Conheça a Comunicação Integrada de Marketing (CIM) e aprenda como aplicar na prática

comunicação integrada de marketing

Para se manter no mercado e ter um bom relacionamento com os clientes é preciso contar com uma comunicação ampla, certo? Isso mostra a importância de investir em uma Comunicação Integrada de Marketing (CIM).

Integrar ações e canais utilizados é fundamental para manter a consistência da marca. Além disso, é essencial criar uma comunicação constante com seus consumidores – seja por meio das redes sociais, propagandas na TV, email marketing ou outras alternativas.

Entretanto, manter tantos canais diferentes pode fazer com que a empresa perca um pouco a consistência de suas ações. Nesse sentido, a integração de comunicação ajuda você a criar uma mensagem unificada.

Aprenda mais sobre o assunto neste post!


comunicação integrada de marketingO que é a Comunicação Integrada de Marketing (CIM)?

Segundo a Associação Americana de Marketing (AMA, na sigla em inglês), a Comunicação Integrada de Marketing é um processo que garante que todos os pontos de contato com o cliente sejam relevantes e consistentes, independente da etapa da jornada de compras.

Portanto, a comunicação integrada faz com que a sua marca tenha uma voz única, independentemente do canal ou formato da mensagem — além de ter o cliente como foco.

A comunicação integrada é, portanto, o desenvolvimento da capacidade de transmitir mensagens mantendo o mesmo tom. Dessa maneira, todas as informações institucionais, posts em redes sociais, conteúdos em blog, propagandas, anúncios e outros meios devem seguir a mesma linguagem.


comunicação integrada de marketingQuais são os objetivos dessa integração?

A CIM  mantém a qualidade da comunicação e oferece uma experiência agradável para os clientes. Por isso, a identidade da marca precisa estar bem fortalecida para que o tom de voz seja único, afinal estamos falando da “personalidade” da empresa.

Entenda mais sobre os fundamentos da CIM.

Consistência

Essa palavrinha já foi repetida algumas vezes no texto, isso por que ela representa um dos principais objetivos da Comunicação Integrada de Marketing. A consistência significa que todos os canais e meios de comunicação precisam estar alinhados, falando a mesma língua e seguindo no mesmo sentido.

Coerência

A coerência é a harmonia apresentada em todos os pontos de contato e nos diversos canais da empresa. Ter informações exatas, trabalhar em uma linha de diálogo em todos os atendimentos, dentre outras questões são exemplos de como manter a coerência. Portanto, os valores transmitidos devem ser os mesmos, não importa de onde parte as informações.

Continuidade

Um exemplo claro de continuidade é o envio de emails no fluxo de nutrição. Desse modo, as mensagens são criadas para que o lead continue a percorrer a jornada de compras, seguindo até a fidelização. É como uma história com início, meio e fim, em que os emails dão conta de continuar a narrativa.

Complementaridade

Além de consistência, coerência e continuidade, a complementaridade é outro fator determinante na comunicação integrada. Os canais utilizados precisam ser complementares para que a estratégia seja completa.

Um exemplo disso é que o visitante pode visitar uma rede social do seu negócio, depois entra em um blogpost, assina a newsletter para receber seus emails e assim sucessivamente. Ter essa visão de meios de comunicação complementares é o que faz com que a estratégia de marketing tenha sucesso.


comunicação integrada de marketingQuais os benefícios da comunicação integrada para sua estratégia?

Afinal, quais as vantagens de adotar esse tipo de estratégia integrada? Podemos citar diversos benefícios, tanto para a marca quanto para os consumidores. Dito isso, veja o que essa uniformidade pode trazer de benéfico para a sua empresa.

Fortalece a identidade da marca

O branding é uma estratégia bem importante para fortalecer a identidade de uma marca. Nesse sentido, manter a comunicação integrada em todos os pontos de contato é essencial para dar a marca uma personalidade.

As características da empresa precisam mostrar a identidade dela, seus valores e crenças. Dessa forma, manter a comunicação integrada de marketing é o que torna suas ações mais uniformes, atrai e retém mais clientes.

Equipes mais integradas

O discurso de uma marca precisa ser estabelecido para que todos os colaboradores consigam entender aquela empresa. A partir disso, a comunicação integrada também reflete nas equipes, pois elas conseguem executar um trabalho complementar, têm mais eficiência e podem entender a cultura da marca.

Em outras palavras, as equipes são capazes de falar a mesma língua, não importa qual seja o setor ou departamento. Assim, a identidade de marca é seguida e todos saem ganhando.

Maior economia

A economia que a comunicação integrada gera pode ser considerável, uma vez que as conversões podem aumentar e os custos para manter a estratégia de marketing pode ser reduzido.

É possível investir em ações mais direcionadas, ter um atendimento mais eficaz e outros aspectos que ajudam na redução de gastos.


comunicação integrada de marketingComo integrar a comunicação na prática?

Agora que já ficou claro o que é a comunicação integrada de marketing, seus objetivos e benefícios, vamos colocar em prática!

  • Estude o público: entenda a sua buyer persona para saber como iniciar sua comunicação;
  • Planeje suas ações: planeje as estratégias de email, nas redes sociais, canais de atendimento e outras campanhas antes de tomar qualquer ação;
  • Explore os canais de comunicação certos: lembre-se de explorar os canais de comunicação que são utilizados pelos clientes em potencial. De nada adianta criar uma Company Page no LinkedIn se seu público não utiliza essa rede, certo?
  • Crie a abordagem perfeita: um bom storytelling desperta o interesse do público e gera mais engajamento. Por isso, aproveite os conteúdos produzidos para mostrar aos leads e clientes tudo sobre cada produto oferecido.

A comunicação integrada de marketing dá aos clientes experiências cada vez melhores — o que é essencial para a fidelização. Com uma plataforma de automação de marketing, por exemplo, é possível conectar as ações entre equipes de marketing e vendas, ter mais controle sobre as ações e acompanhar todos os resultados.

Por fim, que tal conhecer a Dinamize Automation e aumentar seus resultados?

Saiba tudo sobre marketing digital e automação:



Mayara Mira

Jornalista, especialista em Marketing Digital e apaixonada por escrita e produção de conteúdo. Acredita que a vida é bem melhor com trilha sonora e tem playlists para todos os momentos da vida.

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: