Design responsivo: porque ele é essencial para o seu site

Por Capa, Dicas, Marketing Digital, Tecnologia

design responsivoNão é novidade para ninguém que o uso de smartphones disparou nas últimas décadas. De acordo com dados do Google, as pesquisas no buscador através do mobile finalmente superaram as pesquisas feitas por desktop. Isso pode significar grandes mudanças no marketing digital.

Mesmo assim, nem todos os sites tem um design mobile-friendly, o que pode afetar drasticamente as vendas e as oportunidades de negócios das empresas. Cada vez mais, as pessoas prezam por uma experiência de usuário simples e de mais qualidade.

Se você quer melhorar o desempenho do seu site e os resultados do seu negócio, é essencial saber o que é design responsivo e porque ele é importante.

A seguir, vamos discutir sobre:

  • O que é design responsivo?
  • Qual a diferença entre design responsivo e design móvel?
  • Quais as características de um site responsivo?
  • Os principais benefícios de um site com design responsivo.

Continue lendo para descobrir mais!


design responsivo o que eO que é design responsivo?

Um site com design responsivo pode ser acessado por qualquer tipo de dispositivo, ou seja, seu conteúdo e seu layout se adaptam ao formato de cada mídia. Isso inclui notebooks, smartphones, tablets, computadores e outros.

Seria inviável para qualquer designer UX criar diferentes sites para cada tipo de dispositivo. Por isso, é mais fácil desenvolver um design responsivo, que seja compatível com todos. Isso é extremamente importante hoje em dia, já que a maior parte das pessoas passa mais tempo no mobile do que no computador.

O design responsivo agrega valor ao conceito de experiência do usuário. Afinal, não é chato você entrar em um site que fica todo distorcido no dispositivo móvel e cujas imagens nem carregam direito?Isso faz qualquer pessoa fechar o site na mesma hora.


design responsivoQual a diferença entre design responsivo e design móvel?

Existem dois métodos para criar sites móveis: o design responsivo e o design móvel. O primeiro exige que você tenha apenas um site codificado com uma interface que responda a qualquer tipo de dispositivo.

Um modelo móvel, entretanto, é uma interface totalmente separada, construída para um site específico. Assim, é preciso até mesmo ter um subdomínio para esse modelo (por exemplo, m.facebook.com). Com esse método, você conta com dois sites: um mobile e outro desktop. Isso pode causar alguns problemas.

O design responsivo tem sido o modelo mais popular até hoje, escolhido por centenas de empresas. Ele funciona perfeitamente bem para dispositivos móveis.

Leia também: Qual o efeito da escolha da hospedagem no tráfego do seu site?


caracterisicas design responsivoQuais as características de um site responsivo?

design responsivo

Sites responsivos devem possuir as seguintes características:

  1. Media Queries: através de media queries, os desenvolvedores conseguem alterar um site com base nas características físicas do dispositivo do usuário;
  2. Grids Fluídos: um site com grids flexíveis consegue reorganizar suas colunas automaticamente para se encaixar com o tamanho da tela e da janela, independente do número de polegadas do eletrônico;
  3. Layouts Fluídos: essa funcionalidade permite que as equipes de design criem layouts capazes de se adaptar a qualquer mídia.

design responsivo beneficiosOs principais benefícios de um site com design responsivo

Agora que você já entendeu o que é o design responsivo, deve estar se perguntando: mas que vantagens esse método vai trazer para o meu site? Por que devo investir nele?

Para começar, mais de 80% de todo o tráfego da Internet é feito através de smartphones, ou seja, o mobile first já é realidade. Assim, uma página que não adapta seus elementos visuais e textuais a cada tipo de dispositivo móvel está se encaminhando para um futuro de altas taxas de rejeição.

Além desses, existem vários benefícios em usar o design responsivo, e nós vamos ver alguns deles abaixo:


1. SEO melhorado

Ter um design responsivo é um dos principais fatores de rankeamento do Google. Se o seu site não se adapta a diferentes aparelhos, você provavelmente não terá destaque entre as primeiras páginas do buscador. Portanto, sua empresa será muito prejudicada.

Sites com elementos que são facilmente encontrados, clicados e adaptados são prioridade para o Google. Além disso, o buscador também gosta de páginas que possuem uma mesma estrutura de HTML e CSS, o que são características próprias do design responsivo.


2. Experiência do usuário mais positiva

A experiência do usuário diz respeito à como as pessoas se sentem ao navegar o seu website, aplicativo ou outro canal online. Para uma experiência positiva, é necessário ter não somente uma página eficiente, mas também que seja fácil e rápida de navegar.

Assim, um site responsivo oferece experiências mais positivas aos seus usuários. Segundo dados da Kissmetrics, 25% dos visitantes abandonam uma página se ela demorar mais de 4 segundos para carregar.

É bem provável que eles desistam do seu site e se dirijam ao concorrente. E você não quer isso, certo?

Leia também: Quais elementos de conversão devem estar presentes na página de um site?


3. Gestão facilitada

Com um design responsivo, você economiza tempo e dinheiro, gerenciando seu site de maneira simples. Pense que toda a vez que você tiver que fazer uma atualização, você precisará fazê-la apenas uma vez, pois ela será replicada em todos os dispositivos em que o site foi acessado.

Portanto, você não precisará investir rios de dinheiro para atualizar todas as versões do seu site e nem executar mudanças e ajustes diversas vezes.


4. Atrai visitantes através das redes sociais

Todo mundo sabe que a maior parte das pessoas acessam as redes sociais pelo celular. O próprio Instagram, por exemplo, possui uma interface muito mais completa e fácil de mexer através de seu app para smartphones, e o mesmo não pode ser dito de sua versão desktop.

Você já considerou que, se alguém que segue você nas redes sociais clica no link do site que compartilhou por ali, essa pessoa provavelmente está usando mobile? E que, se o seu site não for responsivo, você perderá inúmeros visitantes provenientes desses canais?

Pois é! Então vale a pena considerar que uma boa parte do seu público virá das redes sociais e que é bom você estar preparado para isso com um layout compatível.

Gostou desse conteúdo? Então, leia também:
Como montar o layout do email marketing


Referências:

A importância do design responsivo
Google search traffic: mobile passes desktop – Business Insider
80% do tráfego de internet no fim de 2019 teve origem em dispositivos móveis – Canaltech
How Loading Time Affects Your Bottom Line

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!