Por que meu email chegou na aba de promoções do Gmail?

Tamiris AriasAtualizações Dinamize Automation, Automação de Marketing, Capa, Dicas, Dicas do Dinamize Mail, Email Marketing, Marketing Digital

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Uma nova coleção chegou na sua loja e você está louco para mostrar para seus clientes, certo? Então, você monta um e-mail com mostruário, links para o ecommerce e tudo que tem direito.

Sua mensagem está lindona, pronta para fazer com que suas vendas cresçam e tcharã: seu e-mail foi parar nas “promoções” do Gmail!

Como funciona a aba de promoções do Google?

Quando um novo email chega no provedor do Google, ele realiza uma série de verificações no conteúdo da mensagem. De acordo com as informações identificadas, ele irá associar a mensagem a uma das abas: Principal, Social, Atualizações, Fóruns ou Promoções. O Gmail criou essas subcategorias com o objetivo de auxiliar os usuários com a organização da caixa de entrada.

Segundo a Return Path, 68,4% do conteúdo vai diretamente para a aba Promoção. Enquanto isso, somente 2,41% vai para a aba Principal do provedor.

Porém, a taxa de abertura da aba de promoções não é muito inferior à taxa de abertura na aba Principal. No último levantamento, a taxa de abertura da aba Promoções estava em 19,2%, ou seja, 2,8% a menos que a abertura na aba Principal.

Como evitar cair na caixa de promoções

Primeiro de tudo, por mais que você tente burlar inicialmente o algoritmo do Google, com o passar do tempo, eles irão atualizar as verificações de segurança. Ou seja, você acabará caindo nesse filtro novamente em algum momento, caso envie conteúdo promocional.

No gráfico abaixo, você pode ver que o índice de acertos do Gmail, quanto à classificação das mensagens enviadas, ultrapassa os 90%:

Além disso, a aba Promoção é considerada parte da Caixa de Entrada do Gmail. Isso quer dizer que o seu email não está sendo considerado spam e sim, um conteúdo de interesse do usuário, porém promocional. Com essa informação em mente, veja abaixo os principais cuidados que você precisa ter para evitar ter essa classificação.


ARE YOU READY
?

1. Autenticações corretas e validadas

Tenha as configurações de SPF, DKIM e DMARC validadas corretamente. Essas configurações fazem com que as mensagens enviadas pelo seu remetente sejam consideradas confiáveis pelo Google.

A importância do SPF, CNAME e DKIM na entrega de seus emails

Google Postmaster Tools – Saiba como melhorar seus resultados no Gmail

DMARC – Saiba porque é importante configurar

2. Evite palavras comuns em anúncios de promoções

Cuidado com as palavras que você utiliza no assunto e corpo do seu e-mail. Como já vimos aqui no blog, algumas palavras não são bem vistas pelos provedores, especialmente pelo Google. Evite expressões comuns em conteúdos promocionais, como “compre”, “venda”, “R$” ou outras, elas podem levar você diretamente para aba de promoções.


3. A classificação do seu domínio no momento do registro

Quando você criou e registrou o seu site, ele foi classificado de acordo com o conteúdo que é publicado nele. Se categoria de seu site estiver mapeada como “Shopping”, por exemplo, existe grande chances de seu conteúdo já ir diretamente para a aba promoções, por já estar pré-definido que o conteúdo enviado será promocional.

Veja como consultar a categoria de seu site:

Acesse este link;

Informe a URL do site que você utiliza para realizar os envios de email;

Depois disso, você saberá qual a classificação do seu domínio.


4. Muitas imagens no email

Um erro comum na criação do email é produzir todo o conteúdo através de imagens, sem utilizar texto. Mesmo que em seu email tenha texto dentro da imagem, o provedor não conseguirá ler o conteúdo que está dentro da mensagem.

Quando um conteúdo é composto apenas por imagens, o provedor não consegue analisar o tipo de conteúdo produzido, o que pode fazer com que sua mensagem seja classificada de forma equivocada. Portanto, não esqueça de incluir texto no email marketing, considerando sempre que um envio 50% texto e 50% imagem aumenta suas chances de entrega.


5. Muitos links diferentes em sua mensagem

Não inclua muitos links na sua mensagem. Um ou dois links diferentes no máximo.


6. Muitas tags HTML e CSS diferentes

Entenda o seu público. Raramente um e-mail é movido da aba Promoções para a caixa de entrada principal. Portanto, enviar o conteúdo relevante para o seu remetente fará com que ele mova a sua mensagem dessa categoria de promoções para a aba Principal.


7. Segmente seus contatos

Entenda o seu público. Raramente um e-mail é movido da aba Promoções para a caixa de entrada principal. Portanto, enviar o conteúdo relevante para o seu remetente fará com que ele mova a sua mensagem dessa categoria de promoções para a aba Principal.

Conheça nosso Guia completo da Segmentação de Contatos


8. Evite conteúdo promocional em seus envios transacionais

Se você realiza envios transacionais e também promocionais, o ideal é possuir um remetente/domínio para cada ação para evitar ser classificado de forma errônea.

Aproximadamente 20% dos emails podem não chegar na caixa de entrada, isso é um grande impacto para quem luta para melhorar suas taxas de abertura. Por isso, recomendamos a leitura do texto: Entregabilidade de Email Marketing – Tudo o que você precisa saber.

Para quem não interage com você há muito tempo, realize ações específicas, buscando mobilizar novamente esse público. Veja as principais ações de reengajamento para uma base de contatos inativa.

Referências:

Return Path – Benchmark 2019


Escrito por: Caroline Gomes
Revisado por: Eduardo Brum
Diagramado por: Tamiris Arias