Os melhores canais de mídia paga online para sua estratégia

Conheça os melhores canais de mídia paga online para sua estratégia

Tanto nas redes sociais quanto nos mecanismos de busca, é possível se destacar de forma orgânica. Mas isso nem sempre é simples. O seu conteúdo precisa ser de alta qualidade, no entanto, muitas vezes isso exige um investimento em produtores de conteúdo que pode ser inviável.

Sem falar, é claro, nas centenas de concorrentes que estão disputando atenção com você. Aplicativos como o Instagram, por exemplo, já estão saturados de influencers, marcas poderosas e criativos inigualáveis. Então, como atrair mais compradores em meio a tudo isso?

Uma das maneiras de contornar esses problemas é através de investimentos em mídias pagas digitais. Além de serem muito mais baratas do que mídias offline, elas impulsionam as empresas para o topo das paradas.

Em dúvida sobre qual mídia é a ideal para você? Então não se preocupe, nós escrevemos esse artigo com os melhores canais de mídia paga online pra ajudar você a escolher!


midia paga o que eO que é mídia paga e quais seus benefícios?

Mídia paga é um tipo de canal utilizado pelas empresas para anunciar. Por esse motivo, quando uma marca anuncia ali, ela não depende necessariamente dos algoritmos do Google ou das redes sociais para aparecer. Portanto, é mais fácil atingir um público maior.

As mídias pagas digitais impulsionam as vendas na Internet e despertam o interesse dos consumidores. Além de aumentar o alcance de um anúncio e gerar mais visibilidade, a mídia paga online possibilita uma segmentação avançada e detalhada do público-alvo, uma vantagem que as mídias tradicionais não proporcionam.

Para completar, ela é mais barata, gera resultados mais rápidos e possibilita a análise e monitoramento dos resultados. Assim, a empresa consegue entender quanto vale a pena investir, já que ela pode analisar os frutos do seu investimento.

Gostou desse artigo? Então leia também: Como criar uma campanha no Google Ads? O manual completo!


midia paga o que eOs 3 tipos de mídia paga online

Para entender em quais canais você pode investir, vamos definir primeiro os 3 principais tipos de mídia paga. Basicamente, elas estão divididas entre as seguintes categorias:

1. Redes de pesquisa

As mídias que fazem parte dessa categoria são os buscadores online, como o Google ou o Bing. Os anúncios pagos nas redes de pesquisa têm o objetivo de rankear nas primeiras posições dos buscadores. São os chamados links patrocinados.

Nesse modelo de mídia paga, é preciso otimizar o conteúdo da sua página de conversão para que o seu anúncio apareça quando um potencial cliente digitar uma determinada palavra-chave.

2. Redes Sociais

Outro canal de mídia paga muito relevante hoje em dia são as redes sociais. Anunciando ali, você pode aumentar seu número de seguidores, engajar seu público, aumentar o tráfego do seu site, entre inúmeros outros objetivos que se pode aproveitar.

3. Portais

Além de investir em redes de pesquisa e redes sociais, você também pode anunciar em portais de notícias, blogs e outros sites que estejam relacionados ao seu nicho de mercado. Você pode divulgar sua marca em formatos de banners, display ou pop-ups.


midia paga o que eOs melhores canais de mídia paga online para investir

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as 3 categorias de mídia paga online, vamos detalhar os principais canais com maior índice de retorno. Lembre-se que, para que sua campanha tenha resultados, é preciso ter uma estratégia e objetivos bem estabelecidos.

Afinal, não adianta sair anunciando sem conhecer o seu próprio negócio a fundo e sem desenvolver um planejamento de campanha.

Vamos aos melhores canais!

midia pagaGoogle Ads

Todo mundo sabe que o Google é o buscador mais usado no mundo, e por isso, é um dos melhores lugares para se anunciar. A vantagem do Google Ads é que, se você possui um público-alvo que já sabe o que quer, ele é ótimo, pois apresenta os links patrocinados de acordo com a palavra-chave escrita pelo usuário. Por isso, formular uma estratégia de palavras-chave é muito importante.

O Google Ads vai colocar o seu anúncio no topo do buscador, e portanto, você não terá que se preocupar tanto com seu rankeamento orgânico. No entanto, otimizar sua página não deixa de ser importante só por causa disso.

O Google Ads disponibiliza 5 tipos diferentes de anúncios:


midia pagaRede de Pesquisa

Aqui, a sua campanha aparecerá acima dos resultados de pesquisa. Portanto, toda a vez que alguém pesquisar sobre alguma coisa relacionada à sua marca, seu anúncio será mostrado pelo Google.

exemplo de anúncio de rede de pesquisa do Google Ads


midia pagaRede de Display

Anúncios de display são campanhas que aparecem em sites e portais parceiros do Google. Geralmente, os anúncios desse tipo de canal vêm em formato de banner. Dessa forma, se um usuário acessar um site e clicar nesse anúncio, ele será direcionado para a sua página de conversão.

anúncios de rede de display do Google ads

Alguns dos parceiros do Google que formam a rede de display incluem o Youtube, o Gmail e outras dezenas de portais.


midia pagaGoogle Shopping

Os anúncios no Google Shopping são imagens de produtos que também aparecem no topo do buscador, possibilitando que o usuário faça uma comparação de preços entre diferentes produtos.

anúncio de mídia paga no Google Shopping exibindo imagens dos produtos


midia pagaVídeo

Os anúncios em vídeo são ideais para atingir um público mais jovem e interativo que tem interesse em assistir tutoriais ou aprender as funcionalidades de algum produto. São muito utilizados em canais parceiros do Google.

anuncio de display no youtube


midia pagaUniversal para apps

Esse tipo de campanha é específico para empresas que desenvolvem aplicativos. Isso porque ela impulsiona as instalações dos apps nas redes do Google e pode ser distribuída em diversos formatos.

anúncios de midia paga em aplicativos mobile


midia pagaFacebook Ads

O Facebook conta com mais de 127 milhões de usuários ativos e, por isso, é um dos canais mais importantes para aumentar a visibilidade e atrair consumidores. Uma vez que o Facebook Ads permite que você anuncie em inúmeros formatos, sendo possível ir muito além do padrão de campanha que aparece no feed de notícias.

As opções disponíveis contam com anúncios:

  • Em imagem;
  • Em vídeo;
  • Formato de Stories;
  • Em conversas de messenger;
  • Em carrossel, entre outros.

As marcas podem segmentar seu público de acordo com o tipo de perfil que elas desejam alcançar. Por isso, ele é um canal tão promissor.

anúncio do Facebook Ads no instagram

 

Leia também: Impulsionar publicações no Facebook e Instagram em 4 passos


midia pagaInstagram Ads

O Instagram não passa longe do Facebook no quesito popularidade. Portanto, o objetivo do Instagram Ads é criar mídia de performance com ênfase em conteúdo visual, promovendo o compartilhamento de imagens e vídeos dinâmicos de curta duração.

Alguns dos seus formatos mais populares são:

  • Imagem única;
  • Carrossel;
  • Vídeo em stories;
  • Apresentação multimídia;
  • Coleção.

anuncios no instagram formatos

 

E aí, achou legal esse conteúdo? Então, leia também:
Facebook Lead Ads: como criar um anúncio para captação de contatos


Referências:
Facebook chega a 127 milhões de usuários mensais no Brasil – Canaltech

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: