
Muitas empresas ainda consideram o investimento em marketing dispensável. Enquanto o negócio ainda não está tão estabelecido e os lucros ainda não são como o desejado, gastar com isso não fica entre as prioridades, não é mesmo? No entanto, saiba que hoje o consumidor quer muito mais que apenas comprar um produto. Os clientes querem ter boas experiências, não importa o tamanho do negócio. Nesse sentido, a automação de marketing para pequenas empresas entra em cena para otimizar ações e campanhas digitais.
O uso de softwares para automatizar ações tem uma série de benefícios, como maior controle sobre processos, agendar publicações, trabalhar com escalabilidade e muitas outras vantagens.
A seguir, conheça mais benefícios de implementar a automação de marketing para pequenas empresas.
 Qualifica o relacionamento com os leads
Qualifica o relacionamento com os leads
Os softwares são uma mão na roda quando se trata de melhorias no relacionamentos com os leads e clientes. O processo de automação contribui diversos aspectos, como a definição de assuntos para criação de conteúdos interessantes para o público, a segmentação certa, envio de materiais personalizados e outras formas de nutrição.
As campanhas de e-mail marketing são otimizadas com a automação. Dessa maneira, a nutrição e qualificação de leads é mais produtiva e auxilia para o avanço na jornada do cliente.
O relacionamento personalizado é essencial para que a comunicação seja efetiva para conquiste de vez o lead e, com isso, gerar novas vendas. Como consequência, a empresa fica mais próxima de fidelizar consumidores e aumentar o número de fãs e promotores da marca.
 Otimiza os custos da estratégia de marketing
Otimiza os custos da estratégia de marketing
Com toda certeza essa é uma das vantagens que mais chamam atenção das pequenas empresas. Provavelmente o orçamento ainda é apertado e é preciso desenvolver técnicas para aproveitar ao máximo os investimentos.
Diante desse contexto, poder otimizar o orçamento e reduzir custos fazem os olhos dos empreendedores brilharem. A questão é que a automação de marketing faz o serviço que seria delegado para algumas pessoas, substituindo a mão de obra e diminuindo a equipe necessária.
Ao investir em automação, as pequenas empresas têm facilidade em desenvolver processos com mais facilidade e agilidade, o que garante um custo-benefício interessante. Com gastos reduzidos e mais efetividade é possível ter resultados mais expressivos nas campanhas de marketing — com o benefício de aumentar os lucros e reduzir os custos.
 Segmenta os públicos conforme suas necessidades
Segmenta os públicos conforme suas necessidades
Segmentar é dividir o público em pequenos grupos que tenham características em comum. Pode ser a localização geográfica, aspectos demográficos (como por exemplo idade, gênero, renda), interesses e outros pontos que você julgar importante para a segmentação.
Essas informações é que serão usadas no software de automação para separar esses pequenos grupos e permite o envio de conteúdos personalizados. A divisão é muito mais dinâmica e segmenta as ofertas conforme as etapas do funil de vendas e o lead tracking, que mostra o comportamento dos leads e o histórico de navegação, por exemplo.
A jornada do visitante e os pontos de contato com a empresa são essenciais para que a ferramenta de automação possa apontar caminhos viáveis. Com isso, o tempo de conversão tende a diminuir, bem como o período para fechar a venda.
 Aumenta o engajamento de seus leads
Aumenta o engajamento de seus leads
Mais uma vez vamos bater na tecla da personalização, afinal esse é um dos principais benefícios entregues pela automação de marketing nas pequenas empresas.
A automação é muito utilizada para a criação de workflows, em que as tarefas são feitas uma após a outra sem a necessidade de ações manuais. Dessa forma, é possível programar disparos de e-mail, agendamento de publicação em redes sociais, chatbots e outros processos.
As ferramentas são muito utilizadas na estratégia de Inbound marketing, pois ajudam a estruturar a comunicação e automatizar a gestão de leads. Portanto, a automação é usada para ter o mínimo de intervenção humana. Mas, por outro lado, possa gerar mais engajamento através dos processos de nutrição e qualificação.
 Integra os profissionais de marketing e vendas
Integra os profissionais de marketing e vendas
Imagine se atividades simples do dia a dia como o envio de e-mails tivesse que ser feito de forma manual, centenas ou talvez milhares de mensagens sendo encaminhadas…
Isso tomaria um tempo expressivo das equipes de marketing e vendas.
Porém, o sistema de automação permite que os profissionais realizem um trabalho mais preciso e em um tempo muito menor — e isso é compensado pela alta produtividade e escalabilidade. Portanto, o funil de vendas é otimizado com base nas informações obtidas, segmentação da base de contatos e abordagens mais direcionadas.
O resultado é que os profissionais de marketing e vendas ficam mais alinhados e conseguem ter um entendimento maior sobre os leads. Portanto, todos os dados ficam disponíveis no sistema e podem ser acessados facilmente pelas equipes. Assim, o time consegue acompanhar os leads desde o primeiro contato.
 Gera mais leads e vendas
Gera mais leads e vendas
Quando falamos da maximização dos resultados, saiba que isso está relacionado, obviamente, com a geração de leads e de vendas. A automação está ligada com o aumento do retorno financeiro, como a redução do CAC (custo de aquisição de clientes).
De modo geral, as ferramentas são capazes de reduzir os esforços da equipe e mesmo assim entregar ótimos resultados. Essa é uma combinação e tanto, pois crescem as conversões, as vendas aumentam e a lucratividade é superior — enquanto o investimento em software permite que o ROI (Retorno Sobre Investimento) seja positivo.
A automação também auxilia na redução do ciclo de vendas. Quando o time comercial fica muito tempo em contato com um lead, o processo se torna menos produtivo. Dessa forma, a ferramenta indica o lead scoring e aponta quais leads estão realmente preparados para abordagem, o que aumenta o volume de conversões.
Por todos esses pontos citados, a automação de marketing para pequenas empresas continua sendo uma opção totalmente válida. O investimento nesse tipo de ferramenta é rapidamente recompensado quando se percebe o crescimento de resultados e na produtividade da equipe, gerando impactos efetivos no negócio.
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															 Qualifica o relacionamento com os leads
Qualifica o relacionamento com os leads
 Otimiza os custos da estratégia de marketing
Otimiza os custos da estratégia de marketing Segmenta os públicos conforme suas necessidades
Segmenta os públicos conforme suas necessidades Aumenta o engajamento de seus leads
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