Vantagens da automação de marketing para pequenas empresas

automação de marketing para pequenas empresas

Muitas empresas ainda consideram o investimento em marketing dispensável. Enquanto o negócio ainda não está tão estabelecido e os lucros ainda não são como o desejado, gastar com isso não fica entre as prioridades, não é mesmo? No entanto, saiba que hoje o consumidor quer muito mais que apenas comprar um produto. Os clientes querem ter boas experiências, não importa o tamanho do negócio. Nesse sentido, a automação de marketing para pequenas empresas entra em cena para otimizar ações e campanhas digitais.

O uso de softwares para automatizar ações tem uma série de benefícios, como maior controle sobre processos, agendar publicações, trabalhar com escalabilidade e muitas outras vantagens.

A seguir, conheça mais benefícios de implementar a automação de marketing para pequenas empresas.


automação de marketing para pequenas empresasQualifica o relacionamento com os leads

Os softwares são uma mão na roda quando se trata de melhorias no relacionamentos com os leads e clientes. O processo de automação contribui diversos aspectos, como a definição de assuntos para criação de conteúdos interessantes para o público, a segmentação certa, envio de materiais personalizados e outras formas de nutrição.

As campanhas de e-mail marketing são otimizadas com a automação. Dessa maneira, a nutrição e qualificação de leads é mais produtiva e auxilia para o avanço na jornada do cliente.

O relacionamento personalizado é essencial para que a comunicação seja efetiva para conquiste de vez o lead e, com isso, gerar novas vendas. Como consequência, a empresa fica mais próxima de fidelizar consumidores e aumentar o número de fãs e promotores da marca.

Saiba como usar a nutrição de leads para gerar novas vendas

Baixe o ebook Nutrição de Leads


automação de marketing para pequenas empresasOtimiza os custos da estratégia de marketing

Com toda certeza essa é uma das vantagens que mais chamam atenção das pequenas empresas. Provavelmente o orçamento ainda é apertado e é preciso desenvolver técnicas para aproveitar ao máximo os investimentos.

Diante desse contexto, poder otimizar o orçamento e reduzir custos fazem os olhos dos empreendedores brilharem. A questão é que a automação de marketing faz o serviço que seria delegado para algumas pessoas, substituindo a mão de obra e diminuindo a equipe necessária.

Ao investir em automação, as pequenas empresas têm facilidade em desenvolver processos com mais facilidade e agilidade, o que garante um custo-benefício interessante. Com gastos reduzidos e mais efetividade é possível ter resultados mais expressivos nas campanhas de marketing — com o benefício de aumentar os lucros e reduzir os custos.


automação de marketing para pequenas empresasSegmenta os públicos conforme suas necessidades

Segmentar é dividir o público em pequenos grupos que tenham características em comum. Pode ser a localização geográfica, aspectos demográficos (como por exemplo idade, gênero, renda), interesses e outros pontos que você julgar importante para a segmentação.

Essas informações é que serão usadas no software de automação para separar esses pequenos grupos e permite o envio de conteúdos personalizados. A divisão é muito mais dinâmica e segmenta as ofertas conforme as etapas do funil de vendas e o lead tracking, que mostra o comportamento dos leads e o histórico de navegação, por exemplo.

A jornada do visitante e os pontos de contato com a empresa são essenciais para que a ferramenta de automação possa apontar caminhos viáveis. Com isso, o tempo de conversão tende a diminuir, bem como o período para fechar a venda.

Guia completo da Segmentação de Contatos

Diferentes formas de segmentar seu público.


automação de marketing para pequenas empresasAumenta o engajamento de seus leads

Mais uma vez vamos bater na tecla da personalização, afinal esse é um dos principais benefícios entregues pela automação de marketing nas pequenas empresas.

A automação é muito utilizada para a criação de workflows, em que as tarefas são feitas uma após a outra sem a necessidade de ações manuais. Dessa forma, é possível programar disparos de e-mail, agendamento de publicação em redes sociais, chatbots e outros processos.

As ferramentas são muito utilizadas na estratégia de Inbound marketing, pois ajudam a estruturar a comunicação e automatizar a gestão de leads. Portanto, a automação é usada para ter o mínimo de intervenção humana. Mas, por outro lado, possa gerar mais engajamento através dos processos de nutrição e qualificação.


automação de marketing para pequenas empresasIntegra os profissionais de marketing e vendas

Imagine se atividades simples do dia a dia como o envio de e-mails tivesse que ser feito de forma manual, centenas ou talvez milhares de mensagens sendo encaminhadas…

Isso tomaria um tempo expressivo das equipes de marketing e vendas.

Porém, o sistema de automação permite que os profissionais realizem um trabalho mais preciso e em um tempo muito menor — e isso é compensado pela alta produtividade e escalabilidade. Portanto, o funil de vendas é otimizado com base nas informações obtidas, segmentação da base de contatos e abordagens mais direcionadas.

O resultado é que os profissionais de marketing e vendas ficam mais alinhados e conseguem ter um entendimento maior sobre os leads. Portanto, todos os dados ficam disponíveis no sistema e podem ser acessados facilmente pelas equipes. Assim, o time consegue acompanhar os leads desde o primeiro contato.


automação de marketing para pequenas empresasGera mais leads e vendas

Quando falamos da maximização dos resultados, saiba que isso está relacionado, obviamente, com a geração de leads e de vendas. A automação está ligada com o aumento do retorno financeiro, como a redução do CAC (custo de aquisição de clientes).

De modo geral, as ferramentas são capazes de reduzir os esforços da equipe e mesmo assim entregar ótimos resultados. Essa é uma combinação e tanto, pois crescem as conversões, as vendas aumentam e a lucratividade é superior — enquanto o investimento em software permite que o ROI (Retorno Sobre Investimento) seja positivo.

A automação também auxilia na redução do ciclo de vendas. Quando o time comercial fica muito tempo em contato com um lead, o processo se torna menos produtivo. Dessa forma, a ferramenta indica o lead scoring e aponta quais leads estão realmente preparados para abordagem, o que aumenta o volume de conversões.

Por todos esses pontos citados, a automação de marketing para pequenas empresas continua sendo uma opção totalmente válida. O investimento nesse tipo de ferramenta é rapidamente recompensado quando se percebe o crescimento de resultados e na produtividade da equipe, gerando impactos efetivos no negócio.

Cadastre-se na nossa plataforma Dinamize Automation e veja como a ferramenta ajuda na ampliação de resultados e crescimento do seu negócio!

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!

Mayara Mira

Jornalista, especialista em Marketing Digital e apaixonada por escrita e produção de conteúdo. Acredita que a vida é bem melhor com trilha sonora e tem playlists para todos os momentos da vida.

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: