Aprenda a montar um orçamento de marketing do zero e otimize seus custos!

Orçamento de marketing

Ter um orçamento bem planejado é essencial para qualquer empresa que deseja evitar surpresas financeiras desagradáveis no futuro. E isso também vale para a área de marketing. Antes de começar a investir seu dinheiro na divulgação do seu negócio, é preciso se planejar com antecedência.

O grande problema de algumas empresas é que os gestores de marketing sabem as principais metas do negócio de cor e salteado, mas não conseguem responder a quantia de investimento necessária para atingir as metas.

Bom, definir um orçamento de marketing é importante justamente por isso. E saber fazê-lo com base em dados e métricas confiáveis é um diferencial que pode mudar todo o cenário.

Pensando nisso, nós escrevemos esse artigo pra você entender como montar um orçamento de marketing a partir dos seguintes tópicos:

  • Estabeleça as metas do setor de marketing;
  • Defina em quais ações de marketing você vai investir;
  • Faça uma estimativa de valores.

Continue lendo para saber mais!


orçamento para marketingEstabeleça as metas do setor de marketing

Primeiro, você precisa saber de antemão quais são as metas do departamento de marketing. A meta de uma empresa pode mudar de um ano para o outro; portanto, o orçamento atual poderá ser significativamente diferente do ano anterior.

É por esse motivo que o orçamento de marketing deve ser feito simultaneamente com o planejamento estratégico da empresa. Digamos que você acabou de entrar no mercado. As suas metas provavelmente serão mais focadas em seu crescimento, posicionamento e na atração de clientes, certo?

Enquanto isso, outra empresa que já está no mercado há anos terá como meta a fidelização de clientes. Cada uma dessas duas empresas terá gastos de marketing totalmente diferentes.


defina as ações de marketing que quer investirDefina em quais ações de marketing você vai investir

Depois que identificar as metas principais, o gestor de marketing precisa definir quais serão os investimentos de marketing do período. Para isso, siga os seguintes passos:

  1. Identifique as ameaças e oportunidades no mercado e faça um diagnóstico completo da empresa. A Análise SWOT pode te ajudar nessa etapa;
  2. Pense nas ações que você irá implementar para que a empresa alcance suas metas;
  3. Crie um cronograma para implementação dos projetos;
  4. Transforme o cronograma em orçamento.

Veja abaixo alguns exemplos de ações e custos comuns de marketing nos quais muitas empresas investem:

Agência ou prestadores de serviços

É normal precisar terceirizar serviços de marketing, até porque muitas empresas preferem focar somente nas ações de core business. Por isso, leve em conta todos os gastos que seu negócio tiver com agências de publicidade, freelancers e outros parceiros.

Eventos

Não se esqueça de incluir os eventos corporativos no seu orçamento de marketing, sejam eles promocionais ou não. Inaugurações, participações em feiras e exposições, viagens a congressos e confraternizações são alguns exemplos que fazem parte tanto do setor de marketing quanto do de endomarketing.

Marketing Digital

Existem milhares de ações de marketing digital que você pode fazer para promover sua empresa. Devido ao aumento da conexão online, esse tipo de estratégia cresceu cada vez mais. E para completar, segundo pesquisas, campanhas de Inbound marketing custam 62% a menos do que campanhas de marketing tradicionais.

Esses são alguns exemplos de ações de marketing digital que você pode implementar:

Outbound marketing

Aqui, entram os custos de outbound marketing, ou seja, de marketing tradicional. E esse tipo de marketing ainda faz uso de muitos materiais impressos, como cartazes, folders e catálogos. Portanto, contabilize as suas impressões no orçamento.

Além disso, vale lembrar que se você investir em mídia paga offline, todos esses custos também entram nessa categoria. Spots e jingles de rádio, comerciais de TV, anúncios em jornais e revistas são algumas ações que você pode fazer.


faça estimativa de valores para o orçamentoFaça uma estimativa de valores

Chegou a hora de fazer uma estimativa de valores de acordo com as ações nas quais você escolheu investir. Apesar dessa ser uma tarefa trabalhosa que demanda tempo, ela não é impossível. Veja alguns métodos que você pode usar nesse momento:

Verifique referências anteriores

Olhar para o passado é sempre uma boa maneira de inferir o que vem pela frente. Se nos anos anteriores a empresa já gastou com ações similares, então você tem uma referência que pode usar como base!

Basta analisar as métricas de suas campanhas antigas, como o retorno do investimento (ROI), o custo de aquisição de clientes (CAC), as taxas de conversão e outras. Dessa forma, você já vai ter um norte e uma noção do que te espera tanto em relação a custos quanto a retornos financeiros.

Realize cotações

Caso você não tenha tido nenhum gasto similar no seu orçamento de marketing, você pode realizar cotações. Entre em contato com seus fornecedores e prestadores de serviços e solicite uma proposta de valor estimada.

É claro que as cotações não serão precisas. Talvez alguns elementos cruciais das suas campanhas mudem ao longo do tempo, influenciando no orçamento. Ou talvez, novas ideias surjam. Portanto, tenha isso como apenas uma estimativa.

Trabalhe com uma margem de segurança

Quando você projeta uma meta e monta um orçamento para alcançá-la, você raramente consegue acertar o valor exato dos seus gastos. Isso acontece porque os métodos para estimativa de valores são imprecisos.

Então, como garantir que a sua média não vai ficar muito abaixo do que você esperava? A resposta é: trabalhando com uma margem de segurança. É recomendado que você sempre estime um pouco a mais para cada item e ação do orçamento. Dessa maneira, você não corre o risco de ser surpreendido negativamente.

Mas qual a margem ideal? Os especialistas afirmam que 15% a 20% do valor já é um bom número.

Considere a disponibilidade de recursos financeiros

Sua empresa possui rendimentos o suficiente para ter um orçamento com vários zeros? Se a resposta for não, então, procure otimizar os gastos com marketing. E otimizar aqui não significa necessariamente “cortar”, mas sim utilizar todos os meios possíveis para que você não gaste com itens que não são prioridade no momento.

Se você já determinou um valor máximo para gastar em orçamento, distribua seus recursos de forma que você obtenha mais resultados e não desperdice com ações que não vão te levar a lugar algum.

É, o planejamento financeiro de uma empresa é bem importante. E o marketing não pode ficar de fora dessa. Depois de fazer seu orçamento e colocar as ações em prática, não se esqueça de analisar os resultados para otimizar ainda mais os seus custos!

Esse conteúdo te ajudou? Então, leia também:
Como criar um MVP: tudo o que você precisa saber sobre o Produto Mínimo Viável


Referências:

99+ Mind-Blowing Digital Marketing Statistics (2020)

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: