que era utilizada anteriormente representava aproximadamente 8% do faturamento da editora. Com a plataforma da Dinamize, a automação de marketing passou a representar 9,2% do faturamento total.

Análise de dados qualificada

Outro ponto destacado por Paloma foi a maior variedade de informações disponíveis sobre cada ação realizada. Como na plataforma utilizada anteriormente havia poucos dados à disposição, era mais difícil entender qual a comunicação certa para impactar positivamente leitores e leitoras da Belas Letras.

Com todas as informações disponíveis em nosso relatório de email marketing, por exemplo, é possível identificar quais ações tiveram maior taxa de clique – o que é essencial para saber se há um número satisfatório de pessoas voltando ao site para comprar livros.

Foi realizado também um estudo de buyer persona, que ajudou a estruturar todas as ações de marketing da forma adequada. Foram obtidas informações sobre as preferências de conteúdo dos leitores e detalhes que ajudam a produzir o conteúdo, como por exemplo qual a cor preferida para o call to action das mensagens.

Do trabalho manual para a automação

Com a ajuda do nosso time de Customer Success, a Belas Letras atingiu a meta de vendas mensal com uma semana de antecedência. Além disso, todos os processos que eram realizados de maneira manual passaram a ser automatizados.

Vem com a gente para conhecer mais um pouquinho sobre os principais fluxos de automação de marketing já criados pela equipe da Belas Letras!

Boas-vindas

Esta é uma comunicação indispensável para dar o primeiro passo no relacionamento com clientes em potencial, e a equipe da Belas Letras entende isso muito bem.

Dá uma olhada no fluxo para envio de email marketing de boas-vindas da Belas Letras:

Fluxo de automação boas-vindas da editora Belas Letras

Ao se cadastrar na newsletter – seja no site ou em outro canal conectado com a plataforma – a pessoa recebe uma apresentação da editora, com um vídeo especial e detalhes que dão o tom da comunicação adotada em todas as ações:

email de boas-vindas com vídeo sobre a editora

Neste primeiro contato, os leitores também podem indicar livros que podem ser publicados! Se você quiser saber do que estamos falando, dá uma olhada no site da Belas Letras e inscreva-se na newsletter.

Conforme o relatório abaixo, a taxa de abertura ultrapassa 32%:

Taxa de abertura

Email de aniversário

A automação de aniversário era uma das que a turma da Belas Letras não tinha à disposição na plataforma utilizada anteriormente!

O fluxo de automação criado para enviar, um dia depois do aniversário dos clientes, um presentinho especial, conta com uma taxa de cliques de 21,43%:

Fluxo de automação para envio de email de aniversário

A Paloma acredita que, para manter um bom relacionamento e incentivar o público a voltar até o site para comprar, uma ação para os clientes de aniversário é essencial.

E os aniversariantes recebem – além de um cupom de desconto para a próxima compra – uma música de parabéns para lá de especial:

Envio de aniversário para clientes

Antes de utilizar a plataforma da Dinamize, não era possível verificar a data de aniversário de cada cliente – o que é essencial para enviar o email de aniversário.

Na mensagem, a leitora ou o leitor aniversariante podem clicar em um botão para voltar ao site e fazer a festa:

CTA para que usuários voltem ao site da editora e aproveitem os benefícios oferecidos

Carrinho abandonado

A automação de carrinho abandonado é criada com base no produto que o visitante insere em sua “cesta”, mas não compra de fato.

Funciona como um lembrete para fazer com que os leitores voltem ao site para comprar o livro deixado no carrinho:

Fluxo de automação carrinho abandonado

Além da mensagem descontraída e que já estabelece uma comunicação próxima com a pessoa que desistiu da compra, um desconto sempre pode cair bem, não é mesmo?

Email carrinho abandonado Belas Letras

Quando você já sabe do interesse daquela pessoa em comprar um produto específico, torna-se ainda mais possível conquistar a atenção dela.

No caso da Belas Letras, este tipo de email se aproxima dos 30% de taxa de abertura!

Relatório do email de carrinho abandonado

 

Cupom para estimular a segunda compra

Com as integrações disponíveis na nossa plataforma, é possível verificar quando um leitor compra e, a partir disso, elaborar ações segmentadas para ele. Uma das ações criadas pela Paloma tem como foco dar aos clientes a oportunidade de realizarem a segunda compra de livros no site.

Fluxo de automação para segunda compra

Passados 35 dias após a primeira compra, o cliente recebe uma nova comunicação, com descontos especiais e um CTA para que ele retorne ao site e compre novamente:

Email segunda compra

Se uma pessoa visualizar a mensagem enviada, mas NÃO comprar, ela recebe uma nova comunicação com outro descontinho especial:

Email segunda compra - nova tentativa

Depois que as pessoas visualizam a mensagem enviada com descontos e call to action para retornar ao site, é enviada uma mensagem convidando para que elas recebam mais conteúdos por email.

Este tipo de comunicação conta com taxa de abertura acima dos 25%:

Relatório email segunda compra

Ações para clientes inativos

Paloma conta que, quando passaram a utilizar a plataforma, havia uma base de aproximadamente 15.000 contatos inativos.

Com a ajuda da Dinamize, foi possível elaborar ações específicas para este público, com o objetivo de fazer com eles voltem a ter interesse nos livros da editora.

Fluxo para contatos inativos

Caso o público não interaja com o primeiro envio, após 14 dias, são enviadas novas mensagens com novidades da editora e descontos para voltar a comprar.

Email para inativos - interessados em Criatividade

Além das ações para recuperar o interesse dos clientes, a editora criou um fluxo específico que analisa a navegação dos usuários no site e identifica quando eles voltam a comprar.

Ou seja: além das ações de reengajamento, há um cuidado para direcionar aqueles que voltaram a comprar para os fluxos de clientes ativos.

Saiba tudo sobre lead tracking.

Leitores que não compram há 60 dias

Para evitar que clientes entrem em um período de inatividade, são criadas comunicações com o foco em estimular o leitor e a leitora a voltar para o site e realizar uma nova compra.

Fluxo para clientes há 60 dias sem comprar

Com uma abordagem bem específica, a ideia é mostrar aos clientes que as pessoas da editora sentem saudade dele.

Email dois meses sem comprar

Esse email “com saudade” representa muito do que a Belas Letras – e cada colaborador que faz parte dela – entende como essencial para cada ação criada: o relacionamento com o público. Além disso, é compartilhado um cupom de desconto para que os leitores se motivem a voltar ao site e comprar.

Esta comunicação conta com uma taxa de clique de quase 23%:

relatório do email para inativos - 60 dias

Descanso de base

Por último, mas não menos importante, uma automação que ajuda a Belas Letras a garantir a saúde da base de contatos e clientes.

Com a automação de descanso, aquelas pessoas que deixaram de interagir com a empresa passam por um período sem receber nenhuma ação:

fluxo de automação para descanso de base

Desta forma, é possível melhorar a entregabilidade dos emails enviados ao público que segue interessado no conteúdo da editora.

Ações de reengajamento para uma base de contatos inativa

Preferência do público em primeiro lugar

Além da personalização de conteúdo por meio das automações, a Belas Letras dá ao público outras alternativas para que a comunicação seja perfeita.

No site da editora, por exemplo, há um formulário de cadastro onde é possível indicar quais tipos de livros são de interesse:

formulário de cadastro belas letras

A partir das informações obtidas no formulário, são criadas ações específicas para leitores interessados em música, criatividade, entre outros temas abordados nas obras publicadas pela editora.

Importância do Customer Success (CS)

Juliana Lopes, do time de Customer Success da Dinamize, conta que foram realizadas 5 reuniões ao longo de um mês para garantir que todas as ações pensadas pela Paloma seriam executadas de maneira adequada.

Lembra da meta de vendas do mês, que foi atingida com um mês de antecedência? Então, essa meta foi atingida ainda enquanto os fluxos de automação eram criados em nossa plataforma.

O Customer Success é responsável por auxiliar os clientes na implementação dos primeiros passos na plataforma e acompanhamento dos resultados obtidos. Assim como a editora Belas Letras, diversas marcas contam com a experiência da nossa equipe para qualificar as ações de marketing e vender mais.

Saiba mais sobre a atuação do Customer Success

Próximos passos: campanha para Black Friday

Segundo a Paloma, a campanha da Black Friday vai começar de uma maneira diferente neste ano: a Belas Letras vai ouvir cada cliente para saber quais benefícios eles gostariam de receber em relação a data. “A gente fala que é Customer Centric, mas não ouve o cliente”, completa Paloma.

Para isso, será criada uma landing page específica para a data. Nela, os clientes vão ter algumas opções de benefícios que normalmente são oferecidos em campanhas como a Black Friday. De acordo com as respostas obtidas, o time da Belas Letras vai ter saber que tipo de campanha pode gerar os melhores resultados.

Automação de marketing gera os melhores resultados!

Com a nossa plataforma de automação de marketing, você consegue conectar os canais de marketing utilizados pela sua empresa – como plataformas de CRM e loja virtual – para criar uma comunicação focada na geração de novas vendas.

Quer saber como a sua empresa pode ter tanto sucesso quanto a Belas Letras para vender mais e fidelizar clientes? Então, solicite uma conta teste gratuita da nossa plataforma!

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